Flor-de-lótus: significado, usos e benefícios

Flor-de-lótus é uma planta utilizada na medicina e culinária tradicional asiática. Raramente cultivada, ela não é encontrada em abundância em outros lugares além da Ásia, sendo rara no Brasil. Ela nasce em meio à lama a partir de seu rizoma. O lótus tem o título de flor nacional da Índia que significa pureza nas tradições budistas e hindus.

É uma planta aquática de nome científico Nelumbo nucifera, conhecida popularmente como lótus, lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia. Ela possui usos medicinais e representa a beleza divina. Mas, em algumas pessoas, a planta causa repulsa. Entenda o por quê a seguir.

Qual é o significado da flor-de-lótus?

Quem já teve a oportunidade de ver uma flor-de-lótus provavelmente se impressionou com sua beleza emergindo dos lugares lamacentos em que habita.

Por causa disso, a flor-de-lótus representa a pureza espiritual e beleza nas religiões budista e hinduísta. Já para os antigos egípcios, o significado da flor-de-lótus fazia referência ao Sol. Isso porque a planta fecha suas flores e afunda na água durante a noite e, depois de três dias, floresce lentamente pela manhã até o meio da tarde.

Portanto, pode-se supor que o significado da flor-de-lótus é diferente entre as culturas, embora, de fato, elas compartilhem algumas semelhanças.

No Budismo, a flor-de-lótus é representada com oito pétalas, simbolizando as oito práticas do Nobre Caminho Óctuplo. Além disso, é importante ressaltar que as cores da flor-de-lótus branca, rosa, azul e vermelha possuem sentidos distintos.

  • Azul: a flor-de-lótus azul é um símbolo de vitória do espírito acima de todos os sentidos, inteligência, conhecimento e sabedoria.
  • Vermelha: a flor-de-lótus vermelha significa compaixão, simpatia, amor altruísta, coração, paixão e generosidade.
  • Rosa: o símbolo budista, a flor-de-lótus rosa significa pureza e beleza.
  • Branca: a cor branca da flor-de-lótus também remete à pureza, mas é associada à graciosidade, fertilidade e fé.

No yoga, a posição de lótus é considerada a ideal para a prática da meditação. Apesar de ser considerada uma posição de dificuldade intermediária a avançada, é uma das mais comuns. Nesta posição sentada, as pernas se cruzam e os pés ficam posicionados sobre coxas opostas, mantendo a coluna alongada. O nome sânscrito da posição de lótus é padmasana.

Flor-de-lótus | Foto de AARN GIRI na Unsplash

A história da flor-de-lótus

Enraizada na lama, a flor é cercada por água e ainda assim consegue florescer, sendo assim um símbolo de sobrevivência e conquista. Entre a sua história, acredita-se que durante o dia-a-dia não paramos para observar as pequenas conquistas da vida. Desse modo, todas as pétalas da flor equivalem a uma conquista de sobrevivência, vida e oportunidade.

Tempo de vida

Essas flores florescem durante o verão asiático e duram cerca de três dias. Já suas sementes são tão resistentes à escassez hídrica que existe a crença de que elas podem ficar até 5 mil anos sem água.

Entenda o que é nenúfar e sua importância

Benefícios e usos da flor-de-lótus

Alivia diarreia

Um dos usos mais comuns do lótus na medicina tradicional chinesa é aliviar a diarreia. Para usufruir dessa propriedade, mergulhe as sementes da flor-de-lótus em água morna por algumas horas e, em seguida, beba. Entretanto, se você sofre de constipação, procure evitar consumir esta planta.

Benefícios do café com limão: mito ou verdade?

Controla o açúcar e o colesterol no sangue

A raiz de lótus, muito apreciada na culinária japonesa, contém fibras e carboidratos complexos. Esses dois componentes atuam juntos no controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Melhora inflamação

A inflamação é geralmente acompanhada por uma sensação de calor. É um efeito colateral desconfortável ou sintoma de muitas condições. Também pode ser causada por trauma, exposição química ou lesão física.

Pesquisas recentes sugerem que as sementes de variedades de lótus vermelho e branco podem ajudar a reduzir a inflamação. Um estudo de 2013 concluiu que dois polissacarídeos da plúmula de lótus têm efeitos anti-inflamatórios significativos.

Nutre

O caule da flor-de-lótus é cheio de minerais e nutrientes — como a vitamina C — que são importantes para a manutenção da saúde do organismo. Um desses minerais é o potássio, que ajuda a regular a pressão sanguínea.

Para usufruir desse benefício da flor-de-lótus basta ferver suas raízes por dez minutos e depois consumi-las. Esse é um prato muito comum em culturas asiáticas.

Previne acne

O lótus pode te ajudar na luta contra a acne. O sebo é uma substância cerosa que pode causar acne quando se acumula e obstrui os poros da pele. Adicionar lótus ao chá verde e aplicá-lo no rosto pode reduzir significativamente a quantidade de sebo que suas glândulas produzem, de acordo com pesquisa de 2013.

Regula o ciclo menstrual

As folhas de lótus e os extratos de raiz são usados ​​há muito tempo na medicina tradicional chinesa para ajudar a regular o ciclo menstrual e impedir o excesso de sangramento. Não há muita pesquisa científica para apoiar essas afirmações. Mas algumas adeptas do consumo de flor-de-lótus sugerem que beber o suco de sua raiz ou sopa pode ajudar a evitar a anemia após a menstruação, repondo o sangue que foi perdido.

Alivia a tosse

Um estudo sugere que a mistura de pó de semente de lótus pode ajudar a aliviar a tosse. Uma pesquisa realizada em 2014 concluiu que a neferina, um composto orgânico do embrião da semente de lótus, tem potencial de matar e impedir a disseminação de células cancerígenas do pulmão. A pesquisa sugere que o lótus pode ser um potencial aliado no tratamento do câncer.

Tripofobia e flor-de-lótus

A flor-de-lótus pode não ser nada bonita para quem tem tripofobia. Isso porque o fruto da planta e suas raízes, quando cortadas transversalmente, têm o formato de pequenos grupos de buracos distribuídos harmonicamente, o que pode causar aflição e muito medo em quem possui tripofobia. O desconforto pode durar semanas após um estímulo ou visualização de alguma imagem do tipo (por isso evitamos colocá-las aqui). Mas caso tenha curiosidade, você pode dar uma pesquisada nas imagens de tripofobia do Google. 

Cuidados e precauções no consumo de flor-de-lótus

A ciência ainda está em andamento para descobrir como a flor-de-lótus atua no organismo. Então procure orientação médica antes de usar este vegetal como tratamento para alguma doença.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais