Como fazer creme de barbear caseiro

O creme de barbear caseiro pode ser sua solução para uma pele mais hidratada e para uma vida mais sustentável. Os cremes de barbear comercializados são cheios de químicos que — no longo prazo — podem ser prejudiciais para o meio ambiente e também para a sua pele. 

Com poucos ingredientes, é possível confeccionar seu próprio creme de barbear caseiro. Essa receita, além de fazer o creme, pode ser usada para a hidratação geral do corpo.

Como fazer loção pós-barba natural

Ingredientes

Como fazer

Misture a manteiga de karité e o óleo de coco em uma panela em fogo médio até derreter completamente e virar um líquido. Se o óleo de coco estiver mole, adicione-o depois que a manteiga já começar a derreter. Depois que a mistura derreter completamente, retire a panela do fogo. Quando o óleo e a manteiga esfriarem um pouco, adicione os óleos essencial e vegetal, misture tudo, transfira para um recipiente e coloque no freezer até esfriar por 10 a 12 minutos.

O creme precisa ficar firme, mas não duro para que seu uso seja possível. A mistura vai ficar opaca depois de certo tempo. Retire do freezer quando a maioria do creme estiver sólido.

Depois bata na batedeira elétrica por 2 a 3 minutos até ficar mais clara e alcançar uma consistência mais fofa. 

Quando terminar, é só transferir o creme de barbear caseiro para um recipiente com tampa e usar quando preferir.

Quais óleos usar?

Existem diversos tipos de óleos que podem ser usados na receita. Os óleos vegetais, ou nesse caso óleo carregador, ajudam a diluir os óleos essenciais e “carregam” ele para que a pele consiga absorver suas propriedades. 

Aqui estão alguns óleos e suas propriedades.

  • Óleo de jojoba

Indicado para peles oleosas por não obstruir os poros e por potencialmente diminuir a produção de sebo.

Leve e facilmente absorvido pela pele, é um ótimo hidratante e tem um aroma agradável. 

Muito utilizado na hidratação e na limpeza da pele. 

Rico em vitaminas A e E, é benéfico para a hidratação do cabelo e da pele, rugas e para inflamações da pele.

Usado para amaciar e hidratar a pele e para amenizar irritações. 

No geral, o creme de barbear caseiro pode ser uma alternativa mais natural e saudável do que as opções convencionais. Isso porque ele é livre de componentes nocivos em sua fórmula.. Também é possível adaptar a receita com ingredientes que fazem bem ao seu tipo de pele. O creme, além de ser benéfico para a pele, também pode ajudar o meio ambiente — as embalagens dos produtos comercializados usam plástico ou metais que podem ser reciclados, mas a redução do seu uso é essencial.

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais