Purificador de ar caseiro: faça você mesmo

O purificador de ar caseiro é uma alternativa barata e prática de limpar o ar de ambientes fechados sem gastar muito dinheiro. Purificadores de ar ajudam no tratamento de poluentes, alérgenos e bactérias invisíveis a olho nu, que podem causar problemas à saúde respiratória. 

O purificador funciona como um renovador de ar, retirando o pó, bolor, pólen, odores fortes e pelos animais que acumulam em locais fechados. Porém, por ser um aparelho caro, nem todo mundo consegue ter um em casa. Isso pode ser resolvido com o purificador de ar caseiro, criado por pesquisadores que buscaram entender sua eficácia.  

Como fazer um purificador de ar caseiro?

De acordo com o estudioso que criou esse passo a passo, Richard Corsi, o purificador de ar caseiro é uma caixa de ventilador com filtros de alta eficácia, ligados por fitas isolantes. Ele suga o ar da parte interior de um ambiente, separa-o das micro partículas que flutuam nele e devolve um vento limpo e livre de alérgenos e poluentes.

Para poder fazer o purificador de ar caseiro você precisa de:

  • Um ventilador, de preferência quadrado;
  • Quatros filtros de ar MERV-13, também quadrados;
  • Fita isolante;
  • Papelão;

Depois de obter as peças necessárias, você vai:

  1. Pegar o ventilador, opte por um ventilador quadrado de mesa, porém se não tiver como, pode usar seu ventilador normal (a eficácia do purificador diminui);
  2. Usando os quatro filtros MERV-13, você vai montar uma “caixa” ao redor do ventilador — sendo que um dos filtros precisa estar bem na frente da saída do vento;
  3. Use a fita isolante para manter os filtros no local e evitar a saída de ar em buracos mal tampados;
  4. Na parte inferior da caixa de filtros coloque um papelão, para que não fique nenhuma abertura;
  5. Seu purificador caseiro está pronto!

Se seu ventilador não for quadrado, ou você não conseguir comprar mais de um filtro MERV-13, use a fita isolante para prender um único filtro na saída de vento do eletrodoméstico — na frente das pás. Essa alternativa é menos eficaz mas ainda pode ajudar de alguma forma. 

Ventilador feito com madeira reciclada é lançado no mercado brasileiro

Qual a eficácia do purificador de ar caseiro?

Um estudo de 2022, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, analisou a eficácia do purificador de ar caseiro criado por Corsi. Depois de instalar 17 purificadores caseiros, a quantidade de compostos orgânicos semi-voláteis diminuiu de 30 a 60 por cento. Os compostos são micropartículas que impactam a saúde respiratória humana.

De acordo com a pesquisa de Richard Corsi, a caixa purificadora produz de sete a oito trocas de ar em uma hora em um cômodo de 700 m². Quando comparada com um purificador normal, o purificador de ar caseiro apresenta números semelhantes de limpeza. Desta forma, a versão “faça você mesmo” pode ter melhor custo benefício para sua casa.  

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais