01/03 – Dia Nacional do Turismo Ecológico

O Dia Nacional do Turismo Ecológico é comemorado anualmente todo 1º de março. Ele foi criado como uma estratégia para promover ações sustentáveis no turismo, contribuindo para disseminação do ecoturismo e informando o público sobre os impactos ambientais da atividade turística convencional. 

O ecoturismo, ou turismo ecológico, é uma atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural de uma região. Ele promove viagens conscientes, com o propósito de estimular a conservação e preservação de áreas naturais e locais turísticos ao redor do mundo. 

As viagens e o turismo estão intimamente relacionados. De acordo com Julia Simpson, presidente e CEO do World Travel & Tourism Council, mais da metade

da procura por viagens é impulsionada pelo desejo de explorar a natureza. E, além disso, esforços de conservação, áreas protegidas e economias locais são alimentadas pelos rendimentos de viagens e turismo. 

No entanto, assim como toda ação humana, o turismo possui impactos ambientais substanciais, o que reforça a necessidade de dias como o Dia Nacional do Turismo Ecológico

Afrofuturismo: como surgiu, importância e exemplos

Características do turismo ecológico

O ecoturismo se diferencia do turismo convencional a partir de suas seguintes características:

  • O comportamento consciente concentra-se no baixo impacto no meio ambiente.
  • Sensibilidade e cordialidade pelas culturas, valores e biodiversidade locais.
  • Apoiar a sustentação dos esforços para a conservação dos recursos locais.
  • Partilhar e entregar benefícios turísticos às comunidades locais.
  • Participação local como parte interessada do turismo no processo de tomada de decisão.
  • Educar os turistas e os habitantes locais sobre a sensibilidade e o cuidado com o meio ambiente.

Adicionalmente, segundo o Portal de Educação Ambiental do Governo de São Paulo, o turismo ecológico possui sete princípios. São eles: 

  1. Minimizar os impactos negativos de sua realização, tanto para o meio ambiente, quanto para as comunidades tradicionais;
  2. Construir respeito, consciência ambiental e cultural;
  3. Proporcionar experiências positivas, tanto para os visitantes, quanto para os anfitriões;
  4. Proporcionar benefícios financeiros para a conservação;
  5. Proporcionar benefícios financeiros e fortalecer a participação da comunidade local nas tomadas de decisões;
  6. Chamar a atenção e gerar interesse para o clima político, o cenário ambiental e social das regiões anfitriãs;
  7. Garantir e incentivar as leis trabalhistas e os direitos humanos.

Quais são os impactos ambientais do turismo?

Segundo o portal The World Counts, mais de 1,4 bilhão de turistas chegam ao seu destino todos os anos. Isso indica que, a cada segundo, 45 pessoas desembarcam em locais turísticos a fim de explorar regiões novas. 

E, embora isso estimule a economia desses locais, o ato de viajar possui inúmeros impactos ambientais, que são intensificados através da grande demanda turística. 

Esgotamento dos recursos naturais

O desenvolvimento turístico de uma área coloca muita pressão nos recursos naturais locais. Isso é intensificado, principalmente, quando o consumo desses recursos é maior em áreas onde já estão escassos. 

  • Água: a água, especialmente a água doce, é um dos recursos naturais mais escassos no mundo. No turismo, ela é usada em hotéis, piscinas, campos de golfe e uso pessoal de água de turistas. Isto pode resultar em escassez de água e degradação do abastecimento de água, além de gerar um maior volume de águas residuais.
  • Recursos locais: o turismo pode contribuir para um maior consumo de recursos como energia, alimentos e outras matérias-primas que já podem ser escassas para a população local.
  • Degradação do solo: o turismo depende do desenvolvimento de infraestruturas que suportam e incentivam os turistas. Porém, a construção coloca uma grande pressão em recursos como minerais, combustíveis fósseis, solo fértil, florestas, zonas húmidas e vida selvagem.

Poluição

Existem inúmeras formas de poluição resultantes do turismo, como: 

  • Poluição do ar e poluição sonora: apenas a aviação é responsável por cerca de 2,4% de todas as emissões de carbono produzidas pelo ser humano. Porém, a altura de aviões e jatos comerciais possibilita uma aceleração no processo do aquecimento global, o que sustenta a estimativa de que até 2050, a aviação seja responsável por até 22% de todas as emissões de carbono do mundo. Adicionalmente, outros meios de transporte usados no turismo contribuem para o aumento da poluição sonora.
  • Resíduos sólidos e lixo: em áreas com alta concentração de atividades turísticas e atrações naturais a eliminação de resíduos é um problema sério. O descarte inadequado pode ser um grande destruidor do meio ambiente natural, dos rios, áreas cênicas e beiras de estradas.
  • Esgoto: a construção de hotéis, instalações recreativas e outras instalações conduz frequentemente ao aumento da poluição dos esgotos, o que pode contribuir para a contaminação de corpos d’água, além de comprometer a fauna e flora locais.

Importância do Dia Nacional do Turismo Ecológico

Devido aos inúmeros impactos resultantes do turismo convencional, impulsionar o conhecimento público sobre o ecoturismo é essencial. Mesmo com a constante crescente dessa atividade, muitas pessoas não conhecem o turismo de baixo impacto ambiental e requerem uma educação extra sobre os cuidados com o meio ambiente. 

Portanto, promover o Dia Nacional do Turismo Ecológico age como uma forma educacional de conscientizar turistas sobre suas pegadas ambientais em viagens. 

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais