[Vídeo] Produzindo grande parte do lixo eletrônico global, China enfrenta desafios da reciclagem

Vídeo mostra sistema criado por Pnud em cooperação com grande empresa de internet para reduzir descarte incorreto no país

Imagem: divulgação

Como a China é um país extremamente populoso e está se desenvolvendo em termos econômicos, o consumo tem as mesmas proporções – celulares, por exemplo, são comprados e descartados aos montes, o que gera problemas ambientais, já que itens eletrônicos contêm metais pesados que podem causar danos se descartados incorretamente (veja mais aqui).

O país oriental produz, junto com os Estados Unidos, cerca de 1/3 do lixo eletrônico de todo o mundo. Passos começam a ser dados para amenizar o descarte incorreto. A província de Guangdong, por exemplo, está se tornando referência para a reciclagem de lixo. Após passar um grande período sendo conhecida como uma região pobre, os ventos mudaram com negócios multimilionários envolvendo reciclagem de lixo eletrônico. Na cidade de Guiyu, 80% dos moradores sobrevivem trabalhando em empresas desmontando aparelhos antigos, como celulares e computadores, para reaproveitamento.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) fez uma parceria com a empresa de internet Baidu (famosa por ter o mecanismo de busca mais acessado na China) para o desenvolvimento de aplicativo que facilita o descarte correto.

Apesar desse tipo de iniciativa, ainda há muito a ser feito, já que a tendência é que a China chegue a ser a maior produtora de lixo eletrônico no mundo já a partir de 2017.

Para mais informações a respeito, confira o vídeo.

Quer saber onde descartar seus itens eletrônicos? Clique aqui.


Fonte: ONUBr

Veja também:

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais