Macaúba: os diversos usos e benefícios da planta

Macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira nativa do Brasil com alto valor produtivo, pertencente à família Arecaceae. É uma planta encontrada em todo o território brasileiro, sendo especialmente comum nos estados do Pará, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rio de Janeiro.

A árvore pode atingir de 10 a 15 metros de altura, com folhas que apresentam espinhos longos e pontiagudos. Também conhecida como coco-baboso, bocaiúva e coco-de-espinho, a macaúba pode ser integrada a pastagens existentes sem reduzir a produção de grama, e muitas vezes cresce em solos pobres, sendo bastante resistente a queimadas e secas.

Os subprodutos da macaúba podem ser usados ​​para diversos fins ao longo da cadeia de valor, incluindo a produção de ração animal, carvão ativado e cosméticos. Todas as partes da planta podem ser aproveitadas, dos frutos à madeira. Os usos mais populares são o óleo, a polpa e a farinha.

Além disso, na polpa dos frutos encontra-se o ácido oleico, utilizado na fabricação do biodiesel. A macaúba, aliás, é considerada uma das matérias-primas mais promissoras para a produção de combustível biodegradável.

Quais são os usos de cada parte da macaúba?

Frutos

O fruto da macaúba contém diversas propriedades benéficas à saúde, além de produzir dois tipos de óleos: o da polpa, que é utilizado para produção de biodiesel, e o da amêndoa, prensado a frio para manter todas suas propriedades. O óleo da amêndoa é aplicado na produção de sabão, sabonete, margarina e cosméticos.

Madeira

O tronco da macaúba produz um tipo de madeira grossa e super-resistente, que é ideal para a aplicação em construções.

Broto

A partir dos brotos da planta, produz-se também um tipo de palmito.

Folhas e flores

As folhas da macaúba servem como matéria-prima para a confecção de fibras para linhas, cordas e redes. Já o talo da folha é aplicado na fabricação de cestos e chapéus. As flores, por outro lado, têm valor ornamental.

Espinhos

Sim, até os espinhos da carnaúba têm valor comercial! Por serem fortes e rígidos, podem ser utilizados como agulha para tecelagem.

Casca

Com alto teor de ferro, é utilizado para combater a desnutrição em crianças.

Endocarpo

É utilizado na produção de carvão vegetal.

Amêndoa e polpa

Com alto valor nutricional, a polpa auxilia no fortalecimento da saúde dos olhos, aumenta a imunidade e combate o envelhecimento precoce. O óleo extraído da amêndoa é aplicado na indústria cosmética.

Benefícios da macaúba para a saúde

O fruto da macaúba contém betacaroteno, um antioxidante essencial para a saúde da visão, o fortalecimento da imunidade e o crescimento e desenvolvimento dos ossos, além de suavizar rugas e linhas de expressão. A macaúba também é rica em vitamina C, vitamina E e ômega 3, 6 e 9.

O óleo da macaúba, com alto poder hidrante, pode ser utilizado também nos cabelos, proporcionando brilho e fortalecendo os fios. Sendo rico em ácido oleico e carotenoides, pode ser usado em produtos alimentícios, como margarina, óleo de mesa e creme vegetal, sendo uma alternativa saudável aos óleos tradicionais.

O fruto da macaúba também é rico em lipídios, fibras e proteínas. Do tronco da macaúba, pode-se produzir também um tipo de vinho, conhecido vinho de macaúba. Além disso, o tronco contém quantidades significativas de amido, que também é usado como ingrediente em pães e outros produtos de panificação.

Biodiesel do futuro

Na polpa dos frutos encontra-se o ácido oleico, utilizado na fabricação do biodiesel. A macaúba, aliás, é considerada uma das matérias-primas mais promissoras para a produção de combustível biodegradável. Alguns estudos apontam que ela pode ser usada como alternativa para os combustíveis fósseis usados para o transporte terrestre e aéreo. 

Isabela

Redatora e revisora de textos, formada em Letras pela Universidade de São Paulo. Vegetariana, ecochata na medida, pisciana e louca dos signos. Apaixonada por literatura russa, filmes de terror dos anos 80, política & sociedade. Psicanalista em formação. Meu melhor amigo é um cachorro chamado Tico.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais