Dia Mundial das Cidades: o que é e sua importância?

O Dia Mundial das Cidades é celebrado todo o dia 31 de outubro. O objetivo da data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), é transformar as cidades em lugares mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. 

A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que ocorreu em 2013, e só veio a ser comemorada pela primeira vez em 2014. Para os envolvidos na organização da data, o Dia Mundial das Cidades deve levantar o debate sobre a necessidade de enfrentar os desafios da urbanização. De forma que o processo seja benéfico para os seres humanos e o meio ambiente.

Desde então, a organização realiza eventos e palestras que promovem o interesse da comunidade internacional na urbanização global para que lideranças de todos os países se reúnam e discutam quais as melhores formas de incentivar o desenvolvimento sustentável do planeta. A data é importante principalmente porque os centros urbanos só crescem e abrigam mais população.

Qual é a importância do Dia Mundial das Cidades?

Segundo o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais, até 2019, 55% da população mundial (cerca de 4,2 bilhões de pessoas) viviam em centros urbanos. As previsões apontam que até 2050 esse número pode dobrar, por isso é essencial garantir que as cidades tenham estrutura para receber toda a população e garantir a redução das desigualdades sociais.

Por serem estruturas em constante mudança e movimento, as cidades podem evoluir  para abarcar todas as pessoas que ali vivem. Sendo assim, é possível corrigir erros do passado e melhorar o desenvolvimento dessas regiões através da criação de uma cidade melhor, uma vida melhor e um futuro urbano melhor. 

Os principais problemas que impedem o desenvolvimento sustentável das cidades são:

Como contribuir com o Dia Mundial das Cidades?

Uma das formas de contribuir para o debate do Dia Mundial das Cidades é cobrando posicionamento político daqueles que ocupam cargos no governo. É importante discutir sobre os planos de melhoria da estrutura urbana de futuros candidatos e aqueles políticos que já foram eleitos, para que haja mudanças eficientes.

Por isso, lembre-se de cobrar ativamente o desenvolvimento urbano sustentável como pauta para campanhas políticas. Vote em pessoas que oferecem perspectivas de um futuro melhor. Além disso, você também pode ajudar no dia a dia:

  • Levando o lixo para a coleta adequada;
  • Oferecendo ajuda em comunidades locais;
  • Educando a população sobre a necessidade de conservação do meio ambiente e seus recursos naturais.
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais