Coleta seletiva do lixo orgânico: como fazer

A coleta seletiva de lixo orgânico existe – você provavelmente já viu lixeiras coloridas da coleta seletiva com a palavra “orgânico” escrita no coletor marrom. Isso significa que o lixo orgânico também deve ser separado. Isso porque, quando o separamos, evitamos que ele contamine outros materiais como o plástico, por exemplo, e prejudique a reciclagem. Além disso, o próprio lixo orgânico pode ser reciclado, por isso é importante também não contaminá-lo com outros tipos de materiais para não inviabilizar sua reciclagem.

Os resíduos orgânicos são recicláveis. É importante para o meio ambiente que seja feita a coleta seletiva do lixo orgânico. Entretanto, separar o lixo orgânico não é garantia de que esses rejeitos serão reciclados, pois a reciclagem depende de outras questões além da separação, incluindo fatores econômicos. 

Além disso, há poucos postos de coleta que se interessam por receber descarte de restos alimentares. Normalmente os pontos de coleta recebem restos vegetais como podas e galhos que caíram. Por isso, o lixo orgânico pode ser reaproveitado, mas apenas separar o lixo orgânico para a coleta seletiva não basta para garantir um futuro satisfatório para seus descartes.

Lixo orgânico: o que é e como reciclar em casa
O que é compostagem e como fazer?

O que fazer pela coleta seletiva do lixo orgânico

Imagem de sippakorn yamkasikorn no Unsplash

Uma forma de garantir que seu lixo orgânico seja reciclado é reciclá-lo você mesmo em casa!

A coleta seletiva do lixo orgânico caseira é o primeiro passo para começar a reciclagem do lixo orgânico em casa.

O lixo orgânico é um material de origem biológica, pode ser proveniente da vida animal ou vegetal, também conhecido como “lixo úmido”. Mas, em casa, o ideal é que seja feita a reciclagem apenas dos descartes vegetais, como cascas de banana, chá, casca de beterraba, folhas secas do quintal, etc. Estas sobras devem ser descartadas em uma composteira doméstica.

A compostagem doméstica é um meio pelo qual pode ser realizada a reciclagem dos descartes alimentares vegetais.

Composteira: o que é, como funciona e benefícios

As composteiras domésticas são práticos instrumentos higiênicos que viabilizam todo o processo de transformação do lixo orgânico em húmus.

Elas são muito fáceis de montar e podem ser encontradas em diversos tamanhos e modelos, que se adaptam facilmente até mesmo em pequenos apartamentos.

Imagem: divulgação/Morada da Floresta

Além das composteiras mais tradicionais, existem as composteiras Humi, que são modelos feitos com matéria prima reciclada e que unem estilo e praticidade em um mesmo produto, facilitando o processo de compostagem.

Para saber mais sobre as composteiras dê uma olhada nas matérias: “Compostagem doméstica: como fazer e benefícios” e “Humi: a composteira doméstica que une estilo e praticidade“.

Privado: Composteira doméstica
Transforme seu lixo orgânico em um poderoso adubo natural para plantas
A partir de R$137,00
Até 20% de desconto
Comprar
Privado: Composteira Automática
Agora ficou ainda mais fácil dar o destino correto aos seus resíduos orgânicos
A partir de R$3.465,90
Frete CO2 Neutro
Comprar

Benefícios

No Brasil, mais da metade do lixo produzido é composta por restos de alimentos. Todo esse resíduo, quando destinado para aterros e lixões acaba por contaminar solos, água e ar. Isso porque na decomposição do material orgânico são produzidos contaminantes como chorume contendo metais pesados, CO2 e CH4 (estes dois últimos são, inclusive, gases do efeito estufa). Além disso, eles ocupam espaço, aumentando a demanda por aterros.

Entretanto, com a compostagem doméstica, essa contaminação não acontece, pois os restos alimentares são decompostos por minhocas e microrganismos. Eles o transformam em um rico adubo orgânico sem emissão significativa de gases do efeito estufa.

Assista ao vídeo abaixo para entender brevemente como funciona a compostagem caseira

Como fazer a coleta seletiva para a reciclagem do lixo orgânico

Para fazer a coleta seletiva para reciclar o lixo orgânico em casa é preciso saber o que pode ir na composteira. E é muito fácil. Entenda o tema com mais detalhes na matéria: “O que pode colocar na composteira?“.

Ao produzir o lixo orgânico diariamente, você pode armazená-lo antes de levar à composteira ou depositar diretamente nela. Mas antes de fazer isso, veja como proceder na matéria: “O que é compostagem e como fazer“.

Se você chegou até aqui, provavelmente deve estar pensando “e com o lixo orgânico que não vai na composteira, o que fazer?”. Para solucionar o problema do lixo orgânico que não vai na composteira dê uma olhada na matéria: “Não vai para a composteira, e agora?“.

Como fazer coleta seletiva em casa?

Além da coleta seletiva do lixo orgânico, é importante fazer a separação do lixo total, incluindo metais, papeis, plásticos, vidros e outros. Isso porque o lixo descartado incorretamente pode causar impactos socioambientais significativos. Nas áreas urbanas, o lixo descartado incorretamente pode se acumular em locais inadequados formando focos de proliferação de mosquitos ou de outra fonte geradora de doenças. O vento e a chuva podem transportar o descarte para mares e rios. E o lixo plástico que não passou pela coleta pode entrar para a cadeia alimentar.

Como fazer coleta seletiva em casa

Assim, é importante praticar a coleta de resíduos. O material que você utiliza para embalar o descarte também conta para uma destinação adequada. Embrulhar pilhas em sacos biodegradáveis, por exemplo, é inadequado. Isso porque eles podem se biodegradar antes das pilhas serem recolhidas, o que pode fazer com que elas vazem. Entenda quais são os sacos de lixo para coleta seletiva adequados.

Não basta separar e embalar, é preciso dar um destino adequado. Pontos de coleta seletiva são uma alternativa à coleta feita na porta de casa. Os postos de coleta seletiva, que podem ser mantidos por prefeituras ou iniciativa privada, são áreas instaladas em local adequado para o recebimento de descartes.

Para não errar na hora de descartar, é importante saber as cores da coleta seletiva. Você já sabe de cor estas cores? Não? Então dê uma olhada no vídeo do Portal eCycle:

Lixeiras para coleta seletiva: modelos e características

Para saber quais são os postos de coleta mais próximos de sua residência, assim como os dias e horários das coletas, acesse os mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle.

Empresas de coleta seletiva

Para facilitar a implantação da coleta seletiva e a gestão consciente de resíduos, existem empresas especializadas que oferecem um projeto específico para viabilizar a coleta seletiva em condomínios. A relação custo/benefício acaba compensando, considerando o aumento da eficiência do processo, para além de outros benefícios.

Soluções para a coleta seletiva em condomínios

Em São Paulo, uma empresa que atua com projeto de coleta seletiva é o Instituto Muda. Desde 2007, eles realizam o diagnóstico e o projeto para adequar a infraestrutura necessária para acondicionamento dos recicláveis. A implantação inclui palestras e treinamentos, coleta dos materiais recicláveis, relatório mensal de resíduos, além de certificado de destinação correta.

Instituto Muda: empresa de coleta seletiva em condomínios

Se você se interessou pelo trabalho do Instituto Muda e deseja fazer a cotação para a coleta seletiva em seu condomínio, preencha o formulário abaixo e um representante entrará em contato com você.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais