Os pratos do TikTok deixam qualquer um com fome ao visitar a rede social. O aplicativo de vídeos curtos se tornou um grande influenciador em diversos âmbitos da sociedade, como a música, a moda, e agora, a culinária. Para caberem dentro do tempo de um vídeo da rede social, as receitas do TikTok são bem mais simples e fáceis de fazer, o que chama a atenção do público.
Com o início do isolamento social, o TikTok fez sucesso. Isso porque, com todo mundo dentro de casa, essa era a melhor maneira de se mostrar para o mundo e encontrar alguém para conversar. Segundo a empresa, apenas em 2021, o TikTok conseguiu alcançar um bilhão de usuários mensalmente. Esses dados mostram cada vez mais o poder do aplicativo.
Para saber como os pratos do Tiktok viralizaram, é preciso primeiro entender como o aplicativo funciona.
O TikTok surgiu em setembro de 2016 como um aplicativo de vídeos curtos fundamentado no uso de músicas populares. Com a pandemia, ele passou a fazer mais sucesso, já que as pessoas estavam aproveitando para dividir os seus aprendizados em tempos de isolamento. Conforme o engajamento da plataforma foi aumentando, assim como o número de usuários, começaram a surgir comunidades.
Essas comunidades dentro da rede social são formadas por um algoritmo do aplicativo. O TikTok usa desse algoritmo para estudar o comportamento de seus usuários e então entender suas preferências. Depois disso, ele bombardeia o telespectador com conteúdos de seu interesse, fazendo com que ele fique preso em uma subcultura específica que atende a seus valores.
Existem as mais diversas comunidades dentro da plataforma, desde TikTok de livros até tutores de animais. Basta relacionar o seu vídeo com uma hashtag daquele grupo e pronto, você faz parte daquele nicho de pessoas. Foi a partir daí que surgiu o TikTok de comidas, e consequentemente, os pratos do TikTok.
O conteúdo alimentar do TikTok explodiu em 2020, com o início da pandemia do coronavírus. Em casa, as pessoas estavam se aventurando na cozinha e queriam mostrar para seus seguidores na internet suas novas experiências. Foi assim, que a hashtag #TiktokFood chegou a mais de 25.2 bilhões de visualizações.
Da mesma forma que era comum que danças fizessem sucesso na rede social, e virassem trends, o mesmo aconteceu com os pratos do TikTok. Os usuários do TikTok queriam aprender a fazer pratos fáceis e divertidos, e desafiavam seus seguidores a fazer o mesmo. Logo, a quantidade de criadores de conteúdo fazendo trends de pratos do TikTok era imensa.
Um exemplo prático é o vídeo de como fazer um bolo de Oreo com apenas três ingredientes, que chegou a mais de 42.1 milhões de visualizações na plataforma. O sucesso foi tanto, que no final de 2021, a empresa anunciou que iria criar sua própria rede de deliveries nos Estados Unidos, utilizando apenas receitas de pratos do TikTok.
A ideia ainda está sendo desenvolvida, mas o TikTok promete que em breve será possível comprar receitas viralizadas na rede social pela internet.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais