Lollapalooza, assim como os shows da Taylor Swift, pode causar um pequeno terremoto

Os fãs de Taylor Swift têm sido associados a uma série de eventos sísmicos. Com o respaldo da Sociedade Sismológica dos Estados Unidos, um novo estudo foi publicado analisando a intensidade dos tremores gerados pelos concertos da T-Swift. Isso significa que shows semelhantes, como os do festival Lollapalooza, também podem causar eventos similares.

O “Swift Quake” foi o catalisador desse frenesi midiático. Ocorrido durante o concerto ‘Eras’ no Lumen Field de Seattle, em 22 de julho, um recorde de 72.171 Swifties empolgados provocou uma atividade sísmica equivalente a um terremoto de magnitude 2,3, segundo Jackie Caplan-Auerbach, sismóloga e professora de geologia da Western Washington University, em entrevista à CNN na época.

Esse “Swift Quake” imediatamente evocou comparações com o “Beast Quake”, ocorrido em 2011 no mesmo local, quando os fãs do Seattle Seahawks vibraram nas arquibancadas. A competição entre fãs de esportes e música estava acirrada para determinar quem causava o maior tremor.

Ambos os eventos foram registrados pelos mesmos equipamentos sismológicos, permitindo que Caplan-Auerbach comparasse os dois. Surpreendentemente, os Swifties superaram os fãs dos Seahawks, gerando o dobro de tremores no solo.

Duas semanas após o pequeno terremoto, durante a noite de 7 de agosto, de acordo com o jornal New Atlar, centenas de moradores alarmados de Roma, Itália, ligaram para os bombeiros reportando um terremoto. No entanto, não era um terremoto; era um “Scott Quake”.

O renomado rapper, cantor, compositor e produtor musical Travis Scott estava realizando sua turnê ‘Utopia – Circus Maximus’ no atual (e antigo) Circus Maximus, para uma multidão de 60.000 ‘Ragers’, como são conhecidos seus fãs. Quando o convidado especial Kanye West se juntou a Scott no palco, o “Scott Quake” resultante foi registrado com a magnitude equivalente a um terremoto de 1,3, de acordo com cálculos feitos por Giovanni Diaferia, um pesquisador geofísico que analisou a gravação sísmica do show.

Porém, além das preocupações com a segurança, os arqueólogos italianos expressaram indignação com os possíveis danos causados pelos Ragers ao antigo estádio de corrida. Alfonsina Russo, diretora do Parque Arqueológico do Coliseu, pediu o fim dos concertos no local após o “Scott Quake”.

Fonte: New Atlas

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais