Permacrise: o mundo está em uma crise permanente?

Permacrise é um termo criado em 2022 para determinar um período de crise permanente, que resulta de diferentes fatores seguidos uns dos outros. De maneira simples, a permacrise consiste em um espaço de tempo longo onde problemas surgem um atrás do outro, sem que sobre tempo para a resolução desses. 

A sensação de permacrise é sentida não apenas em um quesito mundial, por toda a população, mas também por cada indivíduo em seu interior. Isso porque em situações de perigo ou estresse, o corpo cria uma resposta de “luta ou fuga” que deixa a pessoa em alerta a todo momento. 

Quando essa sensação não passa, devido a permacrise, o corpo começa a se desgastar e os sintomas se agravam. Os principais sinais de que você está passando por uma crise permanente são:

  • O aumento na pressão sanguínea;
  • Dormir demais ou menos do que o necessário;
  • Tensão muscular;
  • Névoa cerebral;
  • Sentir-se emocionalmente entorpecido;
  • Exaustão;
  • Doomscroolling (é um termo em inglês, que descreve “a tendência de continuar a navegar na internet em busca por más notícias”);
  • Não gostar tanto dos passatempos e das relações como costumava.
Aumento de estresse durante pandemia eleva casos de bruxismo

Permacrise e o surgimento da palavra

O termo “permacrise” surgiu em 2022, quando foi declarada a palavra do ano pelo dicionário Collins. Segundo os diretores executivos do dicionário, a palavra sumariza tudo o que aconteceu durante o ano, para o mundo todo e para algumas pessoas. Afinal, o planeta enfrentou diversas crises ambientais, econômicas, guerras, uma pandemia e acidentes catastróficos.

Sendo assim, esse período da história humana representa bem o sentido de “crise permanente”. Isso porque o mundo mal conseguiu se recuperar dos anos de pandemia e todos os seus efeitos na humanidade, e mais problemas surgiram, criando uma cascata de efeitos colaterais negativos na sociedade. 

Crise, permacrise e filosofia

A palavra crise vem do grego Krisis, um momento que pode acabar em vida, morte, vitória ou derrota. No entanto, a noção grega de crise entendia que havia um momento de transição, uma grande mudança que faria com que o futuro fosse diferente daquilo que era o passado. Assim como outros filósofos, como Thomas Kuhn, que previam que o progresso humano viria após o desgaste, já que ele o alimenta.

Karl Marx, em sua descrição do capitalismo, afirma que o sistema sofre constantemente uma crise de superprodução, onde o excesso de oferta não é satisfeito pela demanda existente. O filósofo defendia que a taxa de lucro no capitalismo tem a tendência a diminuir constantemente, assim, causando uma crise final que resultaria na transição do sistema para o socialismo.

No conceito de permacrise, a ideia é semelhante a de Marx, no entanto, em vez do sistema se renovar e transformar, ele se mantém eternamente em estado de crise. Ou seja, o progresso não existe, apenas o desgaste constante e uma situação difícil permanente.  

De acordo com o pensador Edgar Morin, as crises humanas deixaram de ser “coisas” que podem ser resolvidas e passaram a ser situações que podem apenas ser administradas. Desta maneira, a permacrise sugere que qualquer atitude feita para acelerar a resolução de um “problema” pode causar o risco de piorar tudo.

Por fim, o termo representa uma perda de esperança no progresso e na capacidade humana de lidar com seus problemas. Assim, as crises da sociedade se tornaram tão complexas que elas transcendem a capacidade de entendimento e qualquer decisão de resolvê-las pode gerar desgaste maior. 

Terapia Cognitivo Comportamental: como funciona?

Como lidar com a permacrise?

Lidar com a permacrise é algo difícil, já que a situação mexe com os sentidos humanos e abala até mesmo aqueles com uma boa saúde mental. Para equilibrar sua vida durante longos períodos de crise, é preciso apoio e cuidado psicológico, assim, garantindo a manutenção do bem estar em períodos delicados. Confira a seguir algumas dicas para lidar com a permacrise:

  • Manter uma rede de apoio , como família e amigos;
  • Desafie-se a fazer coisas novas, não fique parado, mesmo quando quiser apenas ficar deitado mexendo nas redes sociais;
  • Mantenha sua saúde física, mental e higiene em dia;
  • Limite a negatividade que chega em você, isso pode afetar o seu humor diariamente;
  • Tente hobbies novos de relaxamento, como a meditação;
  • Faça a diferença, doe, faça trabalhos comunitários e ofereça ajuda para quem precisa.
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais