Origami: o que é, origens e aplicações

O origami é a arte de dobrar papel.  O termo deriva do japonês e junta as palavras “ori”, que significa “dobrar”, e “kami”, que é traduzido como “papel”. A técnica tradicional consiste em dobrar uma única folha de papel, quadrada, em uma escultura, sem fazer cortes ou colar o material. As principais formas encontradas nessa arte são animais, objetos, barcos e caixas.

As possibilidades para este tipo de técnica artística são várias e depende da criatividade e das habilidades de cada pessoa. Entretanto, para além do simples objetivo de criar algo bonito, o origami também está atrelado a ciência, principalmente a matemática. Bem como é importante para a reutilização de papéis e outros materiais recicláveis e reutilizáveis.

Como fazer caixinhas de papel de origami

Qual é a origem do origami?

A primeira vez que alguém fez um origami foi por volta de 105 d.C, o papel dobrável, específico para essa técnica, só veio a ser criado alguns séculos depois. Por volta de 900 d.C, surgiu o papel de ouro yuanbao, que era uma decoração comum de funerais na China Antiga. 

Para que essas cerimônias ocorressem, o papel de ouro, ou amarelado, era dobrado meticulosamente. No final, obtinham-se ornamentos artesanais com o intuito de serem jogados no fogo ao fim da cerimônia, quase como uma oferenda. Apesar de ter se popularizado apenas no Japão, o origami ainda é praticado popularmente, até os dias de hoje na China.

Japão

O papel foi introduzido no Japão no século seis, ao mesmo tempo em que a prática de dobrar papel começou a ser usada em rituais Shinto e em cerimoniais. Entretanto, foi apenas no período Edo (1603-1868) que o passou a ser visto como uma atividade rotineira e uma forma de arte.

No caso da técnica de japonesa, os formatos criados com o papel eram mais focados em flores, pássaros e outras esculturas relacionadas à natureza. Isso permaneceu com o passar do tempo, porém, uma diferença entre a arte tradicional e a atual é que antes os artistas podiam cortar as pontas dos papéis, para melhorar as formas. Nas técnicas mais recentes o uso de cortes não é praticado frequentemente, e as pessoas optam por usar dobras de papel para deixá-lo com o formato desejado. 

Europa

As origens do origami na europa estão relacionadas a dobradura de panos e papéis toalha, prática popularizada no século XVII. Assim como a técnica japonesa, a dobradura de panos consistia em diferentes maneiras de criar formas figurativas com esse material, o dobrando até conseguir o resultado desejado. 

Com o tempo, a dobradura de panos e papéis toalha deixou de ser algo praticado apenas em restaurantes, e começou a ser incorporado no ensino básico de escolas alemãs. Introduzida pelo pedagogo alemão, Friedrich Fröbel, a prática era apenas uma das diversas atividades manuais defendidas pelo seu método de ensino. Isso fez com que as crianças se tornassem familiarizadas com as dobraduras e tivessem mais facilidade de aprender o origami.

Quais os materiais usados para fazer origami?

O origami usa técnicas de dobragem para a construção de suas formas, diferente do kirigami, em que o papel pode ser cortado. A maioria dos projetos são uma combinação de várias técnicas básicas, como dobras de montanha, dobras invertidas, dobras de pião, dobras de abóbora e dobras de pétalas.

O material usado para a criação de origami é o papel de origami, produzido com o objetivo de ser mais fino e maleável. Eles também costumam ser coloridos apenas de um lado, porém existem variedades que com cores em ambas as partes. 

Origami na moda

A prática do origami não fica reservada apenas a belas esculturas de pássaros ou barcos, na verdade ela também pode ser achada na moda. O estilista japonês Issey Miyake criou uma das coleções de origami mais famosas do mundo. O conceito de seu trabalho focava em roupas geométricas, tridimensionais em sua estrutura.

Foram usados cálculos matemáticos, tecnologia e tradições japonesas para a criação das peças. Através da aplicação da dobradura, é possível garantir que não haja muito desperdício de tecido, já que não há tanta necessidade de cortar e costurar as peças. 

Outros artistas da moda também se dedicaram a transformar o origami em um meio de produzir roupas. Como a estilista Jule Waibel, que em 2014 lançou sua coleção de vestidos de origami usando apenas papel à prova d’água e resistente a rasgos. 

Designer cria caixa de ovos alternativa a partir de técnica de origami

Origami e matemática

Pode parecer estranho, mas a arte de dobrar papel tem tudo a ver com a matemática. Os praticantes de origami Akira Yoshikazu e Kosho Uchiyama foram pioneiros na área por inventaram técnicas como o “método de dobragem por via úmida” e “método de diagramação”. que se baseiam em cálculos matemáticos. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais