Como aproveitar restos de sabonete?

Como aproveitar restos de sabonete? Assim como qualquer produto de higiene, o sabonete tem seus impactos no meio ambiente, devido às substâncias químicas que fazem parte da sua composição. Por isso, algumas pessoas se perguntam como evitar jogar o resto do sabonete no lixo, e reduzir seus possíveis danos ambientais.

Antes de mais nada, é importante entender que o sabonete tem prejuízos mesmo quando usado completamente, já que suas substâncias são levadas pela água quando lavamos o nosso corpo. Entretanto, descartar os restos de sabonete no lixo também pode contribuir para mais impactos.

Por essa razão, é recomendado o uso de sabonetes com ingredientes naturais, que apesar de ainda terem possíveis consequências nocivas — como a eutrofização —, são menos danosos do que os que possuem muitos produtos químicos industrializados, como o cloro e o triclosan.

Para saber mais sobre os tipos de sabonetes e seus impactos, confira a matéria:

Sabonete: tipos, diferenças e riscos

Como aproveitar restos de sabonete?

Existem formas de utilizar o sabonete até o fim, sem deixar aqueles restos pequenos que mal dão para passar no corpo. Confira a seguir formas de aproveitar restos de sabonete:

Junte os restos

A forma mais simples de aproveitar os restos de sabonete é juntando eles a sua nova barra. A técnica é simples, molhe o pedaço pequeno e coloque-o em cima do pedaço novo, depois, molhe mais um pouco para que eles fiquem juntos. Depois é só continuar usando o sabonete diariamente que os dois irão se fundir.

Você também pode usar um pequeno saquinho de pano vazado, inserir todos os pedacinhos ali dentro e utilizar no banho.

Transforme o em sabonete líquido

As sobras de sabonete podem ser transformadas em sabonete líquido, se você tiver uma embalagem dando sopa em casa. Para isso, você vai precisar:

  • Juntar todos os restos de sabonete;
  • Cortar os sabonetes em pedaços finos, como queijo ralado;
  • Aqueça uma panela, em fogo baixo, para derreter o sabonete, com a adição de meio litro de água;
  • Desligue o fogo e deixe esfriar por pelo menos 12 horas;
  • Misture bem o líquido derretido com um batedor;
  • Se a mistura estiver muito firme, adicione mais água e mexa mais;
  • Use um funil para transferir o líquido para um dispenser;
  • Pode usá-lo!
Laboratório da USP produz e distribui sabonete líquido e álcool em gel em ação social

Use para perfumar suas gavetas

Depois de um tempo armazenadas, as roupas começam a cheirar a mofo. Por isso, você pode aproveitar restos de sabonete no seu guarda-roupa! Basta pegar os pedaços de sabonete sobrando e colocá-los em uma gaveta, para que o seu odor de um pouco de frescura para as roupas ou sapatos armazenados.

Faça creme para barbear

Os ingredientes do creme de barbear comum podem ser danosos para o meio ambiente e para a pele, devido a ingredientes nocivos como óleos minerais. Se tiver restos de sabonetes naturais em casa, que tal usá-los para fazer um creme de barbear novo? 

  • Junte os pedaços em uma caneca;
  • Adicione água quente;
  • Use uma escova para fazer espuma misturando os ingredientes;
  • Aplique na região que irá depilar;

Esponja de sabonete

Algumas pessoas usam esponjas, como a bucha vegetal, para se esfregar durante o banho. Se você tiver restos de sabonete em casa, tente adicioná-los dentro de uma dessas buchas. Assim, toda vez que for tomar banho, ela já vai ter um pouco de sabonete dentro para ser aplicado na pele enquanto você se esfrega. 

Esfoliante

Em vez de comprar um esfoliante novo, que tal usar as sobras do sabonete para fazer um? Para isso você pode precisar diluir os pedaços em um copo de água quente, até que a mistura esfrie. Depois adicione um pouco de sal ou açúcar para tornar o esfoliante mais efetivo. 

Giz de sabonete

O sabonete em barra pode ser usado como giz. Se quiser ser um pouco mais criativo, derreta os restos, adicione um pouco de colorífico alimentar não-tóxico, e deixe a mistura endurecer novamente. A partir daí é só usar o giz como quiser, seja para desenhar ou escrever.

Além disso, você pode usá-los para escrever em superfícies de vidro, já que eles podem ser facilmente lavados com água.

Designers criam conceito de aparelho que reaproveita giz de lousa

Esculturas com sabonete

Outra forma de aproveitar restos de sabonete é fazendo esculturas. Para quem gosta de passar o tempo criando pedaços de arte, o sabonete pode ser uma ótima opção de material. Você pode esculpi-los com uma faca ou um estilete, ou usar moldes de silicone para criar novas formas — nesse caso é preciso derreter o produto.

Limpador de pincéis de maquiagem

Você pode criar um creme ideal para a limpeza de seus pincéis de maquiagem: tente derreter os restos de sabonete, adicione azeite de oliva e água, e então coloque a mistura em um pote de vidro Essa receita ajuda a retirar os resíduos de sombra, delineador e contorno, de seus utensílios.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais