Como substituir o sal: 5 dicas para quem precisa

Como substituir o sal? Essa é uma questão que tem sido levantada há alguns anos, devido a ligação do alto consumo de sódio a doenças do coração e à hipertensão. O sal, também conhecido como cloreto de sódio (NaCl), é uma figura emblemática, que apresenta certo risco à saúde. Entretanto, também contém minerais necessários para a sobrevivência humana. 

Por isso, é preciso tomar cuidado quando se fala em como substituir o sal, já que se ele for trocado de maneira errada, poderá causar danos ao organismo. Em sua estrutura, o sal de cozinha contém cálcio, potássio, ferro e zinco, que são essenciais para o corpo humano. É preciso ter algumas considerações em mente ao reduzir a ingestão de sódio na dieta. Confira:

O que é hipertensão e seus sintomas

Quando é preciso substituir o sal?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que não se pode comer mais do que 5 gramas de sal por dia, isso equivale a uma colher de chá rasa. Porém, um consumo menor do que esse pode causar danos à saúde. Algumas das doenças ligadas à baixa ingestão de sal são:

  • Elevação do colesterol LDL ( o colesterol “mau”)
  • Doença cardíaca
  • Insuficiência cardíaca
  • Resistência à insulina
  • Diabetes tipo 2

Por outro lado, estudos observacionais mostraram que há uma correlação entre dietas com alto consumo de sódio e surgimento do câncer de estômago. Uma revisão massiva de artigos, realizada pela revista Clinical Nutrition, descobriu que pessoas com excesso de ingestão de sal são 68% mais propensas a desenvolver câncer de estômago.

Em teoria, ingerir muito sal pode favorecer o crescimento de bactérias do tipo Helicobacter pylori, que pode levar a inflamação da região e à formação de úlceras gástricas. Além disso, essa grande quantidade do tempero faz com que pessoas predispostas à doenças cardíacas e hipertensão apresentem uma piora no quadro. Para melhorar a situação é sempre bom realizar uma pesquisa ou questionar ao seu médico como substituir o sal de maneira saudável.

Câncer: o que é, causas, sintomas e tratamento

Melhores opções para diminuir o consumo de sal

Evite alimentos processados

A maior parte do sal que consumimos no dia a dia vem de comidas processadas como salame, salsicha e presunto. No Brasil se estima que 23,8% do sódio que é ingerido venha desses alimentos. Por isso, ao discutir como substituir o sal, é preciso abordar a necessidade melhorar a qualidade da alimentação.

Também é fundamental não adicionar sal em comidas prontas e processadas, afinal, elas já possuem sódio em quantidades significativas. Com isso, partimos para o próximo cuidado:

Tome cuidado com o sal de cozinha

No Brasil 71,5% do sódio ingerido vem do sal de cozinha, que pode ser adicionado a qualquer momento a um alimento. Com um descuido, um prato comprado por delivery – que já conta com o tempero em sua preparação – pode se tornar uma bomba. Afinal, qualquer pessoa pode adicionar uma quantidade maior do que devia para sentir mais um sabor mais forte. Aqui a questão deixa de ser como substituir o sal, e se torna como diminuir o sal.

OMS define novos parâmetros para alimentos processados que têm açúcar, sal ou gordura em excesso

Nesta situação é necessário pensar se aquele alimento que está sendo ingerido já contém uma certa quantidade de sódio em seu preparo. Se sim, então a melhor opção é deixar de lado o saleiro e optar por outras formas de como substituir o sal.

Use outros temperos naturais

A culinária brasileira é uma das mais diversas do mundo. Com um bom estudo de temperos, ela consegue ajudar em como substituir o sal, e ainda deixa a comida com um gosto único. Algumas das especiarias que tem propriedades para trocar o sódio são: a pimenta, a páprica, a pimenta-do-reino, a salsinha e o orégano. É só saber usar cada uma dessas iguarias na cozinha, que será bem fácil cozinhar sem sal.

Diga não aos temperos prontos

O mercado oferece um perigo terrível para quem tem condições sensíveis ao sódio. Ele é chamado de “tempero pronto”, que normalmente vem no formato de sachês conservados, tabletes, líquidos ou em molhos para salada. Esses condimentos são ricos em sódio, e uma péssima opção para quem está procurando saber como substituir o sal.

Leia os rótulos

Uma questão importante para poder aprender como substituir o sal é a leitura de rótulos. Muitos alimentos são repletos de sódio em sua composição, seja para melhorar o sabor ou até para melhorar a conservação. No entanto, com o conhecimento dessas informações, é possível saber o que comer e o que evitar. 

Por exemplo, ao escolher uma embalagem de azeitonas no supermercado, olhe o rótulo com as informações nutricionais. Faça a comparação entre duas marcas diferentes. A que proporcionar um menor consumo de sódio será a vencedora.

Com o fim de aprender como substituir o sal, se deve entender que às vezes a melhor troca é optar por um consumo reduzido e um cuidado maior com a quantidade presente na comida. Outra questão que pode auxiliar é o fato de que a alimentação com sal é algo que se aprende. Portanto, com essa diminuição trabalhada, ao longo do tempo é possível se atrair por outros alimentos, com menor teor de sódio. 

Uma forma de melhorar a qualidade da dieta é aumentar a ingestão de frutas e verduras in natura.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais