Como lavar o cabelo corretamente?

Saber como lavar o cabelo corretamente pode parecer uma ação inconsciente, ou seja, que todos praticam sem erros. Mas na verdade lavar os fios de maneira incorreta é mais comum do que parece. Até porque, as pessoas costumam aprender a lavagem por comerciais de shampoo ou programas de televisão, que nem sempre estão certos.

Existem diversos pontos e etapas importantes na lavagem capilar que devem ser levados em consideração independentemente de gênero. Um dos únicos fatores que muda como lavar o cabelo corretamente é o tipo de fio que cada pessoa tem na cabeça. 

Quantas vezes devo lavar o cabelo?

A distância entre uma lavagem e outra de cabelo depende do formato e oleosidade dele. Logo, se você tem fios mais finos, eles terão dificuldade em absorver os óleos naturais do couro cabeludo. Por isso, a cabeça acumula oleosidade, o que faz com que seja preciso lavar o cabelo mais vezes na semana. 

No entanto, se seu cabelo for grosso, não precisa se preocupar em lavá-lo sempre. Principalmente se ele tiver o formato mais cacheado ou encaracolado, porque esses fios são comumente mais secos, e demoram para apresentar a oleosidade e acúmulo de sujeira. 

Por esse motivo, é recomendado que pessoas com cabelos finos e oleosos lavem seus fios pelo menos três vezes por semana. Enquanto isso, quem tem cabelo mais grosso e seco, deve optar por tirar períodos mais longos sem fazer a lavagem, podendo ser uma vez por semana, ou duas. 

Alguns especialistas não recomendam lavar o cabelo todos os dias. Isso porque limpar demais o couro cabeludo pode ajudar na retirada dos óleos naturais produzidos por ele. Assim, essa região da cabeça vai trabalhar mais ainda para produzir sebo e óleo, o que pode deixar seu cabelo mais seco, ou mais oleoso, do que o normal. 

Qual a temperatura e o horário ideal para lavar o cabelo corretamente?

Muitas pessoas cometem o erro de lavar seus cabelos com água quente, daquela pelando que quase queima a cabeça. Mas na verdade, isso pode fazer com que o cabelo fique seco e sem vida, sem contar que acelera a descoloração de pessoas com cabelo tingido. 

Desta forma, a temperatura da água certa para lavar o couro cabeludo é a água morna, afinal, ela abre as cutículas capilares, o que ajuda a limpar a sujeira acumulada. Outro passo importante é enxaguar o cabelo com água fria. Molhar a cabeça com água gelada assim que estiver acabando o banho ajuda a fechar as cutículas capilares, deixando seus fios brilhosos.

O que é água dura?

Além disso, o horário ideal para lavar o cabelo é qualquer um que você não durma com ele molhado. Algumas consequências do ato é a formação de frizz e de cabelo quebradiço, sem contar com a formação de fungos que pode ocorrer devido ao atrito do travesseiro com os cabelos molhados. Ou seja, se for lavar de noite, certifique-se de secar os fios antes de pegar no sono. 

Como lavar o cabelo corretamente: algumas dicas

  • Use shampoo natural e de preferência sólido, ele contém menos químicos nocivos e pode ser feito em casa, saiba mais em “Receitas de shampoo e condicionador caseiro”;
  • Penteie seu cabelo enquanto o condicionador faz efeito, para evitar que ele seque embaraçado e fique pior de pentear depois;
  • Escolha seus produtos pelos benefícios que eles podem gerar aos seus cabelos e não apenas porque eles cheiram bem;
  • Seque seu cabelo com uma toalha antes de pentear. Não esfregue ela com força em seus fios, apenas esprema o cabelo gentilmente com o tecido e dê tapinhas para tirar o excesso de água.

Como lavar o cabelo corretamente: passo a passo

Molhe todo o cabelo

Não aplique o shampoo até que seu cabelo esteja completamente molhado.Para garantir que o couro cabeludo absorva o shampoo e condicionador corretamente, os fios precisam estar completamente encharcados. Se o seu cabelo for muito denso, talvez isso demore mais de um minuto debaixo d’água, por isso, garanta que ele não tenha nenhum ponto seco.

Aplique o shampoo

Depois de molhar, e escolher o shampoo ideal para seu tipo capilar, aplique-o no couro cabeludo. Para lavar o cabelo corretamente você deve usar a quantidade de produto exata para o tamanho de seus fios. No caso de cabelos curtos, use quantidade de shampoo do tamanho de uma moeda. Para fios que chegam no ombro, use um quarto de sua palma, e comprimentos  maiores que isso, cubra metade de sua mãe. 

Uma forma de evitar o contato direto do shampoo com sua cabeça é adicionando um pouco de água ao produto. Foque em esfregar seu couro cabeludo, em vez de as pontas do cabelo, pois a maior parte da sujeira e o acúmulo de óleo ficam naquela região. 

Esfregue gentilmente

Enfiar suas unhas na cabeça na hora de esfregá-la pode causar sérias irritações e infecções na pele. No lugar de esfregar seu cabelo fincando as unhas, massageie o couro com uma leve pressão das pontas dos dedos, por pelo menos três minutos. Além disso, evite movimentos circulares, mova os dedos gentilmente de cima para baixo, para evitar embaraça-lo e danificar os folículos. 

Lave os cabelos

Lave o cabelo com água por aproximadamente dois minutos. Um grande erro de quem não sabe lavar o cabelo corretamente é deixar resíduos de shampoo, devido ao enxaguamento incorreto. Isso pode gerar acúmulo de químicos no couro cabeludo.

Se você tem cabelo seco naturalmente, opte por usar água gelada na lavagem. Afinal, ela não retira o sebum das camadas de fios, o que os mantém fortes e protegidos. 

Cabelo cacheado lixo zero: é possível?

Aplique condicionador

Não é preciso aplicar condicionador em seu couro cabeludo, na verdade, essa ação pode acabar gerando mais oleosidade. Em vez disso, passe o condicionador da metade dos fios até as pontas. Deixe agir de dois até sete minutos, para que ele amaciar o cabelo e o deixe mais brilhante.

Depois disso, repita o processo de lavagem do cabelo, tendo certeza de que não sobrou nenhum resíduo de condicionador. Assim que sair do banho, lembre-se de secar o cabelo com uma toalha de fibra, para evitar danos capilares.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais