Pimenta jalapeño: usos, consumo e receitas

A pimenta jalapeño é uma espécie originária do México, altamente consumida na América do Norte. Por ser de mais fácil acesso em mercados e feiras, a pimenta jalapeño é conhecida no Brasil por sua alta aderência. No entanto, ela é considerada mediana na escola de unidades de calor Scoville, principalmente quando comparada com as pimentas mais ardidas do mundo.

A jalapeño é uma pimenta de tamanho médio, cerca de 5 centímetros de comprimento, que pode ter duas variações: a vermelha e a verde. As cores das variações determinam as mudanças em sua ardência e sabor. Como a avermelhada é a mais madura, o seu gosto é mais forte, assim como o seu ardor. Além dessas duas opções, existem pimentas jalapeños híbridas, que são um pouco maiores e têm cores diferentes, como as amarelas e as roxas. 

O nome homenageia a cidade de Xalapa (pronuncia-se Jalapa) no México, capital de Vera Cruz. Apesar da maior produção da pimenta estar localizada na América do Norte, a pimenta jalapeño pode ser encontrada no mundo todo, desde a década de 1990. No Brasil a sua produção fica localizada no sudeste, em Minas Gerais e São Paulo. A espécie também é chamada de: Huachinango, Chile Gordo e Cuaresmeno. 

Pimenta biquinho: benefícios, como plantar e preparar

Qual o grau de ardência da pimenta jalapeño?

Dentro da escala de ardência das pimentas, a escala de unidades Scoville, a pimenta  jalapeño se encontra entre os números 2.500 e 8.000. Ao contrário do que muitos pensam, essa quantia é considerada leve ou moderada, sendo uma boa alternativa para temperar todos os tipos de pratos no dia a dia.  

O motivo pelo qual a pimenta jalapeño chega a ser considerada ardente para alguns se dá pela sua acessibilidade. Afinal, quando comparada com as pimentas com maior grau de ardência, ela é encontrada com mais facilidade em lojas de temperos e mercados.

Qual sabor da pimenta jalapeño?

As cores da pimenta jalapeño determinam o seu sabor. A de cor verde, por não estar madura ainda, apresenta um gosto amargo. Enquanto isso, a vermelha é mais doce e mais ardente. Isso se dá pela alta concentração de capsaicina em sua composição, substância responsável pela ardência da pimenta.

Na hora de escolher a sua pimenta jalapeño, preste atenção na pele do exterior. Se ela apresentar alguma rachadura, significa que aquela pimenta é mais ardente do que as outras. Deixar a membrana exterior no cozimento também pode ajudar a criar um prato mais apimentado.

Pimenta-banana: o que é e como plantar

Quais os benefícios da pimenta jalapeño?

A pimenta jalapeño é rica em vitamina C, sendo que 14 gramas dela contém 10% da quantidade necessária do nutriente. Além disso, por ser um alimento termogênico, que estimula a queimação de gordura no corpo, a pimenta ajuda no controle e na perda de peso, e ainda é responsável por aumentar o funcionamento do metabolismo.

Como plantar a pimenta jalapeño?

Plantar a pimenta jalapeño não é difícil, elas podem ser plantadas até em locais fechados por algumas semanas. Recomenda-se que as pimenteiras passem no máximo oito ou doze semanas dentro de um local fechado. É essencial manter o solo e as raízes constantemente úmidas, sem exagerar na regagem. 

A planta da pimenta jalapeño cresce até 60 ou 90 centímetros e produz cerca de 30 a 40 pimentas. Se você plantar a pimenteira em seu jardim, certifique-se de colher os frutos regularmente. 

Pimenta chili: benefícios de diversos tipos

Como consumir a pimenta jalapeño?

As receitas com a pimenta jalapeño são fáceis, podendo ser consumidas de diversas formas diferentes, ainda verde ou madura. Alguns pratos que podem ser preparados com a pimenta jalapeño são receitas de empanados e fritos, pimentões recheados com queijo, tacos e outras comidas típicas do México.

Não se esqueça de proteger e limpar as mãos com frequência ao manusear a pimenta jalapeño, pois a capsaicina em sua composição pode ficar na mão e passar para os olhos, causando irritações. 

Receita de conserva de pimenta jalapeño

Ingredientes

  • ½ quilograma de pimenta jalapeño fresca (10-15 pimentas)
  • 2 xícaras de água filtrada
  • 1 xícara de vinagre branco
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de mix de pimenta em grão (pimenta branca, pimenta do reino e pimenta rosa)
  • 1 dente de alho
  • 1 folha de louro

Modo de preparo

  1. Higienize e corte as rodelas de pimenta;
  2. Adicione os líquidos em uma panela, junto com os temperos, e deixe ferver;
  3. Assim que a mistura ferver, retire os grãos de pimenta, o alho e o louro de dentro com uma colher;
  4. Transfira a pimenta cortada para um pote de vidro esterilizado e adicione o caldo até preencher todo o espaço;
  5. Tampe o pote e reserve na geladeira.
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais