Bétula: benefícios e usos da planta medicinal

A bétula é um gênero de árvores da família Betulaceae, nativas do hemisfério norte do planeta — principalmente na Ásia, Europa e América do Norte — , ela é comumente conhecida por s eu efeito diurético. Para obter os benefícios da planta, as pessoas consomem as folhas em chá, como composto de medicamentos ou em cremes para a pele.

Aplicativo chinês converte ações eco-friendly em árvores reais

Como identificar a bétula?

Apesar de não ser encontrada no Brasil, a bétula tem aparência única e fácil de ser reconhecida. A árvore desse gênero pode alcançar 20 ou 15 metros de altura, e viver cerca de 100 anos. No caso da árvore de bétula, a madeira é branca, e sua casca é repleta de manchas escuras. 

Já a sua copa tem um formato cônico-piramidal, a forma e a cor das folhas variam de acordo com a espécie da árvore. Uma das mais conhecidas é a Betula pendula, que tem folhas de formato triangular irregular, com pontas dentadas e acuminadas de cerca de 3 centímetros. 

A bétula também é uma espécie de árvore monóica, o que significa que ela tem características sexuais femininas e masculinas. Isso permite que ela pratique a própria fecundação através do vento, quando as sementes viajam das flores masculinas para as femininas. O nascimento dos frutos acontece com frequência durante o mês de julho e de setembro, depois que a árvore completa dez anos de vida.  

A bétula é uma árvore de crescimento rápido, e por ser rústica, ela consegue se adaptar a praticamente todo solo, até mesmo aqueles que são pobres em nutrientes, ácidos e arenosos.

Para o que serve a bétula?

Por serem ricas em flavonoides, as folhas de bétula são usadas como diuréticos. Elas podem ser adicionadas em receitas, como em saladas, ou em chás. 

A seiva obtida do tronco da bétula, um pouco antes do surgimento das folhas, também é diurética, antirreumática e faz bem para a pele. Isso faz com que ela seja usada pela medicina tradicional para tratar condições como inflamação do sistema urinário, psoríase e eczemas. Para o tratamento dessas duas últimas condições, é feito o uso de pomadas da seiva.

Medicinas tradicionais: qual sua importância?

Outros quadros de saúde que podem ser tratados com as folhas, ou a seiva, de bétula são:

Por fim, a seiva de bétula também pode ser transformada em cerveja ou vinho, produtos comumente encontrados no norte da Europa.

Quais os riscos do uso?

A bétula é geralmente segura quando consumida por meio oral ou aplicada na pele. No entanto, ela pode causar reações alérgicas em algumas pessoas, e também não é recomendada para crianças e grávidas. Isso porque não existem muitos estudos ou dados a respeito do uso da planta medicinal nessas pessoas, ou seja, ainda não se tem conhecimento dos efeitos colaterais dela nesses casos. 

Outro ponto importante é que a bétula pode causar perda de líquido excessiva quando ingerida com “pílulas de água”, medicamentos usados para causar efeito diurético. Por isso, o consumo em conjunto é contraindicado. 

Benefícios das folhas e como fazer chá de oliveira

Chá de bétula

Ingredientes

  • 200 mL de água
  • 2 folhas jovens e frescas de bétula ou um pedaço da casca

Modo de preparo

  1. Coloque a água para ferver;
  2. Adicione a casca ou as folhas;
  3. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos;
  4. Espere esfriar e sirva!
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais