13 hábitos saudáveis para crianças aprenderem

Os pais passam mais do que os genes para os filhos. Hábitos saudáveis são adquiridos pelas crianças com o exemplo dos adultos, sejam pais biológicos ou não. O problema é que, da mesma forma que as crianças adotam os hábitos saudáveis, elas também adotam os ruins. Então, preste bem atenção ao que você faz ou diz na frente de uma criança.

Aprenda a importância de criar hábitos saudáveis e como incentivá-los. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a fazer com que elas desenvolvam hábitos saudáveis:

Quais são os hábitos saudáveis que uma criança deve ter?

Foto de Marisa Howenstine na Unsplash

Hábito 1: Tenha uma alimentação equilibrada e colorida

Ingerir alimentos coloridos não é apenas divertido – também é essencial e traz benefícios à saúde. Claro que não estamos falando de guloseimas, mas de itens saudáveis como beterraba, abacate, maracujá, cenoura, limão, lentilha e tomate, entre outros. Ajude seus filhos a entender o valor nutricional de incluir comidas coloridas em sua dieta do dia a dia.

Isso não significa que todas as refeições precisam ser coloridas. Mas você deve fazer um esforço para incorporar uma variedade de frutas e legumes de diferentes tons. Deixe as cores variarem de vermelho, azul e laranja, até amarelo, verde e branco. Deste modo é possível proporcionar uma alimentação saudável tanto benéfica para o desenvolvimento infantil, quanto para toda a família.

Antocianinas: o que são e onde estão presentes

Hábito 2: Não pule o café da manhã

Incluir uma rotina de refeições regulares na infância pode fazer com que seus filhos continuem com esses hábitos saudáveis quando forem mais velhos. Ensine a eles que um café da manhã saudável faz bem para o cérebro e dá energia, ajuda a mantê-los fortes e previne doenças crônicas.

Adolescentes que dispensam o café da manhã podem desenvolver obesidade

A Harvard Medical School confirma que ficar sem café da manhã está correlacionado a um risco quatro vezes maior de desenvolver obesidade. Além disso, as fibras presentes em muitos cereais matinais podem ajudar a reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas.

O que é obesidade infantil?
Obesidade: o que é, tipos e causas

Hábito 3: Escolha exercícios físicos agradáveis

Nem toda criança adora esportes, algumas podem temer as aulas de educação física. Mas se elas vêem você sendo ativo e encontram atividades físicas das quais desfrutam, permanecer saudável e ativo se torna fácil. É muito provável que elas levem seu amor a essas atividades até a idade adulta.

Se seu filho ainda não encontrou um nicho esportivo, incentive-o a continuar tentando e seja ativo com ele.

Hábito 4: Não seja um viciado em televisão ou celular

Evite ficar muito tempo no celular ou em frente a televisão. A Clínica Mayo relata que crianças que assistem mais de uma hora de televisão por dia correm maior risco de desenvolver problemas como:

  • Desempenho escolar prejudicado;
  • Dificuldades comportamentais, incluindo problemas emocionais e sociais e distúrbios da atenção;
  • Obesidade ou excesso de peso;
  • Sono irregular, incluindo problemas para pegar no sono e resistir à hora de dormir;
  • Menos tempo para brincar.
O que a privação do sono pode causar?

Hábito 5: Leia todos os dias

O desenvolvimento do hábito de ler é um componente essencial para o sucesso do seu filho. De acordo com a Cleveland Clinic, a leitura ajuda a construir a auto-estima da criança, o relacionamento com os pais e outras pessoas e o sucesso na vida adulta.

É recomendável que você faça da leitura parte das rotinas de brincadeira e de dormir do seu filho. A Cleveland Clinic também sugere que a leitura diária para as crianças comece a partir dos seis meses de idade. Escolha os livros que seus filhos mais gostam para que eles considerem a leitura um prazer e não uma tarefa árdua.

“Coloque-se em movimento e leve amor por onde passar” é um livro cheio de insights inspiradores
“O que você faz com um problema?” é um livro inspirador para crianças e adultos
“Dora: na prática do Aqui e Agora” é um livro infantil surpreendente

Hábito 6: Beba água, não refrigerante

A mensagem é bem simples, a água é saudável, os refrigerantes não. Mesmo que seus filhos não entendam todas as razões pelas quais muito açúcar é ruim para eles, você pode ajudá-los a entender o básico.

De acordo com a American Heart Association (AHA), o açúcar presente nos refrigerantes não fornece nutrientes. Pelo contrário, ele adiciona calorias que podem levar ao excesso de peso. A água, por sua vez, é um recurso vital que os seres humanos não podem viver sem.

Água com gás faz mal?
Sucos naturais são nocivos como os refrigerantes?

Hábito 7: Observe o rótulo, não a embalagem

Bombardeados com propagandas desde cedo, as crianças não têm senso-crítico para desenvolverem o consumo consciente sozinhas. Mostre a elas que é importante observar o rótulo de tudo que consumimos, incluindo o rótulo dos alimentos, dos produtos cosméticos e das roupas.

Hábito 8: Desfrute de um jantar em família

Com uma agitada rotina familiar, é difícil encontrar um tempo para sentar e desfrutar de uma refeição juntos, mas vale a pena tentar. Segundo a Universidade da Flórida, compartilhar uma refeição em família significa que:

  • Os laços familiares ficam mais fortes;
  • Todo mundo come refeições mais nutritivas;
  • As crianças são menos propensas a serem obesas ou com sobrepeso;
  • As crianças são menos propensas a abusar de drogas ou álcool.

Hábito 9: Passe tempo com os amigos

As amizades são muito importantes para o desenvolvimento saudável de crianças em idade escolar, de acordo com uma pesquisa publicada na plataforma PubMed. Interagir com os amigos ensina às crianças habilidades sociais valiosas, como comunicação, cooperação e solução de problemas. Ter amigos também pode afetar o desempenho na escola. Incentive seus filhos a desenvolver uma variedade de amizades e a brincar com os amigos com frequência.

Hábito 10: Coloque a roupa suja em um cesto e lave a louça

Fazer com que seus filhos participem das tarefas de casa desde cedo também é um hábito saudável e que irá ajudá-los no futuro. Colocar a roupa suja em um cesto e lavar a louça após as refeições são exemplos de atitudes que podem incentivá-los a participar das tarefas domésticas.

Hábito 11: Lave bem as mãos

Como as mãos estão sempre em contato com diversos ambientes e superfícies, elas ficam muito vulneráveis a adquirirem micro-organismos potencialmente danosos à saúde. Por isso, ajude as crianças a se manterem saudáveis incentivando-as a lavar as mãos com frequência e, principalmente, lavar as mãos antes das refeições.

Isso também é fundamental para promover a conscientização da higiene pessoal desde a infância. 

Aprenda como lavar as mãos corretamente

Hábito 12: Mantenha-se positivo

É fácil para as crianças desanimarem quando as coisas não acontecem do jeito que elas querem. Ajude-as a aprender a desenvolver resiliência, mostrando a importância de permanecerem otimistas.

Como manter o otimismo com sete dicas

De acordo com uma revisão, crianças e adultos podem se beneficiar de pensamentos positivos e boas relações. Ajude seus filhos a desenvolver uma auto-estima saudável e uma mentalidade positiva, ensinando-lhes que são amáveis, capazes e únicos, independente dos desafios que encontrarem. Evite comparar o desenvolvimento deles com outras crianças ou irmãos.

Hábito 13: Visite áreas verdes

Crianças criadas em áreas mais verdes têm QI mais alto, segundo um estudo. “Há cada vez mais evidências de que ambientes verdes estão associados à nossa função cognitiva, como habilidades de memória e atenção”, disse Tim Nawrot, professor de epidemiologia ambiental da Universidade Hasselt na Bélgica, onde o estudo foi conduzido.

Portanto, promover o contato com a natureza desde a infância pode proporcionar uma boa qualidade de vida aos pequenos. 

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais