Pântano: o que é e como se forma

Pântano é um tipo de ecossistema constituído de planícies parcial ou totalmente inundadas. Essas são cobertas com uma vegetação densa e um solo com grandes quantidades de matéria orgânica. 

Ele é formado por águas paradas e pouco profundas e compreendem um dos tipos de ecossistemas das chamadas zonas úmidas. Elas se localizam entre os ecossistemas terrestres e aquáticos. Este ambiente também pode ser encontrado na foz de grandes rios. Sobretudo nos deltas, devido à sedimentação de aluviões e limos em terras ao nível do mar.

Os pântanos possuem poucos metros de profundidade, o que permite que a luz solar penetre até o fundo dessas planícies. Assim, a radiação possibilita um maior aquecimento da água e faz com que ela tenha uma temperatura mais confortável. Isso serve para o desenvolvimento dos seres vivos nesse ecossistema.

Imagem de Nils Leonhardt no Unsplash

Qual é a diferença entre pântano e Pantanal?

O bioma Pantanal, localizado nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, recebe esse nome por se tratar de uma planície sazonalmente inundada pelo rio Paraguai. No entanto, não pode ser caracterizado como um pântano. Isso acontece porque estes são ecossistemas que permanecem alagados durante o ano inteiro.

Tem pântano no Brasil? Não. O Brasil tem pantanais e brejos, que se assemelham de certa forma ao pântano, mas não podem ser considerados parte deste bioma.

Fauna e flora dos pântanos

A fauna dos pântanos é composta por diferentes tipos de animais:

  • Peixes
  • Patos selvagens
  • Cisnes
  • Salamandras
  • Cobras d’água
  • Jacarés
  • Rãs
  • Gaivotas
  • Raposas

A vegetação varia de acordo com o grau de salinidade da água que o inunda. Esse valor pode ter baixo ou alto teor de sal.

Nos pântanos de água doce (com baixo teor de sal na água) são comuns ciprestes, eucaliptos, salgueiros, bordos e palmeiras. Por outro lado, os pântanos de água salgada têm pouca vegetação, porque a maioria das plantas não consegue se desenvolver em água salgada. Entretanto, a vegetação chamada de mangue é bem adaptada a este tipo de ambiente.

Importância dos pântanos

Os pântanos possuem grande importância para a humanidade, já que prestam diversos serviços ecossistêmicos essenciais para a manutenção e sobrevivência dos seres vivos. Essas áreas cobrem cerca de 6% da superfície da Terra. Entre eles estão a proteção contra tempestades, a regulação de enchentes e a facilitação da irrigação para a agricultura. Além disso, eles servem de habitat para uma enorme diversidade de aves, peixes e outros organismos aquáticos.

Os pântanos também possuem papel fundamental na regulação da temperatura do planeta. Afinal, estas zonas úmidas captam mais gás carbônico carbono azul – do que todas as florestas juntas. No entanto, esse ecossistema vem sendo degradado pelas ações humanas.

Em grande parte por fatores como produção agrícola intensiva, urbanização, desenvolvimento industrial, pressão imobiliária em áreas costeiras e poluição. Por isso, a preservação desses ecossistemas é muito importante para a população em termos econômicos e sociais.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais