Goblin mode: o que é o “modo goblin”?

Goblin mode é definido pelo Dicionário Oxford como um “tipo de comportamento que é assumidamente autoindulgente, preguiçoso, desleixado ou ganancioso, tipicamente de uma forma que rejeita as normas ou expectativas sociais”. O termo ganhou o título de “palavra do ano” de 2022 com 93% dos votos populares de mais de 340 mil falantes da língua inglesa.

Traduzido livremente para “modo goblin”, a frase remete a uma criatura do folclore de diversas culturas europeias. O goblin, como é conhecido, é um personagem muitas vezes visto como grotesco e monstruoso, tipicamente retratado com um temperamento ruim ou travesso. 

Portanto, o goblin mode é um comportamento que abraça esses sentimentos, mas de maneira mais tola, sem o medo de julgamentos ou com autoaperfeiçoamento. É caracterizado por atitudes súbitas e temporárias, como um simples modo de agir de maneira esquisita e abraçar esse lado de sua personalidade. 

A BBC Language descreve-o como algo caracterizado por “comportamentos preguiçosos, gananciosos e sem vergonha”. 

Gente chata: como lidar e descobrir se você é assim

Qual é a origem do goblin mode?

De acordo com o jornal The Guardian, o termo “goblin mode” apareceu pela primeira vez em uma postagem do Twitter em 2009. Porém, foi popularizado apenas em fevereiro de 2022, depois de ser “tuitado” em uma manchete falsa envolvendo o cantor Kanye West e a modelo Julia Fox — que depois usou suas plataformas para explicar que nunca havia utilizado o termo. 

Desde então, o seu uso explodiu em redes sociais e pode ser visto comumente em diversas plataformas. A hashtag do termo no TikTok, por exemplo, conta com mais de 33 milhões de visualizações, com diversos vídeos de pessoas abraçando o seu modo goblin ou tentando descrevê-lo em poucas palavras. 

Segundo o presidente da Oxford Languages, Casper Grathwohl, a expressão pode sintetizar o ano de 2022.

“Dado o ano que acabamos de vivenciar, o ‘modo goblin’ ressoa com todos nós que estamos nos sentindo um pouco sobrecarregados neste momento. É um alívio reconhecer que nem sempre somos os “eus” idealizados e selecionados que somos encorajados a apresentar em nossos feeds do Instagram e do TikTok. Isso foi demonstrado pelo aumento dramático de plataformas como o BeReal, onde os usuários compartilham imagens de si mesmos sem edição, muitas vezes capturando momentos autoindulgentes no modo goblin”, explicou.

Adicionalmente, acredita-se que o termo foi popularizado durante a pandemia de COVID-19, que impulsionou um novo modo de agir em muitos indivíduos. Nos momentos de estresse em que parte da população ficou em casa, foi desenvolvida uma nova forma de lidar com o caos — ceder ao descanso. 

Exemplos de goblin mode

Embora tenha uma definição no dicionário, o goblin mode de cada pessoa pode variar. Alguns exemplos desse comportamento incluem: 

  • Beber diretamente de uma caixa ou garrafa em vez de despejar a bebida em um copo;
  • Usar pijama o dia inteiro, sem a intenção de se trocar e manter uma atitude preguiçosa durante o dia todo;
  • Não tomar banho;
  • Usar a mesma roupa mais de um dia seguido;

Porém, é importante notar que esse modo é caracterizado por escolhas do indivíduo, e não através de uma condição em que essas “vontades” são pré-dispostas. 

Essencialmente, o modo goblin é se desprender de obrigações morais. 

Precisando relaxar? Confira 9 dicas

Pode oferecer benefícios

Acredita-se que até os instintos primitivos associados ao goblin mode podem oferecer benefícios à saúde, principalmente em casos de estresse

Quando um indivíduo passa por momentos de estresse, o sistema nervoso simpático é ativado, resultando em inúmeras respostas biológicas que melhoram a capacidade de sobrevivência do ser humano. Sintomas como batimentos cardíacos acelerados, respiração ofegante, visão e reflexos aguçados são comumente experimentados durante esses períodos. 

Quando os níveis de estresse aumentam, outros processos potencialmente negativos podem ser desencadeados, afetando a saúde em geral e a saúde mental. Porém, por outro lado, quando o estresse diminui, o sistema nervoso parassimpático é responsável pelo controle do corpo, possibilitando o relaxamento. 

Desse modo, ao escolher não se estressar e deixar-se levar pelo goblin mode, um indivíduo pode descansar e impulsionar o trabalho do sistema nervoso parassimpático. 

“O modo goblin nos permite desligar nosso sistema nervoso simpático e entrar na resposta do sistema nervoso parassimpático. Isso nos permite descansar, recarregar, rejuvenescer e reconectar”, disse a psicóloga Amy Sullivan.

Não é tão sério

Apesar das milhares explicações dentro da internet que tentam ver o modo goblin como algo inteiramente positivo ou negativo, o termo é, na maioria das vezes, apenas usado por jovens que querem descrever momentos engraçados ou de sua natureza interna. Assim, ele não precisa ser visto como algo sério. 

Muitas vezes, os instintos que são associados ao goblin mode são similares aos que ocorrem durante um período depressivo, algo que, diferentemente desses estopins de comportamentos “incomuns”, realmente possuem um efeito na vida de um indivíduo. Pessoas que deixaram-se levar por um curto período de preguiça e relaxamento se diferem de pessoas realmente impactadas pela depressão. 

Por isso, é importante distanciar esses momentos de outras situações similares, mas que acontecem com mais frequência. 

Em geral, o modo goblin de agir é só uma forma descontraída de agir, um tanto similar a um ser mítico do folclore europeu. Veja o vídeo a seguir, mostrando os animais agindo dentro dos parâmetros do goblin mode:

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais