Sílica, saquinho de sílica ou sílica-gel: você sabe o que é? Talvez não haja associação direta com o nome, mas todo mundo já se deparou com vários tipos deles pelo menos uma vez, seja em embalagens de bolsas, remédios ou sapatos novos.
A sílica-gel é utilizada para fins de conservação e é comumente encontrada em saquinhos. Estes são dessecantes, absorvem a umidade e prolongam a vida útil dos objetos. Por isso, são colocados em caixas ou outros recipientes de produtos sensíveis à umidade. Eles conseguem absorver até 40% do seu próprio peso em vapor de água.
A sílica é um mineral abundante na crosta terrestre, quimicamente inativo, não tóxico e de ocorrência natural. Fácil de ser obtido e processado, com pouca probabilidade de causar efeitos negativos de longo prazo. Ela, portanto, pode ser encontrada em diversos compostos, como o quartzo, que é matéria-prima para vários produtos.
A substância é composta por dióxido de silício (SiO2), que contém um átomo de silício e dois átomos de oxigênio em sua fórmula química. Ela é produzida a partir da reação entre silicato de sódio e ácido sulfúrico. É um material com grande capacidade de absorção da umidade.
Também é eco-friendly, além de ser considerada por alguns pesquisadores como a melhor alternativa para as microesferas de plástico nos cosméticos.
Como a maioria das pessoas não sabe para que servem esses sachês, muitos acabam indo para a lixeira comum, quando poderiam ter diversas outras funções. Os saquinhos podem ser usados em lugares que necessitem de conservação, como gavetas, guarda-roupas, cofres, entre outros.
Em geral, quando o gel de sílica está rosado, significa que ele já está com muita umidade, mas existe uma forma de reciclá-lo. Para fazer isso, você deve providenciar luvas resistentes à altas temperaturas, uma jarra ou pote de vidro (ou qualquer recipiente que aguente o calor) e uma lâmpada de tungstênio de mais ou menos 150 watts.
Em seguida, coloque o gel de sílica no recipiente e acenda a lâmpada sobre sua superfície, deixando-a ligada por aproximadamente 3 horas. A umidade irá evaporar, e o seu gel retornará à cor azul. Espere esfriar e use a sílica-gel novamente.
Embora tenha diversos usos, a exposição à sílica pode causar efeitos adversos à saúde. Inalar a sua poeira, por exemplo, pode causar falta de ar e ser responsável pelo desenvolvimento de doenças pulmonares e outras condições prejudiciais à saúde, como a silicose. A silicose é um tipo de fibrose pulmonar causada pela inalação de poeira de sílica cristalina, a doença crônica é o tipo mais comum.
A doença é comumente associada ao ambiente de trabalho da construção civil e mineração. Trabalhadores com um histórico ocupacional que envolva exposição à grandes concentrações de sílica podem desenvolver cicatrizes nos pulmões, o que compromete a respiração. Dessa forma, é muito importante que o manuseio do mineral seja feito com cuidado. Além disso, os trabalhadores devem usar equipamentos de proteção individual (EPIs) no local de trabalho.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais