Entenda o que é depressão pós-parto

Depressão pós-parto é um distúrbio emocional que pode ocorrer após alguém dar à luz a um bebê. Ele é geralmente provocado pela queda considerável dos níveis hormonais nesse período.

Estima-se que cerca de 80% das mulheres tenham pensamentos negativos, fadiga e preocupação excessiva nos primeiros dias com uma criança recém-nascida. No entanto, esse sentimento é comum e costuma desaparecer em poucas semanas. Já a depressão pós-parto pode durar mais tempo e ser muito mais agressiva, atingindo aproximadamente 15% das mulheres.

Embora as mulheres estejam em maior risco de desenvolver depressão pós-parto, o distúrbio também pode ocorrer em homens. Pesquisadores do Hospital Pediátrico de Chicago descobriram que quase 20% dos pais de bebês prematuros apresentaram sintomas de depressão pós-parto. Esse estudo aponta para a necessidade de se implantar mais programas voltados para a saúde mental não só das mães, mas também dos pais, que muitas vezes não percebem ou não admitem precisar de ajuda.

Possíveis causas da depressão pós-parto

A principal causa da depressão pós-parto é a desregulação hormonal. Durante a gravidez, o estrogênio e a progesterona aumentam. Porém, logo após o parto, seus níveis voltam ao normal. Essa mudança brusca pode levar à depressão.

O que é depressão e seus sintomas

Outras causas possíveis podem ser privação de sono, dieta inadequada, abuso de drogas ou álcool e baixo nível de hormônios da tireoide. Distúrbios emocionais prévios ou histórico de doenças mentais na família também são fatores decisivos.

Estressores emocionais também podem afetar a saúde mental da mãe ou do pai. Um divórcio recente ou o falecimento de alguém próximo, pais ou bebê com problemas de saúde, crise financeira e falta de apoio são todos possíveis motivadores da depressão pós-parto.

Um estudo descobriu que a depressão pós-parto está intimamente ligada ao sistema imunológico. Os pesquisadores analisaram várias características de amostras de sangue de 482 mulheres com a doença, encontrando diferenças significativas nas células B em comparação com aquelas sem a depressão pós-parto.

Sintomas da depressão pós-parto

Para diferenciar a depressão pós-parto do chamado baby blues, deve-se atentar à duração e intensidade dos sintomas. Também é válido observar se eles interferem nas atividades diárias e impedem a mãe ou o pai de cuidarem de si mesmos e do bebê.

Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

  • Sentir-se triste e chorar excessivamente sem motivo;
  • Sentir-se exausto, mas não conseguir dormir;
  • Dormir mais do que o normal;
  • Comer demais ou comer pouco;
  • Ter dores no corpo ou ficar doente sem explicação;
  • Ficar irritado, nervoso ou ansioso sem motivo;
  • Mudar de humor repentinamente;
  • Ter dificuldade para lembrar de coisas;
  • Ter dificuldade para se concentrar;
  • Sentir-se desinteressado em coisas das quais costumava gostar;
  • Sentir-se distante do seu bebê;
  • Sentir que suas emoções negativas são erradas;
  • Ter medo de contar isso a outra pessoa e acharem que você está sendo um pai ou uma mãe irresponsável;
  • Ter pensamentos intrusivos de machucar a si mesmo ou ao seu bebê.

Os sintomas da depressão pós-parto podem aparecer até duas semanas após o nascimento. Em alguns casos, eles só se manifestam depois de um mês. Se não tratada, a depressão pós-parto tende a piorar.

Depressão pós-parto severa e outros distúrbios

É fundamental que a pessoa experienciando depressão pós-parto procure tratamento, pois esse distúrbio pode evoluir para casos mais graves. A depressão pós-parto severa apresenta sintomas perigosos, como:

  • Alucinações, ou ver, cheirar ou ouvir coisas que não são reais;
  • Crenças irracionais, dar importância a coisas insignificantes e se sentir perseguido;
  • Desorientação, confusão e fala desorganizada;
  • Comportamento atípico;
  • Ações violentas;
  • Pensamentos suicidas e tentativas de suicídio;
  • Pensamentos de machucar o bebê.

Além da depressão, algumas pessoas podem desenvolver outros distúrbios:

Psicose pós-parto

A psicose pós-parto é rara e é o caso mais grave de depressão pós-parto. Ela é mais comum em pessoas que já possuem um histórico de distúrbios emocionais. Os sintomas iniciais são inquietação, insônia e irritabilidade. 

Embora facilmente confundidos com baby blues, eles são acompanhados de outros sintomas, como alucinações e sensação de perseguição. Podem acontecer pensamentos intrusivos sobre  o bebê, como colocar a culpa na criança pelos sentimentos resultantes da psicose.

Ao sinal de algum desses sintomas, a intervenção médica é essencial. 

Ansiedade pós-parto

Embora a depressão pós-parto seja mais comum, casos de ansiedade após o nascimento de um bebê afetam uma entre seis mulheres. 

Ansiedade: sintomas, tipos e tratamento

Os sintomas incluem hiperventilação, ataques de pânico, dificuldades para dormir causadas por preocupação excessiva, pensamentos repetitivos, dificuldade para se concentrar e exagero em querer proteger constantemente o bebê de situações variadas. 

TOC pós-parto

A necessidade de proporcionar um ambiente saudável para o crescimento da criança pode levar os pais a desenvolverem transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). 

Entre 1-3% das mães apresentam TOC. O transtorno geralmente está relacionado à segurança do bebê e inclui preocupações como a de que a criança venha a falecer durante a noite ou que o pai ou a mãe deixe a criança acidentalmente cair.

Alguns dos sintomas são organização e limpeza repetitiva; constantes visitas ao berço do bebê durante à noite mesmo sabendo que ele está bem, e compulsões mentais, como rezar diversas vezes pela segurança do bebê.

Além disso, a pessoa pode desenvolver rituais, como contar ou tocar algo um número específico de vezes, achando que, assim, é capaz de prevenir coisas ruins de acontecerem.

Recomenda-se que os distúrbios citados sejam tratados com psicoterapia e/ou uso de medicação. Para casos mais severos, a internação hospitalar pode ser necessária. 

Depressão pós-parto: tratamento, remédios naturais e dicas

A depressão pós-parto requer orientação médica. Seu tratamento inclui psicoterapia e uso de medicação. 

Alguns antidepressivos não podem ser utilizados durante a amamentação, então é recomendável alertar o profissional da saúde antes de utilizar a medicação.

Junto ao tratamento clínico, alguns hábitos e remédios naturais podem contribuir para a melhora dos sintomas da depressão pós-parto, como a prática de atividades físicas e o cuidado com a higiene do sono. Massagem, meditação e uma dieta rica em nutrientes também podem ajudar nesse momento. 

O uso de plantas medicinais deve ser feito com cautela. A interação entre suplementos e medicação pode causar problemas de saúde. Além disso, propriedades das ervas medicinais têm chances de estarem presentes no leite materno. Por isso, recomenda-se sempre alertar o médico ou médica responsável sobre o uso de suplementos.

A seguir, confira dicas que podem auxiliar na luta contra a depressão pós-parto:

Converse com alguém

Como já foi mencionado, muitas mães e pais sentem que seus sentimentos negativos acerca da chegada do bebê são errados e não devem ser comunicados a pessoas de fora. No entanto, é importante que a pessoa que sofre de depressão pós-parto compartilhe seus sentimentos com alguém de confiança. Isso pode ajudá-la a entender que não está sozinha e que outras pessoas querem ouvi-la.

Evite se isolar

A depressão é acentuada quando a pessoa se isola e se distancia das pessoas de seu ciclo social. É recomendável que, dentro do possível, o pai ou a mãe que esteja enfrentando depressão pós-parto tente manter os amigos íntimos e familiares por perto. Outra sugestão é procurar grupos de apoio para pessoas com depressão.

Não se sobrecarregue

As tarefas domésticas devem ficar em segundo plano quando o assunto é saúde mental. Recomenda-se que o pai ou a mãe deem sempre prioridade para as suas próprias necessidades e para as do bebê. Se possível, pedir ajuda a amigos e familiares pode ser uma boa opção.

A mesma coisa vale para a hora de dormir e momentos para relaxar. Uma boa noite de sono é essencial para o bem estar físico e mental. Então, caso o bebê não durma por longos períodos, é recomendável ter alguém disponível para revezar os cuidados com ele à noite.

Risco de desenvolver depressão poderia ser reduzido com melhor qualidade do sono, indica estudo

Meditação e massagens também são ótimas opções para aliviar o estresse durante o dia e ajudam a dormir melhor.

Faça caminhada

Apenas 15 minutos de caminhada todos os dias podem ajudar a aliviar alguns sintomas da depressão pós-parto, de acordo com uma revisão de pesquisa no Journal of Women’s Health.

Carla Leite

Graduanda em Letras pela Universidade de São Paulo na habilitação de língua grega. Interessada em cinema, artesanato, literatura e arte no geral. Apaixonada por aprender novas línguas e, no momento, estudando mandarim. Vegana em constante aperfeiçoamento e serva fiel dos meus três gatos.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais