18 alimentos que podem ficar fora da geladeira com segurança

Compartilhar

Você conhece os alimentos que podem ficar fora da geladeira? Muitas pessoas guardam alguns produtos dentro da geladeira sem saber que eles poderiam ficar fora da geladeira. Se alguns soubessem disso, poderiam, inclusive, ter geladeiras menores em casa — o que pode fazer bem para a economia de energia e evitar o desperdício de alimentos.

Pensando nisso, separamos uma lista com alguns alimentos que podem ficar fora da geladeira, mas é importante lembrar que isso é válido para alimentos inteiros, pois, após partir uma fruta, por exemplo, ela deve ser guardada na geladeira, em baixas temperaturas.

Alimentos afrodisíacos: mito ou verdade?

Comidas gostosas, criatividade e sexo: uma combinação e tanto, mas seria tudo isso afrodisíaco?

Alimentos que podem ficar fora da geladeira

1. Pão

A geladeira pode evitar que o pão desenvolva bolor, mas, ao mesmo tempo, pode o  deixar menos apetitoso, seco e duro. Portanto, se você gosta de pão mais macio, é melhor conservá-lo em temperatura ambiente.

Se você gosta de pão mais macio, é melhor conservá-lo em temperatura ambiente | Foto de Debbie Widjaja na Unsplash

2. Café

Quando o café é armazenado na geladeira, a condensação pode afetar os grãos e fazer com que eles percam o seu sabor. O ideal é mantê-lo em um recipiente hermético e em local fresco e escuro para evitar essas mudanças. 

Como fazer o descarte de geladeira de forma sustentável?

A geladeira é reciclável, mas caso ela seja muito antiga, pode conter gases tóxicos, como o CFC. Veja as opções de desca…

3. Ovos

Os ovos também são alimentos que podem ficar fora da geladeira — os ovos caipiras, por exemplo, podem ser mantidos com segurança em temperatura ambiente. Aqueles mais rachados, no entanto, devem ser refrigerados. E, caso eles já tenham passado pela geladeira anteriormente, devem permanecer por lá.

Ovo: benefícios, riscos e diferenças na produção

O ovo é um dos alimentos mais populares da nossa alimentação, além de melhorar nosso humor e ser um ingrediente importan…

4. Manteiga

Muitas pessoas já mantêm a manteiga fora da geladeira para facilitar a sua aplicação no pão ou na torrada. No entanto, por ser um laticínio, alguns podem ter medo de que ela azede. De fato, ela pode estragar mais rapidamente, mas, dependendo do tempo em que você for consumi-la, não há necessidade de guardá-la na geladeira.

5. Mel

O mel é um alimento que pode durar para sempre fora da geladeira. Mantê-lo na geladeira, por outro lado, pode transformá-lo em cristais.

6. Bolo

Alguns bolos, como os gelados ou com muita cobertura, precisam ficar na geladeira. Outros, no entanto, ao serem refrigerados, podem ficar duros e perder sua textura fofa. É recomendado que eles fiquem fora, em um recipiente hermético, por até três dias.

7. Manjericão

Quando é refrigerado, o manjericão pode desenvolver manchas pretas. Mantê-lo fora da geladeira é uma boa opção.

Manjericão: benefícios, tipos e como plantar em casa

O manjericão é uma erva pertencente à família da hortelã e muito utilizada na cozinha italiana. Saiba mais sobre seus be…

8. Abacate

Um abacate verde vai parar de amadurecer no frio. Se ele já estiver no ponto certo para comer ou para virar guacamole, por exemplo, você pode colocá-lo na geladeira. Porém, se ele ainda estiver bem duro, é melhor deixá-lo em temperatura ambiente para chegar ao amadurecimento ideal.

9. Banana

A banana funciona de forma semelhante ao abacate. Se for para a geladeira, a fruta pode permanecer verde, enquanto a sua pele ficará marrom. O melhor é mantê-la fora da geladeira.

10. Melão

O melão pode ser perfeitamente deixado fora da geladeira para ficar ainda mais doce. Mas é claro que, como qualquer outra fruta, ele deve ir para a geladeira depois que for cortado.

11. Tomate

O tomate pode ficar fora da geladeira – aliás, deveria ficar! Ao resfriar, o tomate quebra os açúcares, ácidos e compostos produtores de aroma que garantem o seu sabor. Além disso, o frio também prejudica a estrutura celular do tomate, resultando em uma textura pouco agradável.

12. Batata

A refrigeração faz com que os amidos da batata se convertam em açúcar. Isso acaba mudando seu sabor e cor. O ideal é manter as batatas em um local fresco e escuro e que não seja tão frio quanto a geladeira.

Batata: benefícios ou malefícios?

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder 1. Benefícios da batata 2. Batata contém antioxidante 3. Fornece amido resisten…

13. Cebola

A cebola não precisa ir para a geladeira, pelo contrário, ela gosta de circulação de ar, por isso, o ideal é mantê-las em um lugar fresco. Além disso, lembre-se de deixá-las distantes das batatas, pois as batatas têm umidade e gases que podem acelerar a decomposição da cebola.

14. Alho

O alho também gosta de circulação de ar. Mantê-lo na geladeira pode acabar alterando o sabor dos alimentos próximos. Alimentos como alho e cebola podem ficar em um recipiente com uma rede que permite a circulação de ar.

15. Abóbora

As abóboras duram mais tempo em local seco, fresco e bem ventilado. Elas só precisam ser refrigeradas caso já tenham sido cortadas.

16. Molhos picantes

Molhos picantes são alimentos que podem ficar fora da geladeira se forem à base de vinagre – e podem até durar anos, mas certifique-se conferindo o rótulo. A geladeira, por outro lado, pode afetar o calor e a viscosidade dos molhos.

Molhos picantes a base de vinagre fazem parte da lista de alimentos que podem ficar fora da geladeira | Foto de wirestock no Freepik
Almôndegas com molho de tomate: uma aposta não tão saudável

Você sabia que combinar almôndegas com molho de tomate pode reduzir o potencial anticancerígeno da fruta? Entenda

17. Frutas com caroço

Frutas como pêssegos, damascos e ameixas podem ficar fora da geladeira para amadurecer. Quando estiverem bem macios e maduros, podem ser refrigerados.

18. Pimentas e pimentões

As pimentas e os pimentões podem ficar fora da geladeira. Os pimentões, assim como outros alimentos, quando colocados na geladeira, param de amadurecer. Se você preferir pimentões com sabor mais doce, mantenha-os fora da geladeira.

Conclusão: vale a pena reduzir o uso da geladeira?

Nos orgulhamos das dimensões continentais do nosso querido Brasil e sabemos dos diferentes climas nas diferentes regiões. Leve isso em conta e use do bom senso quanto a levar ou não em consideração se determinado alimento deve ser mantido fora ou dentro de um ambiente refrigerado, observando se o clima da sua região é favorável ou não para sua escolha.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais