Serragem: o que é, usos e impactos na saúde

A serragem é um subproduto da carpintaria, que além de ter importância industrial e ambiental, pode afetar a saúde humana. O produto consiste em micropartículas que sobram quando uma pessoa corta ou serra um pedaço de madeira. Sem os cuidados necessários, trabalhadores que entram em contato com esse material diariamente têm risco de desenvolver doenças respiratórias

8 maneiras pelas quais as cidades podem adquirir madeira de origem sustentável

Qual a composição da serragem?

A composição da serragem depende majoritariamente da composição da espécie de madeira que está sendo usada, bem como do método de processamento do material. Os principais constituintes do subproduto são:

Celulose: compõe cerca de 50% da serragem e é o componente primário das células vegetais. Geralmente não-tóxico;

Lignina: responsável por produzir a rigidez da madeira, a lignina compõe 25% da composição da serragem;

Hemicelulose: cerca de 15% da composição do produto, ajuda na ligação entre a celulose e a lignina;

Extratos: compostos orgânicos que variam de acordo com a espécie da árvore, podendo conter resinas, taninos e óleos essenciais. Alguns deles podem ser irritantes ou tóxicos;

Substâncias inorgânicas: presença de minerais, metais e sais na madeira, que podem variar com o tipo de madeira e o processamento da serragem;

Quais são os tipos de serragem?

Existem dois tipos mais comuns de serragem, que são encontrados com mais facilidade:

  • Dura: proveniente de árvores como o carvalho, o bordo e a castanheira, é normalmente mais fino e um alérgeno;
  • Macia: retirada de árvores como o pinheiro, o cedro e o cipreste, é geralmente maior e mais pesada, reduzindo a probabilidade de infiltração profunda nos pulmões — apesar de ainda causar problemas respiratórios e alergias;

Para que serve a serragem?

A serragem é um subproduto com diversos usos pela indústria da madeira, alguns deles estão ligados a ações do dia a dia, como artesanato, e outros a grandes produções, como a geração de energia. A seguir confira uma lista com as principais aplicações das partículas de madeira:

  • Produção de carbono ativado;
  • Separação de óleo e água, que contribui para o controle de derramamento de óleo;
  • Sorvente para a remoção de metais pesados na água;
  • Produção de concreto;
  • Biocombustível;
  • Briquetes, blocos de serragem que substituem a lenha;
  • Artesanato;
  • Jardinagem, na mistura do adubo e no isolamento do solo;
  • Redução dos impactos da erosão;

Os impactos da serragem na saúde

A exposição constante à serragem pode causar danos significativos na saúde de um indivíduo. Por isso, é importante que trabalhadores da indústria madeireira tenham acesso aos cuidados essenciais para evitar problemas no futuro. 

Os efeitos a curto prazo do contato com a serragem são:

  • Irritação dos olhos, nariz e garganta, que pode levar a quadros de tosse, espirros, nariz escorrendo e olhos marejados;
  • Chiado ou som agudo durante a respiração, causado pelo estreitamento das vias nasais;
  • Falta de ar devido a irritação gerada pela serragem;

Segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, a serragem é classificada como um carcinógeno do grupo um, que afeta a cavidade nasal, os seios paranasais e a garganta. A inalação das micropartículas de madeira também pode causar sensibilidade respiratória e doença pulmonar obstrutiva crónica.

Para além dos problemas de respiração, o contato direto com a serragem pode resultar em dermatite por contato, dermatite alérgica, conjuntivite e a abrasão da córnea — arranhões na córnea causados pelo contato das partículas de madeira com o olho.

Bough Bike: a bicicleta elétrica de madeira

Como prevenir esses problemas?

Através da implementação de equipamentos de proteção individual (EPIs) é possível garantir a qualidade de vida de trabalhadores que têm contato direto com a serragem. As empresas podem investir em sistemas coletores de poeira, máquinas de produção fechadas e métodos úmidos para suprimir a liberação de partículas. 

Também é de responsabilidade da empresa prover equipamentos de segurança, treinamento e práticas de trabalho seguras para seus funcionários. Alguns dos EPIs necessários para quem trabalha com serragem são:

  • Respiradores ou máscaras com filtros;
  • Luvas;
  • Óculos de proteção.
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais