Peixe-dourado: características, tipos e curiosidades

O peixe-dourado é uma espécie comum de animal aquático domesticado – apesar de antiético e antiecológico –, sendo considerado um pet. Todo o peixe-dourado é descendente da carpa-prussiana, uma espécie de peixe nativa do oriente e do sudeste da Ásia. Ao longo dos anos, esse animal sofreu diversas mutações e reproduções, o que resultou no peixe que se conhece nos dias atuais. 

Não existe apenas uma espécie de peixe-dourado. Na verdade, ele tem formas, cores, estilos de barbatanas e hábitos diferentes. Porém, a maior parte dos peixes que se encontra em lojas de animais é amarela ou de coloração dourada. Algumas tipos comuns desse peixe são:

  • Kinguio
  • Doirada
  • Dourado peixe do mar
  • Pirajuba
  • Dourado (Salminus Maxillosus)

Além disso, essas espécies conseguem crescer até 45 centímetros e pesar cerca de 4 quilogramas, já os peixes pequenos costumam chegar até 4 centímetros na vida adulta.

Espécies invasoras estão pegando “carona” no lixo ocêanico, ameaçando sobrevivência de animais nativos

Apesar de existirem espécies de peixe-dourados selvagens, que vivem em lagos e rios, esse animal aquático é mais conhecido por sua versão domesticada. Acredita-se que o peixe-dourado tem um histórico de domesticação que data de mais de 2 mil anos atrás, na época da China Antiga. 

Origem do peixe-dourado

A primeira vez que o peixe-dourado começou a ser criado como um animal doméstico foi na Dinastia Song (960 d.C – 1279 d.C). No início, os criadores reproduziam e cuidavam apenas de carpas pratas. Mas, conforme o tempo passou, essas carpas ganharam mutações que alcançaram o tom amarelo-laranja, com reflexos avermelhados, que se aproximam aos de hoje.

Como o amarelo era conhecido como a cor do Império, apenas pessoas que faziam parte da família real podiam criar este tipo de carpa. A população tinha que se contentar com a versão laranja do peixe-dourado, que aos poucos começou a ser chamado assim.

Naquele período, era comum que as pessoas criassem seus peixes em lagoas ou poças em seus quintais. No entanto, quando o dono do animal encontrava alguma espécie de peixe-dourado que lhe agradava, ele a levava para dentro de sua casa para deixá-lo em exposição em um recipiente. 

Foi apenas em 1276 d.C, na Dinastia Ming, que o peixe-dourado deixou de habitar lagoas e rios e passou a ser uma espécie totalmente doméstica. 

Outras características do peixe-dourado

Alimentação

Os peixes-dourados são onívoros, e se alimentam de vegetação aquática, sapos, ovos de peixes e larvas de insetos. Esse é um dos motivos pelos quais alguns estudos apontam que essa espécie é invasora e não deve ser retornada ao meio ambiente.

O peixe-dourado não possui estômago, por isso, é preciso alimentá-lo com pequenas porções, ao invés de uma grande quantidade. Outro fato que resulta dessa característica é que o animal libera muitos resíduos, e por isso o seu aquário precisa de um filtro para mantê-lo limpo. 

É uma espécie invasora e não deve ser “libertada” em corpos hídricos

Como a maioria dos peixes-dourados é domesticada, esse animal e outros peixes selvagens não estão preparados para coexistirem. Muitas pessoas acabam “retornando” o peixe para a natureza com intuito de deixá-lo “livre”, mas na verdade, isso só causa problemas na região em que ele foi solto.

Esses problemas acontecem porque o habitat não está preparado para o peixe-dourado, e ele acaba comendo animais, ou alimentos de animais que ficam sem ter o que consumir. Por isso, o ambiente entra em desequilíbrio e deixa de ser saudável. 

Desta forma, recomenda-se que o peixe-dourado seja mantido como um animal doméstico. 

Tempo de vida

Algumas pessoas acreditam que o peixe-dourado vive pouco tempo. Mas esse animal consegue viver um pouco mais do que 40 anos! A razão pela qual as pessoas acreditam que ele morre cedo é que muitas vezes eles não são cuidados da forma que deveriam, e devido às condições ruins de vida, eles morrem.

Jamais compre um peixe-dourado ou qualquer outro animal. Mas se você pretende adotar um peixe-dourado, opte por um aquário razoavelmente grande, pois as espécies que vivem em pequenos potes de vidro costumam morrer mais rápido. Os peixes-dourados que têm a maior expectativa de vida são aqueles que vivem em lagoas privadas — em jardins dentro de casas ou outras propriedades fechadas. 

Iniciativa multinacional aponta diretrizes para mitigar os impactos de espécies invasoras

Habitat

O habitat ideal para o peixe-dourado é aquele que contém água densa, calma e repleta de musgo. Além disso, é preciso colocar zooplâncton, ovos de peixe ou larvas de insetos para que ele consiga ter uma alimentação diversificada. 

Devido a sua preferência por  águas geladas, o peixes-dourado não pode ser mantido em aquários tropicais. Por fim, ele também necessita de grandes espaços para se movimentar, desta forma, não encha o aquário do animal com muita coisa. 

Curiosidades do peixe-dourado

  • Não dorme de olhos fechados, pois não possuem pálpebras;
  • Algumas crenças pregam que ele traz sorte para pessoas que acabaram de se casar;
  • Eles têm memórias de aproximadamente três meses, em vez de três segundos como se prega;
  • Possuem senso de rotina, e por esse fator, podem ser treinados para fazer pequenos truques;
  • O coletivo de peixe-dourado é chamado de “pertubação”.
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais