Lua: tudo que você precisa saber sobre o satélite

A Lua é o objeto mais próximo da Terra no campo astronômico. Apesar de brilhar nas noites terrestres, o satélite não tem brilho próprio, e toda a luz que ele reflete é derivada dos raios de Sol que alcançam sua superfície. Além de ser o quinto maior satélite do sistema solar, é formado por um material que um dia já fez parte da composição terrestre.

Quando se fala em tamanho, a Lua tem um diâmetro de 367 quilômetros, o que significa que cabem quatro dela no diâmetro da Terra. O peso do satélite é de aproximadamente 7.35 x 10^22 quilogramas, com a Terra sendo 81 vezes mais pesada. 

Como surgiu?

Acredita-se que a formação da Lua aconteceu a cerca de 4.51 bilhões de anos atrás, um pouco depois do surgimento da Terra. A principal teoria sobre como esse corpo celeste teria se formado afirma que o impacto de uma grande pedra, chamada de “Theia”, com o planeta teria arrancado uma parte de sua composição. 

No período após a formação do Sol, o sistema solar era turbulento, repleto de poeira, gás e pedras, que orbitavam ao redor da estrela. Sendo assim, não seria estranho apontar que uma pedra, do tamanho do planeta Marte, atingiu a Terra. Isso fez com que uma parte do material orgânico do planeta se soltasse e formasse o satélite conhecido como Lua.  

Isso explicaria o formato oval da Terra e o fato de que os cientistas já encontraram semelhanças entre a composição do planeta e do satélite. Uma pesquisa, da Western University, apontou que a crosta lunar já foi rica em água há um pouco mais de 4 bilhões de anos. 

Qual a distância da Lua para a Terra?

A Lua está a 384 quilômetros de distância da Terra, o que significa que demoraria 16 dias para atingir sua superfície em uma viagem de avião, se isso fosse possível. Porém, as missões para o satélite, que já foram realizadas pela humanidade por meio de foguetes, demoraram entre três a quatro dias para alcançar o destino final. 

Existe gravidade na Lua?

Sim, entretanto, devido a sua massa — que é menor que a da Terra — a gravidade é reduzida. Isso significa que qualquer objeto, quando colocado em solo lunar, pesa menos do que pesaria em solo terrestre. 

A baixa força gravitacional da Lua pode explicar o porquê dela não ter uma atmosfera. Ou seja, em tese, a atmosfera teria escapado da gravidade do satélite. Devido a essa ausência, as temperaturas no corpo celeste variam entre extremamente baixas e extremamente altas, como -180°C e +110°C. 

Além disso, a falta de uma atmosfera faz com que a Lua fique desprotegida do vento solar, raios cósmicos ou micrometeoritos. Por esse motivo é impossível a formação de vida no corpo celeste.

Quais são as fases da Lua?

A Lua demora cerca de 29,5 dias para orbitar ao redor da Terra, o que gera os diferentes aspectos de sua forma que aparecem ao redor do mundo — conhecidos como as fases da Lua. Dependendo da luminosidade do Sol refletida pelo corpo celeste, ela pode ser classificada como cheia, minguante, nova ou crescente. 

Para entender melhor o conceito, confira:

Fases da Lua: quais são e por que ocorrem

Durante o período de rotação da Lua ao redor da Terra, também pode acontecer o alinhamento perfeito entre o satélite, o Sol e o planeta. O nome desse evento é eclipse e ele é dividido em duas categorias: solar e lunar. 

Eclipse solar: a Lua passa na frente do Sol e escurece os dias de algumas regiões do planeta. Esse fenômeno só acontece durante a lua nova;

Eclipse lunar: quando a Lua passa exatamente através da sombra da Terra durante o período de lua cheia;

Por que a Lua tem buracos?

As crateras da Lua foram formadas por bilhões de anos de impactos de meteoritos em sua superfície. O maior buraco encontrado no solo lunar tem 200 quilômetros de diâmetro e o menor cerca de um metro. A maioria dessas crateras foram formadas há cerca de 3 mil ou 4 mil bilhões de anos atrás.

Quando o homem pisou na Lua pela primeira vez?

A primeira vez que o ser humano pisou na Lua foi em 1969, durante a missão Apollo 11. Neil Armstrong foi o primeiro homem a colocar o pé no corpo celeste, marcando a história da ciência em 20 de julho daquele ano. Ao todo, o ser humano já foi à Lua seis vezes, sendo que 12 pessoas já pisaram em solo lunar. 

O que aconteceria se a Terra não tivesse um satélite natural?

Apesar da gravidade da Lua ser menor em comparação com a Terra, ela tem um impacto importante no planeta. A força gravitacional lunar faz com que o planeta não oscile excessivamente no seu eixo, o que ajuda a estabilizar o clima. 

O corpo celeste também afeta as marés oceânicas, fazendo com que as partes mais próximas da Lua sejam puxadas. O efeito é a formação de “protuberâncias” na água em lados opostos da Terra.

Dá para ver a Lua durante o dia?

Existe o senso comum de que a Lua não pode ser vista durante o dia, porém, isso não é verdade. O que acontece é que a luz do Sol é tão forte que fica difícil de identificar o satélite. Outro fator que dificulta essa visão é a posição do corpo celeste durante o horário. 

Porém, em horários próximos ao anoitecer a Lua pode ser encontrada no céu azul claro. Basta observar com cuidado, certificando-se de usar equipamentos que protejam seus olhos dos raios solares.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais