Plantas de sombra: 11 tipos para cultivar

Plantas de sombra são ideais para pessoas que querem ter plantas em casa, mas têm uma rotina mais agitada, pois elas são fáceis de cuidar. A maior parte delas exige poucos cuidados, não precisa de regas frequentes, pode ser cultivada em vasos e não requer contato direto com o sol. Além disso, muitas dessas plantas que gostam de sombra podem suportar até ambientes com ar-condicionado!

Quem disse que não é possível manter uma planta dentro de casa? Reunimos 11 das principais espécies de plantas de sombra que podem se encaixar perfeitamente nas suas necessidades. Confira algumas espécies que crescem à sombra e sob exposição à luz indireta.

Quais são as plantas de sombra?

Espada-de-São-Jorge

Foto: Por Thiago A., sob CC BY 2.0, em Wikimedia Commons

De origem africana, a espada-de-São-Jorge é uma planta que exige pouca manutenção e apresenta grande resistência. Deve ser plantada em lugares com meia sombra, mas é tolerante tanto a ambientes iluminados quanto sem luz alguma.

Essa planta consegue aguentar situações de extremo calor ou extremo frio, e deve ser regada sempre que seu solo estiver seco. No entanto, é preciso ter cuidado, pois trata-se de uma planta venenosa. Em contato com a pele, causa pequena irritação. Quando ingerida, salivação excessiva é um efeito comum.

Aglaonema

Foto: Por LucaLuca, sob CC BY-SA 3.0, em Wikimedia Commons

Essa planta originária na Ásia, Filipinas e Oceania possui cerca de 50 espécies. Ela consegue aguentar baixas temperaturas, e precisa apenas ficar na sombra. Deve ser plantada em um solo bem drenado, e sempre regada quando a terra parecer seca.

É ótima para ter em casa, pois filtra toxinas presentes no ar. Assim como a espada-de-São-Jorge, ela é uma planta tóxica, então deve-se ter cuidado ao cultivar essa espécie.

Jiboia ou pothos

Foto: Por Asabengurtza, sob CC BY-SA 3.0, em Wikimedia Commons

Essa planta possui cerca de oito espécies, sendo originária nas Ilhas Salomão, na Oceania. É muito prática, pois consegue se adaptar ao ambiente em que se encontra. Não precisa de muita luz, e é outra planta ótima por purificar o ar, diminuindo a quantidade de formaldeído. A Jiboia é uma planta venenosa, então é preciso se atentar ao cultivo dela, especialmente quando se tem crianças ou animais em casa.

Lírio-da-paz

Foto: Por Vinayaraj, sob CC BY-SA 4.0, em Wikimedia Commons

Original da América Central, o lírio-da-paz é uma planta de sombra que combina beleza com cuidados simples. Resiste a climas de baixa temperatura, e precisa de uma umidade moderada. No caso dela, é preciso evitar o uso de prato com água sob o vaso.

Assim como as anteriores, também remove formaldeído e monóxido de carbono do ar. É preciso, no entanto, ter muito cuidado com o cultivo dessa planta quando se tem animais em casa. Seu perfume forte pode atrair os cães e gatos, mas sua ingestão causa diversos problemas para o animal.

Antúrio

Foto: Por Rameshng, sob CC BY-SA 3.0, em Wikimedia Commons

Original da Colômbia, essa planta é tradicional no paisagismo por sua beleza e por ser de fácil cultivo e manutenção. Deve sempre estar a meia sombra e é necessário regar regularmente, porém sem encharcar. O Antúrio também é uma planta venenosa, que pode causar náuseas e vômitos caso ingerido. Nos casos mais graves, pode levar a óbito por meio de distúrbios cardiovasculares e respiratórios.

Camedórea-elegante

Foto: Por David J. Stang, sob CC BY-SA 4.0, em Wikimedia Commons

Se você tem uma sala com sombra indireta, essa é a sua planta. Com origem na América Central, ela apenas necessita de um vaso e água quando seu solo parecer seco. Porém, trata-se de uma planta tóxica que não deve ser ingerida.

Zamioculcas

Foto: Por Weft, sob CC BY-SA 3.0, em Wikimedia Commons

Original da Tanzânia e de Zanzíbar, é considerada popular para ambientes internos por ser uma planta decorativa. Ela é bem resistente e consegue aguentar alta exposição solar ou sombra, além de poder ficar muito tempo sem ser regada. Só tome cuidado para não colocar a planta em um vaso com muita água ou muita matéria orgânica – ela deve ter o solo apenas ligeiramente úmido. A Zamioculcas também é uma planta venenosa, por isso é importante mantê-la afastada de crianças e animais.

Babosa-de-pau ou pacová

Foto: Por Peter A. Mansfeld, sob CC BY-SA 3.0, em Wikimedia Commons

Planta de meia sombra brasileira, a babosa-de-pau (Philodendron martianum) é conhecida por seus efeitos em produtos como tonificantes do bulbo capilar, hidratante e condicionador do cabelo. Também chamada de pacová, é uma espécie tipicamente tropical, por isso é necessário que ela fique à meia sombra. É uma planta que não suporta temperaturas baixas e deve ser regada sempre que seu solo estiver seco. É preciso tomar cuidado com os animais da casa, pois o Pacová é tóxico.

Bambu da sorte

Foto: Por Clyde Robinson, sob CC BY 2.0, em Wikimedia Commons

Considerada sinônimo de boa sorte quando dada de presente, essa planta de sombra é chamada de bambu, porém não possui bambu algum. Para manutenção, é necessário trocar a água uma vez por semana e expô-la à luz solar indireta. Com origem em Taiwan, é uma planta importante no feng shui. No entanto, é essêncial que a planta seja mantida à distância de crianças e animais, pois é venenosa.

Singônio

Foto: Por Jerzy Opioła, sob CC BY-SA 4.0, em Wikimedia Commons

Original da Nicarágua, é uma planta de folhagem decorativa. Por não ser tolerante ao frio, deve estar sempre em uma sombra úmida e ser regada com frequência, sempre que seu solo estiver seco, porém sem encharcá-lo. É importante alertar que a seiva do Singônio contém cristais de oxalato de cálcio e por isso é toxica para animais e causa irritações na pele.

Peperômia

Foto: Por James Steakley, sob CC BY-SA 3.0, em Wikimedia Commons

Essa planta cresce com luz solar de forma moderada ou luz fluorescente, tornando-se assim uma ótima opção de planta de sombra para escritórios. Nativa da América do Sul, precisa de água de forma moderada e de condições de ambiente úmido. Outro ponto positivo é que esta planta não é tóxica, podendo ser plantada em ambientes que contém crianças e animais com acesso a ela.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais