O que são plantas brássicas?

Brássicas são as plantas do gênero Brassica, o qual pertence à família Brassicaceae (antes conhecida como família das Crucíferas). Apesar de não ser um nome comum de se ouvir falar no dia a dia, as brássicas são um grupo de hortaliças que incluem alimentos bem conhecidos, como a couve-flor, o repolho, o rabanete e o nabo. 

No geral, as espécies deste grupo taxonômico são fáceis de cultivar, mesmo em pequenos espaços, além de serem ricas em vitamina B9 (folato ou ácido fólico) C, E e K, e em fibras alimentares, o que as tornam uma ótima opção para quem busca manter uma alimentação saudável.

Essas hortaliças também são alimentos ricos em enxofre e em glucosinolatos, que, apesar de serem antinutrientes, possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e inibem o desenvolvimento de tumores cancerígenos (1). 

As brássicas são originárias da Europa e das regiões temperadas da Ásia, sendo especialmente comuns no Mediterrâneo. Muitas de suas espécies são bianuais e apresentam flores com quatro pétalas (2). Conheça algumas:

Couves

Couve-de-bruxelas, couve-chinesa, couve-rábano, couve-brócolo, couve-manteiga e o brócolis são todas variedades da espécie Brassica oleracea L.. De forma geral, a couve é um alimento pouco calórico, rico em cálcio e ferro, além de conter ácido alfa-linolênico, um ácido graxo ômega-3 que é bom para a saúde do cérebro, da pele e do coração.

Esta é uma ótima espécie para se cultivar, mesmo em uma horta pequena, pois para muitas de suas variedades você não precisa remover toda planta ao colhê-la, podendo remover algumas folhas por vez, conforme a necessidade.

Rúcula

Com folhas de sabor levemente ardido, a rúcula é rica em potássio e muito fácil de cultivar a partir de suas sementes, sendo uma ótima opção para mini hortas. Ofereça algumas horas de sol e um solo bem drenado que você poderá colher essa brássica em casa em até quatro semanas após a semeadura.

Rabanete

Imagem por philippe collard, disponível no Unsplash.

O rabanete é uma ótima opção de cultivo para quem não é muito paciente, pois seu crescimento é rápido ao ponto de poder ser colhido em até três semanas, se for semeado em solo rico em nutrientes e sem exposição a calor intenso. 

Rico em vitamina B6 e antioxidantes, o consumo da raiz e da folha de rabanete ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue, sendo assim um ótimo alimento para prevenir a diabetes e a candidíase.

Mostarda

De sementes e folhas saborosas, a mostarda (Brassica juncea L.) deve ser plantada em solo bem adubado e preferencialmente em meses mais frios. A partir de 40 dias do plantio já é possível colher algumas folhas, mas se você se interessa pelas sementes, talvez você tenha que esperar até cinco meses após o plantio.

Nabo

O nabo é outra brássica da qual você pode consumir tanto as folhas como as raízes, sendo muito utilizado em sopas e caldos. Enquanto a raiz leva entre seis e dez semanas para atingir um bom tamanho, você pode coletar algumas de suas folhas em menos de um mês.

Thaís Niero

Bióloga marinha formada pela Unesp e graduanda de gestão ambiental. Tentando consumir menos e melhor e agir para alcançar as mudanças que desejo ver na sociedade.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais