Brasileiros têm tendência a desenvolver doenças cardiovasculares causadas por hipertensão arterial

A conclusão é de um estudo divulgado pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil; alta prevalência de hipertensão varia entre 22% e 44% em adultos (32% em média) e chega a mais de 50% em indivíduos com 60 a 69 anos e 75% naqueles com mais de 70 anos

Os brasileiros têm tendência a desenvolver doenças cardiovasculares causadas por hipertensão arterial. Em 22 inquéritos populacionais, representativos de cidades brasileiras, identificou-se alta prevalência de hipertensão, variando entre 22% e 44% em adultos (32% em média) e chegando a mais de 50% em indivíduos com 60 a 69 anos e 75% naqueles com mais de 70 anos.

A alta prevalência de hipertensão arterial é decorrente de sua alta incidência, chegando a 80% em indivíduos com pré-hipertensão arterial em 10 anos.

Esta é uma das informações divulgadas no fascículo “Comparação entre medicamentos para tratamento inicial da hipertensão arterial sistêmica”, lançado no último mês pela Representação da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil.

O artigo, escrito por Flávio Danni Fuchs, doutor em Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela UFRGS e professor titular de Cardiologia na Faculdade de Medicina da UFRGS, faz parte da série “Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica”.

O objetivo é fornecer aos profissionais, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) informações confiáveis e isentas, com base nas melhores evidências científicas disponíveis.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é causa de doenças do coração hipertensivas e fator de risco dominante para doenças decorrentes de aterosclerose e trombose, como acometimento isquêmico cardíaco, cerebral, vascular periférico e renal, além de poder ocasionar insuficiência cardíaca.

Pacientes hipertensos em fases mais precoces da vida podem desenvolver déficits cognitivos (doença de Alzheimer e demência vascular e senil), bem como outras complicações. Essa multiplicidade de consequências caracteriza a hipertensão arterial sistêmica como uma das causas de maior redução de expectativa e qualidade de vida das pessoas.

O risco inicia em valores tão baixos quanto 120/80 mmHg, que poderão transformar-se em novos limites diagnósticos de hipertensão arterial.

Abordagem não medicamentosa versus medicamentosa

A primeira abordagem face ao diagnóstico de hipertensão arterial ou mesmo de pré-hipertensão arterial deve ser com medidas não medicamentosas, conhecidas como mudanças do estilo de vida. Medidas populacionais podem ser teoricamente eficazes em prevenir a elevação da pressão arterial com a idade e auxiliar no tratamento de pacientes já hipertensos.

A restrição de sais de sódio utilizados para conservação de alimentos industrializados e sua redução no preparo de alimentos têm o maior potencial de efetividade. Países, incluindo o Brasil, estão se movendo nesse sentido, mas ainda estão longe de diminuir substancialmente a quantidade de sódio adicionada a alimentos.

As medidas não medicamentosas propriamente ditas apresentam benefício discreto, e por vezes incerto, no controle da pressão arterial.

Assim, faz-se necessária a utilização de medicamentos para obter o efetivo controle da HAS, entretanto a escolha da farmacoterapia deve ser realizada caso a caso, considerando as melhores evidências disponíveis na literatura, e deve obedecer às prioridades de escolha entre os diferentes grupos farmacológicos e as associações possíveis entre esses grupos, tendo em mente as possíveis contraindicações e efeitos adversos.

A versão completa da série “Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica” pode ser acessada aqui.

Fonte: ONUBr

Veja também:
Atividades físicas ajudam a combater hipertensão em mulheres prestes a entrar na menopausa
Iogurte pode ser um aliado no combate da hipertensão, diz pesquisa

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais