Polo Norte: curiosidades e segredos

O Polo Norte, chamado também de Ártico, é uma região geográfica localizada no extremo Norte do planeta Terra. No geral, ele não possui terra firme, sendo basicamente formado por gelo. Por isso, o Polo Norte não pode ser considerado um continente. Sua área, ainda, abrange parte dos continentes europeu, americano e asiático, além do Oceano Glacial Ártico, que é um mar.

Nos dois polos, as condições de vida são muito reduzidas, havendo poucas populações. No norte, os inuit não chegam a habitar o Polo Norte propriamente dito. Porém, as zonas continentais mais extremas são na Groenlândia, no Canadá e na Rússia, principalmente. Apesar disso, existe vida animal nesse local, com destaque para: 

  • Ursos polares
  • Peixes que vivem abaixo das camadas de gelo
  • Baleias
  • Focas
  • Leões-marinhos
Foto de Hans-Jurgen Mager na Unsplash

Qual a diferença entre Polo Norte magnético e geográfico?

Polos geográficos e polos magnéticos não são a mesma coisa. Os polos geográficos são áreas da superfície terrestre estabelecidas pelo eixo de rotação da Terra. Já os polos magnéticos são zonas do planeta em que o magnetismo é mais intenso. Assim, não coincidindo exatamente com a localização dos polos geográficos.

Dessa maneira, os efeitos do fenômeno do polo norte magnético propiciam que todos os objetos imantados sejam atraídos para uma área próxima ao polo norte geográfico, o que propicia o funcionamento das bússolas.

Qual é o polo mais frio?

Apesar de possuir temperaturas congelantes, que no verão chegam a 0 °C e no inverno atingem -35 °C, o Polo Norte não pode ser considerado o lugar mais frio do mundo. Esse posto fica para o Polo Sul, localizado no continente antártico (extremo sul da Terra), onde as temperaturas podem chegar a -60 °C. 

Isso ocorre porque o gelo presente no Polo Norte está apoiado diretamente na água do mar, que absorve parte do calor gerado pelo oceano. Ao contrário do Polo Norte, no Polo Sul existe uma camada de terra entre o mar e o gelo. Ela impede essa troca de calor.

Curiosidades sobre o Polo Norte

Existem dois fenômenos curiosos e importantes no Polo Norte, chamados de Sol da meia noite e noite polar. O Sol da meia noite ocorre no Hemisfério Norte durante o verão e é caracterizado pela presença visível do Sol durante 24 horas. Oposto a isso, no inverno acontece a noite polar, quando o Sol se põe e não volta mais no próximo meio ano. São seis meses sem a presença da luz solar.

O Polo Norte não faz parte de um país em específico, mas de vários. Seu território está presente em países como Estados Unidos, Canadá, Rússia, Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia.

A população que vive nas cidades ao extremo norte dos continentes não é muito grande. Variando de mil a dois mil habitantes em cada uma delas. Por outro lado, a população de urso polares domina. A fauna do local é composta por raposas-do-ártico, lebres-árticas, corujas-das-neves, renas, focas, lobos-do-ártico e outros animais. 

A diversidade não é tão grande como em outros biomas terrestres. Visto que os animais precisam de uma resistência para a adaptação no clima frio. Ao contrário do que se imagina, no Polo Norte não há pinguins, estes habitam somente o Hemisfério Sul do planeta.

Por fim, a aurora boreal também é um fenômeno presente no Polo Norte. Ela é resultado do impacto dos ventos solares com o campo magnético da Terra, proporcionando luzes brilhantes em todo o céu. A aurora boreal é facilmente vista a olho nu. Geralmente acontece nos finais de tarde e durante as noites dos primeiros meses do ano. Quando a neve caiu e o céu está limpo no Hemisfério Norte.

Julia Azevedo

Sou graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e apaixonada por temas relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, energia, empreendedorismo e inovação.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais