Banho rápido: como reduzir o tempo de banho?

O banho rápido é uma meta que muitos tentam alcançar, mas acabam falhando. Afinal, quem resiste a um banho com água quente? Entretanto, existem maneiras de reduzir o tempo no chuveiro no dia a dia, e economizar não só água, como energia. Além disso, evitar banhos longos também ajuda a prevenir problemas na pele.

Quanto tempo dura um banho rápido?

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) a média de tempo em um banho é de oito minutos. Porém, existem dermatologistas que recomendam um espaço de tempo entre cinco a dez minutos, para que não passe tempo demais e ainda sim seja o suficiente para se lavar. 

O banho rápido serve para prevenir gastos e desperdícios desnecessários. Você já olhou para sua conta de energia e água e se perguntou como reduzir o preço? Diminuir o tempo de banho pode ajudar com isso. 

Quais os efeitos colaterais de tomar banho demorado?

Além dos gastos com água e energia, o banho prolongado pode retirar os óleos da pele e abrir os poros, permitindo que o tecido fique desidratado. Esse efeito é agravado com o uso de água quente, que é responsável por piorar quadros de eczema e psoríase.  

Por isso, se você precisa tomar um banho que passa dos seis minutos, seja para lavar o cabelo ou tirar uma sujeira muito incrustada, opte por água gelada ou morna. A água gelada melhora a tensão nos músculos, acalma irritações na pele e acorda quem precisa de energia. Enquanto isso, banhos mornos podem aliviar condições na derme, segundo a Academia Americana de Dermatologia.  

Dicas para tomar um banho rápido

Separe seus produtos higiene antes do banho

Junte todos os produtos que vão ser usados para se limpar durante o banho rápido antes de ligar a água. Deixar esses utensílios em um local de fácil acesso dentro do box do banheiro pode economizar tempo. Você pode usar prateleiras ou armazenadores para guardar os objetos.

Reduza a temperatura da água

A água quente, principalmente em dias frios, traz aquela sensação de não querer sair de baixo do chuveiro. Por isso, tente reduzir um pouco a temperatura da água, deixando-a morna ou gelada. Como mencionado anteriormente, esse tipo de banho rápido tem seus benefícios e ainda ajudam na economia de água e energia.

Banho de assento para candidíase

Contabilize o tempo de banho com um cronômetro ou playlist

Você é desligado e esquece quanto tempo passa debaixo da água? Bom, então cronometrar o tempo pode ser uma alternativa para o banho rápido. Basta colocar um alarme no celular ou ligar o cronômetro do aparelho. 

Se você gosta de ouvir música enquanto se lava, use isso como forma de calcular os minutos. Uma canção dá em média 3 minutos, logo, duas músicas são 6 minutos. 

Desligue a água quando não for usá-la

Sabe o momento de passar o sabonete, shampoo e condicionador? Então, essa é a hora de desligar o chuveiro. Essa técnica ajuda a reduzir o gasto de água e energia, e ainda permite que você preste mais atenção na limpeza. 

Caso prefira se depilar ou barbear enquanto toma um banho rápido, opte por desligar a água na hora de passar o barbeador. Só ligue o chuveiro para limpar a pele e eliminar o excesso de pelos.

Não escove os dentes no chuveiro

Pode parecer que escovar os dentes no chuveiro é uma boa opção para reduzir o tempo e os gastos com água e energia. Mas na verdade essa técnica só prolonga o banho. Se você realmente quer um banho rápido, deixe para escovar os dentes antes ou após entrar no chuveiro.

Aprenda como escovar a língua e melhore a sua saúde bucal

Como tomar banho corretamente?

O banho rápido ideal deve ser feito pelo menos uma vez ao dia e com as técnicas certas, para garantir que o corpo esteja completamente limpo. A seguir confira algumas dicas de como se lavar:

  1. Molhe todo o corpo e certifique-se que o cabelo está úmido o suficiente;
  2. Use um sabonete para limpar o corpo;
  3. Faça espuma com as mãos e lave o corpo de cima para baixo, ou seja, da cabeça aos pés;
  4. Não se esqueça das dobras de pele, dos cantos, das virilhas e a parte entre os dedos;
  5. Passe o shampoo na cabeça e levemente passe os dedos sobre o couro cabeludo;
  6. Retire o sabonete e o shampoo com a água depois de limpar bem por alguns minutos;
  7. Aplique o condicionador, sem deixar o produto na raiz, e deixe agir por três minutos;
  8. Limpe o produto do cabelo;
  9. Desligue a água quando tiver certeza que o corpo todo está livre de sabão e sujeiras;
  10. Use uma toalha para se secar e aplique hidratante em seguida.

Para saber mais sobre a lavagem do cabelo, confira a matéria:

Como lavar o cabelo corretamente?
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais