Para que serve a proteína clara de ovo em pó?

A clara de ovo em pó é feita a partir da secagem da clara do ovo, utilizando a albumina pura. A clara de ovo em pó é utilizada para fins culinários e como suplemento de proteína. Ela serve como um substituto para o whey protein

As melhores fontes de proteína vegetal

A clara do ovo é conhecida por ser a parte mais proteica e nutricional do alimento. Isso devido a grande quantidade de albumina, ovoalbumina, presente em sua composição. Este tipo de proteína é essencial para a alimentação humana e é tão benéfica quanto o consumo daquela tirada diretamente da carne animal. 

No entanto, a clara de ovo em pó também tem suas controvérsias por ser, na maioria das vezes, um alimento derivado de crueldade animal. Afinal, os ovos utilizados para a sua produção são feitos em granjas onde ocorrem maus tratos animais, desde convivência com sujeira até a eutanasia de pintinhos machos.

Como é feita a clara de ovo em pó?

Para conseguir transformar a clara de ovo em pó, é preciso desidratá-la. Depois de desidratada, a clara é processada em um bem fino. Então ela é levada para pasteurização, um processo que remove o risco da salmonella. Para transformar novamente a clara de ovo em pó em uma clara pastosa, basta misturar duas colheres de chá de água. 

Para que serve a clara de ovo em pó?

A clara de ovo em pó é utilizada na culinária para a preparação de merengues, confecção de bolos, massas e doces.

Além dessas funções, a clara de ovo em pó  atua como suplemento proteico. Pessoas que trabalham com musculação normalmente aderem a este tipo de alimento para melhorar a sua dieta. O consumo da clara de ovo em pó pode ser feito em shakes e em cápsulas.

Quais as diferenças entre proteína whey e clara de ovo em pó?

Antes de começar a consumir este tipo de proteína, é preciso ficar atento a qualquer tipo de alergia que você possa ter. Algumas pessoas têm alergia à ovoalbumina — não podem consumir a clara de ovo em pó — , enquanto outras têm a lactose do leite, e por isso não podem tomar whey protein

Tanto a proteína whey quanto a clara de ovo em pó tem todos os aminoácidos essenciais para o funcionamento do corpo, incluindo aqueles que o corpo não produz naturalmente. Os aminoácidos são necessários para construção dos blocos de músculo e tecido do corpo humano. 

Quando comparadas, a clara de ovo em pó possui cerca de 24 gramas de proteínas e.nquanto a proteína whey tem aproximadamente 20 a 30 gramas. As duas proteínas contêm 120 a 130 calorias. Porém, a clara de ovo em pó pode ter três vezes mais colesterol que o whey. Existem opções de proteína em pó que não têm colesterol, dependendo da marca, é necessário checar na embalagem.

Benefícios da proteína de clara de ovo em pó

Ajuda na perda de peso

A proteína da clara de ovo em pó ajuda na perda de peso aumentando a massa muscular e acelerando a reparação no pós-treino ou após uma lesão. É uma maneira de se saciar depois de uma refeição. 

Repara e cria músculos

A proteína é usada pelo corpo para o reparo e a formação de músculos. O que faz com que o consumo da clara de ovo em pó seja uma opção para pessoas que estão trabalhando na formação de músculos e na perda de peso na academia. 

Chá verde reduz drasticamente perda de importante proteína em diabéticos

Rica em minerais e vitaminas

A proteína de clara de ovo em pó contém altos níveis de minerais e vitaminas. Sendo elas:

  • 1.3 microgramas de folato;
  • 2.3 miligramas de cálcio;
  • 6.6 microgramas de selênio;
  • 4.9 miligramas de fósforo;
  • 53.8 miligramas de potássio;
  • 3.6 gramas de magnésio.

Como substituir a clara de ovo em pó?

Como mencionado anteriormente, a proteína whey pode ser um substituto para a clara de ovo em pó. No entanto, as duas opções são derivadas de exploração animal, e não são abrangentes ao público vegano e vegetariano. Mas existem opções de  whey vegano que podem ser utilizadas como substituto. 

Este tipo de whey não é nada mais do que proteína vegetal em pó, que pode ser feita com batata, soja, tofu e alguns grãos. Mas é preciso tomar cuidado, pois whey vegano feito a partir de glúten e soja pode causar ser alergia em algumas pessoas.

Uma outra opção que surgiu no mundo da ciência é um substituto da clara de ovo em pó, chamado de proteína feita de fungo, ou micoproteína. Esse substituto é feito a partir de um fungo, onde seu filamento é geneticamente alterado, para que ele possa secretar ovalbumina.

Com esse procedimento científico, é possível produzir a proteína da clara do ovo em pó sem precisar obrigar os animais a passarem por um processo estressante para a sua produção.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais