03/03 Dia Mundial da Vida Selvagem

O Dia Mundial da Vida Selvagem é celebrado anualmente no dia 3 de março. A data foi estipulada durante a 68ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que ocorreu em 20 de março de 2013. 

O dia 3 de março possui um significado especial, pois foi nessa mesma data, em 1973, que a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES) foi assinada. O documento tem o objetivo de garantir que o comércio internacional de espécies de animais e plantas selvagens não ameace a sobrevivência das espécies.

Já o Dia Mundial da Vida Selvagem tem o propósito de aumentar a conscientização sobre os benefícios da conservação da fauna e flora mundial. E, além disso, lembrar o ser humano sobre a necessidade de intensificar a luta contra a criminalidade contra a vida selvagem e a redução de espécies induzida pelo homem.

01/03 – Dia Nacional do Turismo Ecológico

ODS 15 e o Dia Mundial da Vida Selvagem

Proteger os ecossistemas terrestres corresponde ao 15° dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse objetivo está diretamente relacionado ao Dia Mundial da Vida Selvagem

A proteção dos ecossistemas terrestres é essencial para garantir a conservação e preservação da fauna e flora contra as ações humanas, que constantemente ameaçam a biodiversidade mundial. 

As ameaças humanas à vida selvagem

Desde 1970 foi possível observar uma queda de 69% no número de aves, anfíbios, mamíferos, peixes e répteis no mundo inteiro. Porém, acredita-se que o impacto humano na biodiversidade mundial tenha início desde a Revolução Industrial. 

Durante o século 20, estudos científicos comprovaram um aumento de 0,6ºC da temperatura global e, além disso, um aquecimento adicional de 0,14ºC desde os anos 2000. Isso comprova que as mudanças climáticas são processos graduais, que são agravados em sincronia com a exploração e destruição do meio ambiente. 

De acordo com o relatório de 2007 do IPCC, esse fenômeno de aquecimento global vem ocorrendo desde 1750, o que coincide com o início da Revolução Industrial.

Ações como a sobrepesca e a caça, a destruição de habitats através da agricultura e da expansão urbana, a utilização de pesticidas e herbicidas e a libertação de outros compostos tóxicos no ambiente contribuem diretamente para o declínio de espécies de plantas e animais. Todas foram intensificadas a partir do desenvolvimento de processos industriais. 

Além disso, dados da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) de 2023 indicam que mais de 44 mil espécies estão ameaçadas de extinção, com o aquecimento global sendo uma das principais ameaças à biodiversidade mundial. 

De fato, acredita-se que as mudanças climáticas podem piorar as condições de cerca de 6.700 espécies ameaçadas de extinção.

Portanto, datas como o Dia Mundial da Vida Selvagem, por exemplo, são importantes para a conscientização pública de como as nossas ações podem impactar a biodiversidade mundial. 

Como celebrar o Dia Mundial da Vida Selvagem?

Quer contribuir para a preservação e conservação da biodiversidade? Veja como você pode celebrar o Dia Mundial da Vida Selvagem:

  • Não compre ingressos para shows com animais selvagens em cativeiro;
  • Faça reservas com empresas que não promovem exposições de animais;
  • Considere métodos de viagem mais éticos, como o ecoturismo
  • Conte aos seus amigos e familiares a realidade por trás das apresentações de animais selvagens.
Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais