16/03 Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

O Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas é comemorado anualmente no dia 16 de março. A data foi instituída em 2011 e decretada pela Lei Nº 12.533 com o propósito de promover atos, eventos, debates e mobilizações relacionados a medidas de proteção dos ecossistemas brasileiros. 

As mudanças climáticas vêm acontecendo desde o século XIX, sendo uma das consequências da Revolução Industrial. Isso apenas reflete o papel das ações humanas na agravação da situação climática mundial. 

Desde que as primeiras pesquisas sobre essas mudanças do clima foram divulgadas, cientistas e outros especialistas alertam a população sobre os perigos das mudanças climáticas. Além do papel do ser humano nessas alterações. 

E, embora parte do mundo esteja comprometido na mitigação dessas alterações, os temas que envolvem a crise climática são comumente ignorados. Portanto, aumentar a conscientização do público sobre as mudanças climáticas, através de um dia a fim de divulgar o conhecimento sobre o assunto, pode ser essencial. 

Mas, afinal, o que são as mudanças climáticas?

O termo “mudanças climáticas” não se refere às mudanças que ocorrem de um dia para outro, mas sim ao longo de vários anos ou décadas. Assim como o aquecimento global, ele é um fenômeno natural que vem sendo agravado devido às ações humanas. 

O clima da Terra vem mudando ao longo da história. Sendo que nos últimos 650 mil anos o planeta passou por sete ciclos de avanço e recuo glacial. A última Era do Gelo, que ocorreu há 7 mil anos, teve um fim abrupto. Ela marcou o início da era moderna do clima e da civilização humana. 

As mudanças climáticas podem ser causadas por fatores naturais, como as alterações na radiação solar ou movimentos da órbita da Terra. Porém, o IPCC afirma que o aumento da temperatura global é causado pela ação humana ao longo dos últimos 250 anos.

Ao longo do século passado, houve a queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo. Essa prática aumentou a concentração de dióxido de carbono (CO2) atmosférico. Isso acontece porque o processo de queima de carvão ou óleo combina carbono com o oxigênio do ar para formar CO2. Em menor escala, o desmatamento para a agricultura, indústria e outras atividades humanas têm aumentado em grande quantidade as concentrações de gases de efeito estufa (GEEs).

Como ajudar?

Para celebrar o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, é necessário colaborar com ações que agem como soluções para a crise climática. 

Grande parte dessas soluções derivam de atividades em escala global, como a redução de emissões de gases do efeito estufa — como previsto pelo 13º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

De fato, a reversão dos impactos humanos no meio ambiente requer, principalmente, o envolvimento de corporações e do governo. No entanto, a criação de indivíduos conscientes também pode ajudar. 

Além de participar do Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas aumentando o seu alcance ao resto da população, crie hábitos sustentáveis em seu dia a dia. Algumas dicas incluem: 

  • Realize a coleta seletiva: a produção de lixo é uma das grandes contribuintes para as emissões de gases do efeito estufa. Reduzindo a quantidade de lixo e contribuindo para a reutilização de materiais, você diminui sua pegada ambiental.
  • Adote uma dieta climática: a dieta climática baseia-se em alimentos com pouca pegada ambiental, cujo cultivo não é responsável pela agravação do estado do planeta. Planos alimentares sem alimentos de origem animal, por exemplo, possuem um menor impacto no meio ambiente.
  • Deixe o carro em casa: opte por usar o transporte coletivo, bicicletas ou ir a pé para viagens com o destino curto. Os carros não apenas contribuem para as emissões de gases com efeito de estufa, mas para a poluição atmosférica.
  • Reduza o uso de energia: essa solução ajuda não apenas o planeta, mas também o seu bolso. Se não estiver usando um cômodo, apague a luz e crie o hábito de tirar eletrônicos da tomada de vez em quando.
Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais