Flor de banana: benefícios e como preparar

A flor de banana, também conhecida como mangará, coração de bananeira ou umbigo de bananeira, é uma Panc (Planta Alimentícia Não Convencional) nativa de regiões da América do Sul e do Sudeste Asiático. O nome científico da banana, que apresenta o coração de bananeira, é Musa Acuminata, espécie comum na Índia e no Mianmar.

O pêndulo roxo que cresce no fim da penca de banana é a parte da bananeira que recebe o nome de flor de banana. Ela apresenta um formato cônico, com folhas (brácteas) roxas que faz com que ela se assemelhe a um coração. Dentro da flor de bananeira, existe um centro branco, que tem um sabor amargo e uma textura semelhante à da carne de peixe, ou ao palmito.

Folha de rabanete é comestível e tem benefícios

Pode comer a flor de banana?

Sim. O coração de bananeira é um alimento pouco conhecido, mas ele tem ganhado espaço no prato das pessoas. Devido a sua popularidade entre aqueles que têm uma alimentação plant-based. Isso porque a flor de banana, quando cozida, apresenta uma textura, e gosto, muito parecida com a da carne de peixe. 

As folhas roxas que cobrem o umbigo de bananeira não são consideradas comestíveis. Elas servem apenas como pratos ou para armazenar comida depois de pronta. A parte da flor da banana que é comestível é o coração branco que fica no interior do pendão.

Qual o sabor da flor de banana?

Apesar da flor de banana crescer na bananeira, ela não tem o mesmo sabor que a fruta da banana. As duas têm um perfil de aroma parecido, mas a flor é bem mais delicada, e seu gosto é parecido com o das folhas de alcachofra

Algumas pessoas afirmam que se preparada de maneira correta, a flor de banana tem um gosto parecido com o do peixe. No entanto, ela é mais macia e crocante do que a carne animal. Esse fator é um atrativo para quem está em busca de adotar uma dieta plant-based. 

Onde comprar e como armazenar a flor de banana?

A compra da flor de banana pode ser feita em um mercado local ou com um agricultor familiar especializado na fruta. A melhor opção para se comprar é sempre aquela considerada orgânica, livre de procedimentos genéticos ou do uso de agrotóxicos.

Na hora de escolher, verifique se a flor da banana tem manchas escuras sobre suas folhas. Quanto menos manchas, mais madura a fruta. Além disso, você pode perguntar ao vendedor quando o alimento foi colhido. O fruto da do umbigo de bananeira só é consumido, se for colhido 15 dias depois da formação do último cacho da fruta. 

Não é recomendado descascar a flor e deixá-la para comer depois, pois assim como a banana, ela fica marrom e apodrece. Caso você precise armazenar a flor antes de prepará-la, coloque-a dentro de um pote selado, ou em um saco a vácuo, no refrigerador, por até três dias.  

Para o que serve a flor de banana?

A flor de banana é rica em antioxidantes, diversos minerais e proteínas, e também tem baixa quantidade de calorias. Seu benefício principal é oferecer uma concentração balanceada de fibras solúveis e insolúveis. Essas fibras ajudam a equilibrar os níveis de colesterol, de açúcar no sangue, o apetite e certos problemas digestivos. 

Confira a seguir outros benefícios da flor de banana

Pode melhorar a saúde intestinal

Por ser rica em fibras solúveis e insolúveis, a flor de banana ajuda a melhorar a saúde do sistema digestivo. Alguns estudos apontam que o consumo de fibra pode aumentar a quantidade de micróbios intestinais — vírus, bactérias e fungos — que fazem bem ao corpo e previnem casos de câncer.  

Pode prevenir problemas na próstata

Depois dos 50 anos, algumas pessoas começam a apresentar problemas sérios de próstata aumentada. Essa condição pode gerar adversidades na saúde urinária, como fluxo fraco, questões de retenção, e urgência de urinar.

Na medicina tradicional, a flor de banana é conhecida por tratar essas condições. Um estudo, realizado em animais, mostrou que as propriedades anti-inflamatórias da flor podem reduzir o tamanho da glândula da próstata, melhorando consideravelmente esses casos. 

Reduz o risco de perda óssea

A medicina tradicional também recomenda o consumo da flor de banana no tratamento de desconforto nas juntas, que é comumente causado pela perda óssea. Uma pesquisa comprovou que dois antioxidantes presentes na flor, a quercetina e catequina, ajudam a prevenir esse tipo de condição.

Pode reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue

Diversos compostos presentes na flor de banana são benéficos quando se trata em reduzir níveis de colesterol e glicose no sangue. Apesar de ainda ser preciso maior estudo em humanos, algumas pesquisas já mostram que o extrato da flor de banana tem efeitos antioxidantes e redutores de colesterol. 

Como preparar a flor de banana?

No vídeo a seguir, você pode aprender como limpar corretamente o coração de bananeira: 

Receita de flor de banana refogada

Modo de preparo

  1. Retire as folhas e corte a flor de banana em rodelas;
  2. Coloque uma panela com água e a flor no fogo para ferver;
  3. Repita o processo de ferver a flor, não se esqueça de trocar a água,  para tirar o gosto amargo do coração de bananeira, e deixe escorrendo no final;
  4. Depois, coloque óleo e alho amassado em uma panela e deixe fritar;
  5. Adicione a flor de banana, mexa e coloque sal;
  6. Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos;
  7. Acrescenta a cebola, azeitona e a pimenta-do-reino;
  8. Verifique se está bom de sal e se a flor ficou mole;
  9. Desligue o fogo, espere esfriar e sirva!
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais