Sons emitidos por recifes de coral mudam de acordo com nascer e pôr da Lua

Uma equipe de pesquisadores liderada pelo Centro Naval de Guerra Submarina da Marinha dos EUA em colaboração com um colega da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada – Energia, descobriram os sons que ecoam dos recifes de coral sofrem alterações à medida que a Lua nasce e se põe.

Publicado na revista científica PLOS ONE, o estudo usou microfones subaquáticos para captar os sons provenientes dos recifes de coral durante o período de 2020 a 2021.

Os cientistas mergulharam bem fundo, explorando como os níveis de ruído nos recifes variam com os ciclos lunares. Como sabemos, a luz lunar desempenha um papel importante na iluminação dos oceanos durante a noite. Os pesquisadores hipotetizaram que essa luz refletida poderia influenciar a atividade dos organismos marinhos nos recifes de coral e, por conseguinte, os níveis de ruído registrados.

Para testar essa teoria, a equipe implantou dispositivos de monitoramento acústico nas proximidades dos recifes de coral ao largo da costa do Havaí. Capturando um minuto de ruído a cada 10 minutos, os cientistas descobriram flutuações notáveis nos níveis sonoros.

Conforme a Lua ascendia no céu, aumentando a quantidade de luz refletida sobre o mar, os sons de alta frequência se intensificavam, enquanto os de baixa frequência diminuíam. O oposto ocorria após o pôr da lua. Essas variações acústicas apontam para um impacto direto da luz lunar na atividade dos recifes de coral.

Essa descoberta não poderia ser mais oportuna. Em um cenário de aquecimento global e acidificação dos oceanos, os recifes de coral enfrentam ameaças cada vez maiores.

Entender seus padrões de atividade pode ser relevante para implementar medidas de conservação eficazes. Conhecer os momentos de maior atividade pode orientar estratégias de preservação, oferecendo uma esperança renovada para esses preciosos ecossistemas marinhos.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais