Mesosfera: o que é e características

A mesosfera representa a camada mais fria da atmosfera. Ela se estende do limite superior da estratopausa até cerca de 80 ou 85 quilômetros acima da superfície da Terra. A mesosfera é caracterizada por temperaturas que diminuem à medida que a altitude aumenta. Os gases dessa camada ficam mais rarefeitos com o aumento da altitude. Consequentemente, o aquecimento produzido pela incidência da radiação ultravioleta também fica cada vez menor, fazendo com que a temperatura diminua em altitude.

Apesar de a mesosfera ser muito rarefeita, os gases presentes nessa camada ainda são suficientemente espessos para retardar a maioria dos meteoros e produzir sua ignição, evitando que cheguem até a superfície terrestre.

O que é atmosfera?

Atmosfera é um conjunto de partículas microscópicas em movimento constante. Composta por gases, vapor d’água e compostos sólidos, ela desempenha funções extremamente importantes para a manutenção e sobrevivência dos seres vivos. Verticalmente, a atmosfera é dividida em quatro camadas distintas, que variam de acordo com a sua composição e temperatura.

Vale ressaltar que a atmosfera possui 480 quilômetros de espessura e que cerca de 90% da massa total da atmosfera estão confinados nos primeiros 20 quilômetros e 99,9% nos primeiros 50 quilômetros. Acima de 100 quilômetros de altitude, existe apenas um milionésimo da massa total da atmosfera.

Principais características

Imagem de Austin Schmid no Unsplash

Como dito anteriormente, a mesosfera é uma região extremamente fria, com temperaturas que variam de -10° C a -100° C. Dessa maneira, ela é considerada a camada mais fria da atmosfera. Na mesosfera, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude. Além disso, os gases presentes na mesosfera tornam-se cada vez mais rarefeitos com o aumento da altitude, inclusive o oxigênio. 

Importância da atmosfera

De modo geral, a atmosfera desempenha importantes funções, como filtrar a radiação ultravioleta nociva e manter a temperatura média da Terra por meio do efeito estufa, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite. Em outras palavras, graças à atmosfera, é possível que haja vida no planeta. Além disso, ela possui outras funções fundamentais:

  1. Proteger a biosfera da radiação ultravioleta proveniente do Sol;
  2. Fornecer O2 para manutenção da vida dos seres aeróbicos (macro e micro-organismos);
  3. Proteger a Terra de variações excessivas de temperatura, pela incidência direta dos raios solares;
  4. Equalizar as temperaturas das camadas mais próximas da superfície terrestre por meio da dinâmica e movimentação de massas de ar.
Julia Azevedo

Sou graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e apaixonada por temas relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, energia, empreendedorismo e inovação.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais