Flor de sal: o que é e para que serve

Flor de sal é um tipo de sal marinho que se forma, sob determinadas condições climáticas, na superfície das salinas e é retirado à mão utilizando peneiras especiais. Seu processo de produção difere do sal comum, que é obtido pela evaporação da água do mar.

Qual é a diferença entre sal e flor de sal?

O nome vem dos padrões de pequenos cristais de sal, em formato de flor, que se formam na superfície da água do mar. Pelo processo manual de coleta e por se formar apenas sob certas circunstâncias, a flor de sal é um ingrediente raro, delicado e menos acessível do que outros tipos de sal.

Como todos os sais marinhos, além de conter eletrólitos, a flor de sal contém minerais essenciais para a saúde, como sódio, magnésio, cálcio, zinco, cobre e potássio. O ingrediente contém 10% a mais de sódio do que o sal refinado e é colhido principalmente na costa da França, no ponto onde o Ródano deságua no Mar Mediterrâneo, mas é produzido também em Portugal. A flor de sal pode ser usada como tempero em pratos doces ou salgados, como saladas, carnes e outras receitas.

Secagem de flor de sal | Por ArtSal – Flor De Sal, sob CC BY-SA 4.0, em Wikimedia Commons

A flor de sal é especialmente rica em umidade e isso faz com que os cristais fiquem unidos, o que impede que eles se dissolvam na língua tão rapidamente quanto outros tipos de sal. Por isso, o sabor permanece na língua por mais tempo. A flor de sal de alta qualidade tem um forte sabor e aroma oceânico que ajuda a realçar o sabor dos alimentos nos quais é utilizada.

Quais são os benefícios da flor de sal?

Como a flor de sal é comercializada pura e inalterada, sem aditivos, seu valor nutricional é limitado. Embora contenha certos minerais, eles não estão presentes em quantidades suficientes para que sejam considerados mais benéficos do que demais tipos de sal.

Lembre-se de que pequenas quantidades de sódio são importantes para a saúde, mas níveis elevados podem causar ou agravar doenças ou condições de saúde.

Para que serve flor de sal?

A flor de sal não deve ser utilizada no dia a dia ou em substituição aos outros tipos de sal, como o sal refinado, mas sim na finalização dos pratos.

Também funciona como condimento para servir à mesa ou como guarnição. Por sua textura crocante e beleza, é usada para dar um toque refinado às refeições, sendo, geralmente, salpicada por cima dos pratos já prontos.

Como usar flor de sal?

É importante utilizar a flor de sal com cuidado, porque é um ingrediente muito delicado e se dissolve rapidamente. Por isso, deve ser adicionado a um prato imediatamente antes de servir, para não perder sua característica principal.

O sabor se mantém após se dissolver, mas a textura distinta será perdida. Seu teor de umidade faz com que os cristais de sal se colem na língua, de modo que o sabor seja percebido com mais intensidade.

Guarnição gourmet

Um ingrediente de finalização que realça o sabor de sopas, saladas, peixes, carnes, frutas, vegetais e até sobremesas é a flor de sal.

É importante usá-lo apenas na comida antes de servir, e não durante o cozimento, pois as altas temperaturas fazem com que os cristais derretam e percam seu caráter único. Por isso, não é recomendado substituir o sal de cozinha comum pela flor de sal.

Para salpicar pratos

A flor de sal pode ser utilizada para dar um toque especial às suas preparações, salpique uma colher de chá em um movimento circular em um movimento circular bem acima do prato, esmagando os cristais entre as pontas dos dedos e deixando-os cair aleatoriamente sobre os alimentos.

Condimento

Mantenha uma variedade de sais marinhos naturais e aromatizados em pequenas tigelas de cerâmica ou vidro sobre a mesa ou bancada da cozinha e reabasteça conforme necessário.

A variedade de cristais coloridos é bonita e enriquece a experiência do jantar.

Sobremesas

Pelo sabor diferenciado, o ingrediente pode ser utilizado para compor sobremesas. Uma receita interessante é feita de caramelo e flor de sal, que é feita borrifando o ingrediente sobre o doce. No lugar do caramelo, você pode utilizar também balas, cremes ou outros pratos doces, para contrastar a doçura sobre o sal.

Isabela

Redatora e revisora de textos, formada em Letras pela Universidade de São Paulo. Vegetariana, ecochata na medida, pisciana e louca dos signos. Apaixonada por literatura russa, filmes de terror dos anos 80, política & sociedade. Psicanalista em formação. Meu melhor amigo é um cachorro chamado Tico.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais