Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? A resposta para essa pergunta é mais complexa do que muitos estudiosos fazem parecer. A vida terrestre é um ciclo, e por isso tentar explicar o surgimento das espécies como algo linear pode influenciar a criação de informações errôneas. Antes de responder o questionamento é preciso saber: qual ovo estamos falando?

O ovo da galinha

O ovo dos pássaros atuais são diferentes dos ovos dos dinossauros ou das outras espécies de aves que viviam milhões de anos atrás. A estrutura do ovo amniótico é composta pela casca de ovo e membranas extra-embrionárias, como âmnio, córion e o alantoide. Além disso, os ovos têm casca externa fortemente mineralizada (casca rígida) ou fracamente mineralizada (casca frágeis).

O ovo amniótico surgiu alguns milhões de anos atrás, ainda com os dinossauros. Ele permite que o embrião continue a se desenvolver fora do corpo do animal, graças à proteção das membranas, o armazenamento de água e o espaço para a respiração. Os fluídos e os nutrientes que compõem esses ovos também contribuem para o desenvolvimento do feto.

Esses fatores diferenciam os ovos amnióticos dos primeiros ovos que surgiram na natureza, que são mais semelhantes aos dos anfíbios. Os ovos primitivos eram gelatinosos e dependiam da umidade para sobreviver, por isso a reprodução de certas espécies era feita próxima a corpos de água. 

Os cientistas ainda não sabem muito bem quando o normal deixou de ser os ovos gelatinosos para se tornar os amnióticos. Isso porque o ovo é um material difícil de fossilizar, devido a estrutura frágil de sua casca que se desintegra com o tempo. 

A principal aposta da ciência seria de que esses ovos surgiram há cerca de 340 milhões de anos, enquanto se formavam os tetrápodes (animais com quatro membros e uma coluna vertebral) e amniotas (animais com quatro membros e uma coluna vertebral que põem ovos com camadas extra). Atualmente os mamíferos, répteis e as aves são descendentes dos primeiros amniotas. 

Mas então, qual ovo veio primeiro?

É certo que as galinhas vieram ao mundo depois da formação dos ovos amnióticos. Sendo assim, quando falamos desse cenário, o ovo com casca dura, do qual esses animais surgiram, nasceu antes da galinha.  E antes disso, o ovo gelatinoso já existia há milhões de anos. 

As primeiras galinhas

Acredita-se que as primeiras galinhas foram resultado da mutação genética de animais que ascendiam à espécie. Essa formação teria acontecido da seguinte forma: durante a reprodução da ave conhecida como galo-vermelho (Gallus gallus), foram gerados dois zigotos mutantes que tinham características semelhantes a galinha atual.

Essa mutação resultou no nascimento de uma das primeiras galinhas, ainda com novas características não tão formadas. Com o tempo, esses genes teriam se misturado com os do galo-amarelo e o galo-cinza, e essa hibridização teria contribuído para que a galinha que existe hoje em dia tivesse pernas amarelas.

Entretanto, esses dados ainda são altamente debatidos pela ciência. Afinal, a domesticação dos galos-vermelhos começou apenas em 1650 d.C, no sudeste da Ásia, e existem evidências do surgimento de subespécies semelhantes às galinhas antes disso. Além do mais, algumas pesquisas apontam que a domesticação desses animais teria acontecido de maneira independente ao redor do mundo — o que pode apontar para a existência de uma “galinha original”, que veio antes de todas as outras. 

Mas e aí? Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?

Agora que você entendeu como surgiram os ovos e as galinhas, dá pra tentar responder a pergunta: quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? 

A resposta é: em tese, quando falamos sobre ovos em geral, o ovo teria nascido primeiro. Isso porque já existiam seres vivos na Terra gerando embriões por meio da estrutura, mesmo que com a versão primitiva e gelatinosa. Ainda que essa opção fosse eliminada, o ovo amniótico também veio primeiro, já que os dinossauros se reproduziam por meio dele — mesmo que fosse uma forma mais sensível e fina do que se conhece hoje como ovo amniótico. 

Por fim, quando falamos sobre o ovo da galinha, que se tem nessa era, quem nasceu primeiro foi a ave. Afinal, ela surgiu de uma mutação e da possível hibridização de diversas espécies de galos, que tinham o seu tipo específico de reprodução. Logo, o ovo gerado pelas galinhas que temos hoje, só nasceu após a formação da primeira espécie do animal. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais