21/03 Dia Internacional das Florestas

No dia 21 de março é comemorado anualmente o Dia Internacional das Florestas, como estabelecido pela Assembleia Geral da ONU em 2012. A data, segundo a organização, tem o objetivo de celebrar e conscientizar sobre a importância de todos os tipos de florestas.

Os organizadores são o Fórum das Nações Unidas sobre Florestas e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Ambas que trabalham em colaboração com os governos, a Parceria Colaborativa sobre Florestas e outras organizações relevantes na área.

De acordo com a Organização das Nações Unidas, as florestas e árvores “sustentam-nos e protegem-nos, proporcionando ar e água limpos, salvaguardando a biodiversidade e agindo como um amortecedor contra as mudanças climáticas. Para muitas pessoas, também oferecem comida, abrigo e emprego”. 

As florestas ocupam apenas 30% da superfície terrestre. Porém, elas abrigam 80% da biodiversidade terrestre do mundo e também constituem a fonte de subsistência de inúmeros seres humanos, incluindo 60 milhões de indígenas.

A sua riqueza em biodiversidade e apoio à humanidade faz com que as florestas sejam ecossistemas essenciais para a vida humana. No entanto, essas áreas são constantemente ameaçadas por ações antrópicas, como o desmatamento e queimadas. 

Aumentar a conscientização do público sobre a importância das florestas através do Dia Internacional das Florestas é apenas o primeiro passo para a conservação desses ambientes. 

Agora é a vez das florestas

Qual é a importância das florestas

Os ecossistemas florestais são responsáveis por inúmeros papéis dentro do meio ambiente. As florestas proporcionam abrigo, meios de subsistência, água potável, alimentos e segurança de combustível. Todas estas atividades envolvem direta ou indiretamente as florestas. 

Portanto, está correto dizer que as pessoas dependem diretamente dos ecossistemas florestais. Por outro lado, as florestas também são a base de sobrevivência de inúmeras espécies de animais e plantas essenciais para a biodiversidade planetária. 

Você sabia, também, que as florestas possuem um papel fundamental na mitigação das mudanças climáticas? Após os oceanos, esses ecossistemas são os maiores depósitos de carbono do mundo. 

Só nas florestas tropicais, um quarto de bilhão de toneladas de carbono é armazenado na biomassa acima e abaixo do solo. Esse armazenamento de carbono contribui para a diminuição das ações dos gases do efeito estufa, o que, consequentemente, contribui para o gerenciamento do aquecimento global. 

A interação entre florestas e o clima acontece pela contribuição em temperatura, radiação solar, precipitação e intervenção na composição de gases na atmosfera. A cobertura vegetal influencia na absorção, reflexão e transmissão de luz solar na superfície terrestre. 

As copas das árvores interceptam a luz do sol, absorvendo ou refletindo, e assim alteram a quantidade e a intensidade da radiação que chega ao solo; isso mantém a umidade e deixa a temperatura mais amena.

 

Técnicas de neutralização de carbono: plantio de árvores

A importância do Dia Internacional das Florestas

A dependência humana com as florestas se estende na produção, alimentação e outras necessidades básicas diárias. Contudo, essa dependência não é refletida em como esses ecossistemas são tratados pelos seres humanos.

Estima-se que 10 milhões de hectares sejam perdidos anualmente devido ao desmatamento e aproximadamente 70 milhões de hectares sejam afetados por incêndios florestais. Entre os responsáveis por esses efeitos estão sempre, em primeiro lugar, os seres humanos.

Comemorar no dia 21 de março o Dia Internacional das Florestas é vital para a conscientização do público sobre a vulnerabilidade desses ecossistemas. Durante a data, os países são incentivados a empreender esforços locais, nacionais e internacionais para organizar atividades que envolvam florestas e árvores. 

Participar de campanhas locais, como campanhas de plantação de árvores, já é um grande passo. Comemore você também, e promova a saúde e conservação das florestas mundiais! Saiba mais sobre a data aqui.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais