Uxi-amarelo e unha-de-gato: para o que servem?

Uxi amarelo e unha-de-gato são duas plantas medicinais originárias da América do Sul, comumente usadas em conjunto para o tratamento da saúde uterina e para melhor fertilidade. Existem poucos estudos a respeito dos benefícios dessas espécies, a maioria do conhecimento é baseada em estudos pequenos ou em conhecimento popular passado entre gerações por comunidades tradicionais.

Menstruação: o que é e como funciona?

O que é unha-de-gato?

Também conhecida como Uncaria tomentosa, a unha-de-gato é uma trepadeira que pode chegar até 30 metros de altura. Ela pode ser encontrada na floresta Amazônica e em outras áreas tropicais da América do Sul e Central. O seu nome popular vem do fato que ela é semelhante a uma unha de gato e é caracterizada por ter um cipó lenhoso.

Saiba mais em: “Unha-de-gato: possíveis benefícios e riscos”.

O que é uxi-amarelo?

O uxi-amarelo pode ser chamado de axuá, pururu, uxi, uxi-liso e uxi-pucu, e seu nome científico é  “Endopleura uchi”. Os povos indígenas usavam a casca do uxi-amarelo como um remédio natural rico em cumarinas, saponinas, taninos e bergenina, propriedades responsáveis pelo seu efeito anti-inflamatório.

Para saber mais confira: “Uxi-amarelo: o que é, benefícios e riscos”.

Para que serve uxi-amarelo e unha-de-gato?

Tanto o uxi-amarelo quanto a unha-de-gato podem ser usados de formas separadas, como em chás ou suplementos em cápsula. Porém, quando combinadas, essas plantas medicinais podem ser usadas como suplementos para aumentar a fertilidade ou servir de tratamento complementar para condições uterinas.

Não existem muitos estudos a respeito desse uso, a maioria do conhecimento é baseado na sabedoria popular de povos indígenas. Alguns especialistas defendem que o uxi-amarelo pode ser usado no tratamento da endometriose, dos cistos no ovário e na síndrome de ovário policístico. 

Outro ponto levantado é que essa espécie ajuda a reduzir dores de cólica menstrual, principalmente em casos muito fortes, como no caso da endometriose. Outro benefício do uxi-amarelo que pode melhorar a saúde uterina é seu potencial antimicrobiano. 

De acordo com uma pesquisa, realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, os pesquisadores perceberam que o extrato da planta ajuda a combater diversos tipos de Candida (fungos que podem causar infecções sexualmente transmissíveis). Isso acontece devido às propriedades antioxidantes da planta. 

Já a unha-de-gato pode melhorar o funcionamento do sistema imunológico. Segundo estudos, o consumo de 700mg dessa planta pode aumentar a produção de células brancas no sangue. Desta forma, o organismo consegue combater infecções com maior eficiência, tendo um efeito anti-inflamatório poderoso.

Por esse motivo, quando combinadas em um único tratamento complementar, o uxi-amarelo e unha-de-gato podem ser benéficos para a saúde uterina.

Aprenda a preparar chá de casca de abacaxi

Como devo tomar uxi-amarelo e unha-de-gato?

Antes de aderir o uso dessas plantas medicinais, entre em contato com médico para que ele analise seu caso e aprove o consumo. A utilização desses suplementos é feita da seguinte forma:

  • O uxi-amarelo e a unha-de-gato são colocados na água fervente, para fazer um chá;
  • Depois que o chá estiver pronto é preciso tirar as cascas e as folhas do líquido e deixar ele esfriar um pouco;
  • Deve ser feito a ingestão de 500ml da bebida, 250 ml de manhã e 250 ml de noite;
  • Eles podem ser tomados separadamente ou em conjunto — -se escolher a primeira opção, alterne os turnos (tome o uxi de manhã e a unha-de-gato a noite ou vice e versa);

Algumas pessoas também optam por comprar cápsulas que contêm uxi-amarelo e unha-de-gato em um único suplemento, ou em dois. Nesse caso, basta ingerir o medicamento uma ou duas vezes ao dia – de acordo com o que seu médico achar melhor. 

É possível encontrar o uxi-amarelo e unha-de-gato em farmácias de manipulação, principalmente aquelas que são especializadas em produtos naturais.

Quem não pode usar uxi-amarelo e unha-de-gato?

Os estudos a respeito da ingestão de uxi-amarelo e unha-de-gato em gestantes e crianças são quase inexistentes, e por isso, muitos profissionais de saúde não recomendam a prática. Além disso, alguns especialistas defendem que, quando ingeridas em excesso, essas plantas podem ter efeitos anticonceptivos — dificultando o processo de engravidar.

Pessoas que sofrem com doenças como: pressão baixa, distúrbios hemorrágicos, esclerose múltipla e lúpus devem consultar um médico antes de usar esses produtos. Quem tem doenças autoimunes também deve evitar seu uso, já que as ervas podem acelerar o funcionamento do sistema imunológico.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais