Imagem editada e redimensionada de Mattis disponível no Wikimedia sob a licença CC BY-SA 4.0
Longan (Dimocarpus longan) é uma fruta da família Sapindaceae nativa da Ásia, mas que foi introduzida em outros locais de clima quente. Similar à lichia, essa fruta possui uma polpa esbranquiçada, com uma única semente no meio e uma casca rígida amarelada.
Do cantonês “longan”, que pode ser traduzido para “olho-de-dragão”, a fruta recebe esse nome devido à sua aparência, uma vez que descascada assemelha-se a um globo ocular.
A fruta é cultivada principalmente no norte da Tailândia, Vietnã, Taiwan e China e pode ser encontrada em mercados asiáticos. Ela é vendida fresca, enlatada e seca, e pode trazer benefícios à saúde devido ao seu conteúdo nutricional.
A medicina tradicional chinesa, por exemplo, usa ambas a longan e suas sementes no tratamento de diversas condições. E, embora essas propriedades não possuam comprovação científica, os nutrientes presentes na fruta são essenciais para manter a saúde e bem-estar.
Cerca de 100 gramas de longan possuem:
Assim como a maioria das frutas, a longan é rica em vitamina C, sendo essa uma das razões pelas quais a fruta é tão vital numa dieta saudável. O seu conteúdo na vitamina significa que ela também pode, possivelmente, oferecer os seguintes benefícios à saúde:
A vitamina C é uma vitamina conhecida por sua ação no sistema imunológico. Diversas partes do sistema imunológico precisam de vitamina C para funcionar corretamente.
A vitamina C está envolvida na produção de glóbulos brancos, na cicatrização de feridas e na redução da inflamação. Sendo assim, o consumo da longan pode ajudar a fortalecer as defesas naturais do corpo e aumentar a imunidade geral.
A longan é uma fruta rica em antioxidantes, incluindo polifenóis e flavonoides, que ajudam a combater os radicais livres e o estresse oxidativo no corpo. Esses compostos podem ajudar a prevenir danos celulares e proteger contra doenças crônicas, combatendo a inflamação e fortalecendo o sistema imunológico natural do corpo.
O potássio presente na longan é um ótimo aliado no controle da pressão arterial. Os humanos antigos consumiam cerca de 16 vezes mais potássio do que sódio, mas hoje, em alguns países, como nos Estados Unidos, consome-se duas vezes mais sódio do que potássio.
Alguns especialistas acreditam que esse desequilíbrio seja um dos motivos pelos quais tantas pessoas têm pressão alta. Portanto, como a pressão arterial elevada é um fator de risco para AVC, pessoas com uma dieta adequada de potássio apresentam menor risco de AVC.
A fruta longan é um alimento rico em carboidratos. Assim, pessoas com histórico de diabetes ou que controlam seus níveis de açúcar no sangue devem consumi-la com moderação para evitar o consumo excessivo de carboidratos, que pode resultar em picos indesejados de açúcar no sangue.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais