Apresenta:

Como fazer compostagem em apartamento?

Realizar a compostagem em apartamento pode parecer uma ideia difícil. De fato, muitas pessoas que vivem em apartamentos não seguem com o plano devido às diversas hipóteses levantadas durante o processo de compostagem, como o possível cheiro do composto, a possibilidade de atração de insetos e a falta de espaço.

No entanto, uma vez que realizada completamente, a compostagem é possível até mesmo nesses espaços menores sem maiores complicações. Além disso, o processo é encorajado por sua capacidade de diminuir o volume de lixo orgânico destinado aos aterros sanitários. 

Uma vez que os alimentos se decompõem, eles liberam metano no ar — um gás do efeito estufa que é 21 vezes mais potente que o dióxido de carbono (CO2). O metano é liberado tanto na produção de comida derivada da agropecuária quanto no seu desperdício. Portanto, a sua redução pode ser essencial para retardar os efeitos do aquecimento global. 

Segundo dados do Project Drawdown, a cada milhão de toneladas métricas de resíduos orgânicos que se decompõem, são liberadas 469 toneladas métricas de gases de efeito estufa equivalentes a dióxido de carbono na forma de metano. A compostagem reduz essas emissões em mais de 50%. 

Compostagem doméstica: como fazer e benefícios

Portanto, fazer a compostagem em casa pode beneficiar o meio ambiente. Confira como fazer compostagem em apartamento

Como fazer compostagem em apartamento

Existem diversas opções de sistemas de composteiras domésticas que são apropriadas para a compostagem em apartamento. A composteira elétrica, por exemplo, é ótima para espaços menores e pode ser encaixada quase em qualquer cantinho. 

Entretanto, não existe um tipo especial de recipiente necessário para a compostagem, mas ele deve ter uma tampa e você precisará de dois recipientes do mesmo tamanho. Escolha os recipientes com base no espaço que tem no apartamento, levando em conta que a composteira deve permanecer em um local sem incidência solar. 

Veja como fazer a sua própria composteira: 

  1. Em uma das caixas, faça uma fileira de furos ao redor da parte superior do recipiente, de cada lado. O tamanho exato do buraco não é importante, mas cada buraco deve ter cerca de 2,5 a 7 centímetros de distância.
  2. Na mesma caixa de plástico em que você acabou de fazer furos para o fluxo de ar, faça furos no fundo do recipiente. O número de furos varia de acordo com o tamanho da caixa, mas procure ter uma distribuição uniforme por toda a caixa.
  3. Coloque a caixa com furos dentro da segunda caixa de plástico. Encha a caixa superior com alguns centímetros de terra e, em seguida, cubra com material seco.
  4. Adicione resíduos orgânicos à lixeira superior da sua composteira. Certifique-se de cobri-los com jornal ou serragem para absorver o excesso de umidade e evitar mofo e odores. Cubra a composteira com a tampa após adicionar o material.
  5. Esvazie periodicamente o segundo compartimento de líquido e limpe-o para ajudar a prevenir o crescimento de mofo ou odores.

Lembre-se: os odores não são comuns na compostagem feita corretamente. Portanto, se notar algum mau cheiro em sua composteira, deve ser um problema de manutenção. 

O espaço ideal para a composteira

Em condições adequadas de umidade, temperatura e aeração, o processo de compostagem ocorre eficazmente. Por isso, a composteira não deve ficar em local onde bata muito sol, uma vez que muitos fungos, bactérias e actinomicatos não sobrevivem à temperaturas acima de 70 ºC

Por outro lado, se a composteira ficar à sombra, o material ficará muito úmido, o que também não é desejado. Neste caso é preciso equilibrar a umidade com o acréscimo de matéria seca, como folhas secas e serragem.

Como evitar moscas e outros insetos na compostagem em apartamento

Precauções e soluções

  • Cubra o alimento que vai ser compostado (você pode, por exemplo, colocar um pano de prato sobre as bananas que irá consumir e cujas cascas, posteriormente, irão para a composteira);
  • Forre bem o conteúdo, dentro da composteira, com material seco;
  • Em último caso, interrompa o abastecimento de resíduos orgânicos no sistema do minhocário;
  • Utilize recursos como armadilhas contra moscas. Um ótimo jeito são as armadilhas ecológicas;
  • Se o sistema estiver infestado, retire as minhocas e coloque todo o conteúdo da caixa em uma sacola e feche-a bem, impedindo a entrada de oxigênio. Após se certificar de que não há moscas nem larvas vivas, use o conteúdo do saco como adubo.
  • Caso perceba que retirar as minhocas é uma tarefa complicada ou verificou que as minhocas morreram, retire todo o conteúdo da composteira (incluindo as minhocas) e realize o processo citado anteriormente. Limpe sua composteira e inicie o processo novamente.

Outras opções de compostagem em apartamento

Quer conferir outra opção de compostagem em apartamento? Experimente o bokashi e outras formas de compostagem doméstica! Confira nas nossas matérias:

Bokashi: o que é, como fazer e benefícios
8 tipos de compostagem doméstica

Vermicompostagem em apartamentos

A vermicompostagem reduz o tempo de decomposição dos alimentos, podendo produzir a compostagem final em menos de um mês, contra três a seis meses em uma caixa de compostagem externa.

Veja como realizar a vermicompostagem em apartamento: 

  1. Compre ou faça um minhocário — embora profissionais indiquem que o melhor tipo de composteira é de madeira, você pode usar caixas ou baldes de plástico para isso. Basta comprar uma caixa de armazenamento com uma tampa bem ajustada e fazer furos nela. Certifique-se de que seja de cor escura porque as minhocas são sensíveis à luz.
  2. Crie uma camada com um material leve, que permita a circulação de ar, como jornal picado, folhas em decomposição ou fibra de coco.
  3. Compre as minhocas — certificando-se de que são da espécie correta. Das 9 mil espécies de minhocas, apenas sete são boas para vermicompostagem. A mais comum é a Eisenia fetida.
  4. Dê aos insetos alguns dias para se adaptarem ao minhocário e, em seguida, adicione restos de alimentos em pequenas doses. Corte-os em pedaços pequenos.
  5. Faça espaço na camada de baixo e siga colocando seus resíduos por cima (não enterre). Em seguida, cubra muito bem com folhas secas, serragem ou outro resíduo seco.
  6. Adicione mais restos de comida apenas depois que as minhocas comerem o último lote. Em teoria, meio quilo de minhocas pode comer meio quilo de restos de comida por dia.
  7. A deposição do lixo orgânico no minhocário deve se dar em pequenas quantidades. A cada novo depósito, a matéria orgânica necessita ser coberta por matéria seca.
  8. O chorume deve ser recolhido periodicamente. E nem ele nem o minhocário devem possuir mau cheiro. Se isso ocorrer é um problema de manutenção.

Confira mais dicas nas nossas matérias: 

Vermicompostagem: o que é e como funciona
Como fazer uma composteira doméstica com minhocas
Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais