Fogão solar: o que é, como funciona e vantagens

Um fogão solar é um dispositivo que aproveita a luz do sol para cozinhar, fritar e assar alimentos. Existem muitos estilos diferentes de fogão solar, mas todos eles têm como característica comum a ausência de consumo de combustíveis fósseis. Logo, utilizando apenas a energia solar para fazer alimentos.

O fogão solar, por muito tempo, foi considerado lento demais e uma opção inviável para cozinhar alimentos em casa. No entanto, os avanços tecnológicos nos materiais que compõem os novos fogões solares reduziram significativamente o tempo necessário para preparar alimentos. Esse fator, aliado à vantagem de ser sustentável, torna o forno solar um produto capaz de competir comercialmente com fornos convencionais.

Abajur solar retrô pode redecorar seu ambiente

Tipos de fogão

Existem três tipos de fogão solar: tipo painel, tipo caixa e tipo parabólico.

  • Caixa: mais comum e barato, esse tipo de fogão é feito, na maioria das vezes, em uma caixa de madeira. Seu revestimento interno de um material isolante, coberto com vidro ou plástico e um refletor de alumínio.
  • Painel: feito a partir de um painel plano que reflete e concentra a luz solar para cozinhar e aquecer. Similar ao fogão caixa, ele incorpora os seus mesmos elementos, porém não contém a caixa.
  • Parabólico: já o fogão parabólico é feito em uma estrutura curva, como uma antena parabólica – daí vem seu nome. Pode cozinhar mais rápido e atingir temperaturas maiores por conta de sua curvatura.

Por que o fogão solar é uma alternativa sustentável

O fogão solar não exige o uso de botijão de gás, energia elétrica ou lenha para funcionar. Isso significa que ele evita a queima de combustíveis fósseis derivados de petróleo. Além de reduzir a emissão de gases do efeito estufa, liberados pela queima de lenha. Em algumas regiões do mundo, sobretudo em países do continente africano, a lenha é a maior responsável pela energia consumida na preparação de alimentos.

Nesses locais, o fogão solar poderia trazer resultados ainda mais benéficos, uma vez que o sol é constante. Além disso, a utilização da energia solar dispensa o uso de lenha. O aparelho é feito a partir de materiais de baixo custo, podendo até mesmo ser construído em casa.

 Outra vantagem é que ele também é capaz de esterilizar a água. Desta forma, matando todos os microorganismos que causam doenças, a uma temperatura de 65 graus.

O funcionamento do fogão solar depende, evidentemente, das condições climáticas. Em países tropicais como o Brasil, é uma excelente opção para ter em casa. Uma vez que o clima quase sempre permite a eficácia do aparelho. O fogão solar é 100% ecológico e ainda permite que comunidades de baixa renda, sem acesso à água potável, fervam e possam consumir a água não tratada.

Outra vantagem dos fogões solares é que esses aparelhos podem melhorar a nutrição dos alimentos. O gás normalmente utilizado nas residências irrita os pulmões e os olhos, o que não acontece no caso do fogão solar. Além disso, os fogões solares têm temperaturas de cozimento moderadas que preservam os nutrientes.

Como funciona o fogão solar

O cozimento é realizado com a ajuda dos raios ultravioleta, ou seja, a radiação solar. Um fogão solar absorve os raios ultravioleta e os transforma em raios infravermelhos. Os fogões solares são projetados de forma que a radiação infravermelha não escape.

Além disso, a radiação infravermelha tem a energia certa para fazer vibrar vigorosamente a água e outras partículas de alimentos. Essa vibração é responsável pelo aquecimento dos alimentos. Um fogão solar eficiente reteria o calor solar para máxima eficiência de cozimento.

Existem três partes principais dos fogões solares. Esses componentes são absorção, concentração e retenção. A consistência é mais frequentemente executada pelos painéis reflexivos que garantem que os raios UV se concentrem em um determinado ponto. A maioria dos fogões solares é projetada com painéis refletores para acelerar o acúmulo de calor.

Os painéis interiores geralmente absorvem a energia solar. Por outro lado, o princípio de retenção é executado, garantindo que o fogão solar seja isolado de maneira adequada. Em outras palavras, um fogão solar deve ser capaz de extrair o calor a fim de acumulá-lo para aquecer os alimentos.

Adolescente americana cria purificador de água que funciona a base de luz solar

Quais são as vantagens do uso de fogão solar?

Não requer supervisão frequente

Alimentos em processo de cozimento nos fogões solares podem ser deixados sem vigilância por horas enquanto outras atividades são realizadas.

É uma opção compacta e, muitas vezes, portátil

Um fogão solar costuma ser menor do que um fogão convencional. Podendo ser transportado para qualquer lugar e sendo muito mais fácil de limpar. Além disso, ele dispensa eventuais custos de manutenção.

Os fogões solares são antifogo

As propriedades antifogo do fogão solar não só tornam o aparelho mais seguro para uso do que os fornos tradicionais, como também são benéficas ao meio ambiente.

Experiência: como fazer um fogão solar simples

Já existem modelos desse fogão disponíveis para comercialização no mercado, especialmente em lojas estrangeiras. Caso você esteja pensando em adquirir um, mas ainda tem dúvidas, faça esta experiência rápida e simples. Para entender melhor como funciona o aparelho.

Acompanhe o passo a passo neste vídeo (em inglês) para a confecção do seu próprio fogão solar portátil, do canal GearUp no YouTube. Você precisará de:

  • Caixa de papelão
  • Cola
  • Tesoura
  • Papel-alumínio
  • Tampa de vidro ou espelho
  • Isopor
  • Pedaço de papel ou papelão preto para reter o calor
  • Luz do sol
Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais