Concha: o que é e importância para ecossistemas

A concha pode ser entendida como uma carapaça protetora de animais marinhos de corpo mole, como os moluscos. Ela é formada por nácar, uma mistura orgânica de camadas de bifes (uma escleroproteína), seguida de uma capa intermediária de calcite ou aragonite, e por último uma camada de carbonato de cálcio cristalizado. Em geral, a concha confere resistência aos organismos e serve como ponto de inserção de seus músculos.

Estudo revela queda drástica na população de insetos aquáticos na bacia do rio Paraná

Quando esses animais morrem, o corpo se degrada rapidamente, mas as conchas podem continuar intactas por um longo tempo, sendo carregadas de um lado a outro por correntes marinhas, ondas e turbilhões causados por tempestades. Por isso, é comum encontrar essas conchas em muitas praias.

Embora seja comum pensar que as conchas achadas na praia foram produzidas por espécies que vivem hoje no ambiente marinho próximo, nem sempre isso é verdade. Uma parte veio de moluscos que viveram e morreram há muito tempo. Usá-las como indicadores da variedade da fauna de moluscos que vivem em determinada área pode aumentar a estimativa do número de espécies.

Como é feita a concha do mar?

Foto de George Girnas na Unsplash

Os moluscos são um dos tipos de organismos calcificadores, pois produzem estruturas calcificadas, como as conchas. Estas são feitas de um composto chamado carbonato de cálcio. Para formá-las, o corpo do molusco secreta substâncias que contêm esse elemento, que endurecem e formam suas camadas. Conforme o animal cresce, elas também aumentam de tamanho, para acomodar seu corpo.

Elas têm tamanhos, formas, cores e texturas distintos. A aparência delas, por exemplo, pode ajudar esses animais a escapar de predadores. Cores vivas espantam os inimigos, ao passo que texturas e cores parecidas com as do ambiente ao redor servem de camuflagem.

As conchas se organizam de várias formas. Lesmas e tritões possuem uma concha única em forma de cone, sendo chamados de moluscos univalves. Ostras, mariscos, vieiras e mexilhões, por sua vez, apresentam conchas com duas metades unidas por um dos lados. E por isso, recebem o nome de moluscos bivalves.

Qual é a função da concha?

A principal função dessa formação é proteger moluscos contra ataques de predadores. Quando se sentem ameaçados, eles conseguem esconder seu corpo inteiro dentro dela. Além disso, ela permite que o corpo se sustente contra a ação da gravidade. Mas também serve como ponto de inserção dos músculos, previne a dessecação e, em alguns casos, ajuda a capturar alimentos.

Porque não devemos tirar as conchas do mar?

Como ressaltado anteriormente, as conchas que aparecem vazias na praia, já abrigaram e forneceram proteção para diversos moluscos. Mesmo sem seres vivos dentro, elas continuam desenvolvendo papéis importantes para o equilíbrio do ecossistema em que se encontram. Entre eles, pode-se citar:

  • Abriga algas e caranguejos-ermitões.
  • Atua como substrato para plantas marinhas;
  • Promove a estabilidade do ambiente marinho;
  • Serve como material para construção de ninhos de aves;

Ao passo que a concha vai se decompondo, ela contribui para o aumento da quantidade de carbonato de cálcio no ecossistema marinho. Sendo um composto essencial para a formação da estrutura de vários organismos.

Quando animais aquáticos encontram o novo coronavírus

Assim, a remoção de conchas encontradas na praia altera os habitats marinhos. Isso, consequentemente, provoca a diminuição dos organismos e seres que dependem delas, aumenta a erosão e impede a reciclagem de carbonato de cálcio. 

De fato, a retirada de conchas de praias tem causado impacto ambiental em vários países. Um exemplo deles é a Espanha, que teve sua população de peixes reduzida em decorrência desse fenômeno.

De acordo com uma pesquisa realizada na região, a remoção de conchas das praias locais tem a capacidade de danificar os ecossistemas e pôr em perigo os organismos que dependem dessas formações para a sua sobrevivência.

Inicialmente, os responsáveis pela pesquisa não haviam pensado nesses efeitos. A pesquisa era paleontológica, para entender o que acontece com as conchas depois que os organismos que as habitam morrem.

“Só mais tarde o nosso grupo de investigação percebeu que este conjunto de dados quantitativos nos oferecia uma oportunidade única para avaliar as mudanças na abundância de conchas numa praia cada vez mais frequentada por turistas”, diz o líder do estudo Michal Kowalewski, curador do Museu de História Natural da Florida.

Por isso, pratique o turismo com consciência. Não remova as conchas da praia para levar de recordação, tire uma foto da paisagem. Dessa maneira, você irá evitar a ocorrência de diversos impactos que afetam a vida marinha.

No Brasil o Ministério do Meio Ambiente denomina como Lei de Crime Ambiental a retirada e venda de artesanato com conchas da praia. Por isso, evite sair coletando-as para usá-las como produto artesanal. 

Julia Azevedo

Sou graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo e apaixonada por temas relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, energia, empreendedorismo e inovação.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais