Entenda o que é o sal mineral

O sal mineral é uma mistura do sal comum com minerais e nutrientes importantes para o funcionamento de mecanismos do corpo de animais, como o ganho de peso. Entretanto, seu uso gera impactos ambientais significativos.

Alguns dos principais minerais que estão presentes no sal mineral são:

  • Cálcio: componente para estrutura dos ossos e atua na contração muscular;
  • Magnésio: atua como catalisador no metabolismo de carboidratos e lipídeos;
  • Zinco: tem papel importante nos processos de multiplicação celular;
  • Fósforo: também participa na estrutura óssea e é importante para a saúde dos bovinos;
  • Potássio: importante para a bomba de sódio potássio e na contração muscular;
  • Sódio: além de atuar na bomba de sódio e potássio, também é essencial para a pressão osmótica;
  • Ferro: responsável pelo transporte de oxigênio no sangue;
  • Cobre: importante para a formação de hemoglobina, funcionamento enzimático e saúde óssea, além de ajudar no funcionamento do sistema nervoso central e da musculatura do coração;
  • Iodo: responsável pela regulação do metabolismo energético.

Além destes, outros minerais têm papel crucial no desenvolvimento saudável dos animais e, por isso, são adicionados no sal mineral, como o enxofre, manganês, flúor, cromo, cobalto, níquel, vanádio e silício.

Para que serve o sal mineral?

O sal mineral é usado para repor minerais dos quais os animais sofrem carência. De acordo com o Prodap, grande parte dos bovinos no Brasil sofrem de deficiência dos minerais necessários para uma boa formação.

Dessa forma, o sal mineral entra como um mediador para que a saúde e peso do animal alcancem o desempenho esperado. Por isso, é necessário seu complemento e controle de consumo nos pastos.

Qual a diferença entre sal comum e sal mineral?

O sal comum, também conhecido como sal de cozinha, é composto por cloreto de sódio (NaCl), servindo para a manutenção da bomba sódio potássio, um mecanismo importante para a contração muscular e impulsos nervosos. 

Por outro lado, o sal mineral é a mistura de minerais com o sal comum, como já dito anteriormente. Dessa forma, sua composição é ampla e serve para o cumprimento de várias funções no organismo, não só da bomba sódio potássio.

Onde se encontra sal mineral?

Por se tratar de uma mistura feita artificialmente, não encontramos sal mineral na natureza. Porém, podemos encontrar o sal comum por meio da evaporação da água do mar e de processos físico-químicos para seu tratamento. Em relação aos minerais, é possível extraí-los de rochas onde se originam.

Em geral, encontramos o sal mineral para vender em lojas, ou a venda de sais minerais separadamente, para mistura.

Pode usar sal mineral na cozinha?

O sal mineral só deve ser consumido por animais, uma vez que é feito apenas para esse uso. O consumo desse sal por humanos pode acarretar em alguns problemas na saúde do indivíduo, já que a qualidade desse sal é inferior aos parâmetros estabelecidos para consumo humano. Além disso, o excesso de minerais no organismo pode ter efeitos colaterais, como:

  • Diarreia;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Cabelos e unhas frágeis;
  • Perturbações gastrointestinais.

Impactos ambientais

Um estudo mostrou que a produção de sal mineral em grandes quantidades  pode acarretar em alguns problemas ambientais devido, principalmente, à pecuária de bovinos de corte semi-intensiva e intensiva.

Segundo a pesquisa, o processo produtivo desse sal foi o principal contribuinte para a acidificação, eutrofização e mudanças climáticas, devido ao lançamento de gases poluentes da atmosfera, como o nitrogênio, por meio do transporte de insumos para a fabricação do sal.

No entanto, também são dadas algumas dicas de como diminuir esses impactos, como o plantio de leguminosas junto à pastagem para aumentar a fixação biológica de nitrogênio.

Carolina Hisatomi

Graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e protetora de abelhas nas horas vagas.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais