Lírio-da-paz: significados e cuidados

O lírio-da-paz é uma planta perene comum de biomas tropicais da família Araceae. O nome científico do lírio-da-paz é Spathiphyllum, mas ela também é conhecida como bandeira-branca em alguns lugares. 

Por não precisar de uma grande quantidade de luz para sobreviver, o lírio-da-paz pode ser preservado dentro de casa. Basta manter os cuidados corretos com a planta que ela viverá tranquilamente em seu apartamento ou escritório. 

O lírio-da-paz cresce aproximadamente 30 centímetros a um metro dentro de um local fechado, porém, quando plantada na natureza, ela pode chegar até 1,82 metro. A planta possui folhas verde escuro, e uma única folha branca que protege a flor, uma estrutura cilíndrica de coloração bege com pontas em suas extremidades.

Capim-santo: benefícios e propriedades medicinais

Qual melhor lugar para colocar lírio-da-paz?

Apesar de precisar de iluminação, como qualquer outra planta, o lírio-da-paz não precisa de luz solar direta. Sendo assim, pode se adaptar a qualquer ambiente. Se você quiser que sua planta tenha mais flores e folhas brancas, o ideal é colocá-la em um lugar onde ela receba uma boa quantidade de luz. Ou seja, se você quiser ter um lírio-da-paz em um ambiente fechado, certifique-se de posicioná-la perto de uma janela.

No entanto, se você não fizer questão de que seu lírio-da-paz seja tão florido, então pode deixá-lo em uma posição em que não pegue tanta luz. Nessa situação, é comum que a planta não floresça tão cedo, às vezes nem chega a florescer, tendo a aparência de uma planta de folhagem normal. 

Além disso, lírios-da-paz crescem tranquilamente em vasos. Mas suas raízes podem ultrapassar o tamanho do pote, e por isso ela pode precisar ser replantada para que não morra.

Como cuidar de um lírio-da-paz?

Não é difícil manter a planta saudável, seja dentro de casa ou na natureza. Para isso é preciso apenas ficar de olho nas necessidades principais da planta, e manter os cuidados em dia. A seguir estão as respostas das dúvidas mais frequentes sobre o cuidado do lírio-da-paz:

Como preparar o solo?

Por serem nativas de regiões tropicais, essas plantas crescem em solos com material orgânico decomposto de outras espécies. A melhor forma de plantar lírio-da-paz é imitando essa característica do solo tropical, utilizando de bastante matéria orgânica como folhas secas e cascas de ovos. 

Outro ponto importante é não plantar lírios-da-paz em solos muito úmidos. Isso porque a espécie está acostumada com uma terra bem drenada, e é preciso garantir essa característica na hora de ter um lírio-da-paz em casa.

Como é a rega do lírio-da-paz?

Sempre verifique se a terra da planta está seca. Durante o verão é essencial regar o lírio-da-paz quando a parte superior do solo começar a ficar seca. No inverno é recomendado reduzir a água da planta, mas nunca deixar a terra secar completamente. 

Por ser acostumada com solos bem drenados, o lírio-da-paz se dá bem quando é regado com menos frequência. Porém, regar demais a planta pode fazer com que ela fique marrom e murcha.

Como funciona a fertilização do lírio-da-paz?

O lírio-da-paz se beneficia de um bom adubo orgânico uma vez ou outra. Essa prática faz com que a planta fique mais forte e floresça com mais frequência, o que é super interessante já que a espécie pode demorar anos para apresentar suas flores. Desta forma, certifique-se de adubar seu lírio-da-paz pelo menos duas ou três vezes no ano com composto orgânico ou húmus de minhoca. Evite a fertilização durante o inverno, já que a planta costuma reduzir seu metabolismo nessa época.

Qual a melhor temperatura e umidade para a planta?

A planta da plaz é originária de climas tropicais, e por isso, ela prefere temperaturas quentes e úmidas. O lírio-da-paz se adequa muito bem em lugares em que a temperatura normal é entre 18 e 30 graus. Evite deixar sua planta em regiões muito frias e secas, pois pode impedir seu crescimento natural.

Tipos de lírio-da-paz

Existe uma  variedade gigante de lírios-da-paz, abrindo um grande leque de espécies que podem ser aderidas a sua decoração. Algumas delas são:

  • Spathiphyllum-sensação
  • Spathiphyllum-patrícia
  • Spathiphyllum-sônia
  • Spathiphyllum-pequeno-anjo
  • Spathiphyllum-de-listras-brancas
  • Spathiphyllum-de-dômino
  • Spathiphyllum-clevelandii
  • Spathiphyllum wallisii
  • Spathiphyllum-allison
  • Spathiphyllum-picasso
  • Spathiphyllum-anette
  • Spathiphyllum-figaro
  • Spathiphyllum-bongo-bongo
  • Spathiphyllum-sebastiano

Quais os significados da flor do lírio-da-paz?

O lírio-da-paz também é uma planta cheia de significados em diversos lugares ao redor do mundo. Alguns deles são:

Acaba com as energias negativas

Segundo o Feng shui, o lírio-da-paz está ligado à pureza da alma e do ambiente. Por isso, ter essa planta dentro de um local fechado ajuda a remover todo o tipo de energia ruim, e ainda promove uma vida mais otimista e tranquila.

Lírio-da-paz é harmonia

As flores brancas do lírio-da-paz são associadas à bandeira branca, que significa trégua e paz. Em certas culturas, presentar uma pessoa que você brigou ou está brigado com um lírio-da-paz demonstra que você quer acabar com o conflito. 

Já o Feng Shui prega que a planta gera harmonia para o local que ela estiver inserida, o que traz paz na decoração. Outro fator importante é que se ela florescer constantemente, isso mostra que você ainda pode ter esperança e que ciclos serão renovados.

Cardo-mariano: planta santa medicinal

Limpa o ambiente

A Nasa (agência espacial norte-americana) realizou uma série de experimentos que buscavam entender quais as melhores plantas para retirar a poluição do ar. Os estudos provaram que essa espécie foi uma das principais plantas que mostraram eficácia em retirar resíduos poluentes do ar que as pessoas respiram. 

Cuidado com o seu pet

Para o ser humano, o lírio-da-paz significa harmonia e tranquilidade, mas para os animais domésticos é uma planta nociva. Quando ingerida por um animal, a planta pode ser tóxica e causar efeitos adversos que afetam a saúde de seu bicho de estimação. Por isso, não deixe a planta ao alcance de seu cachorro ou gato, evitando  acidentes. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais