Chapada dos Veadeiros: onde fica e importância

Compartilhar

A Chapada dos Veadeiros é uma região do Brasil localizada na parte central do país, e faz parte do bioma do Cerrado. A área é conhecida por suas paisagens naturais, que são formadas por morros, cânions, escarpas e cachoeiras, sendo considerada um dos pontos turísticos brasileiros mais importantes. 

Cerrado perdeu vegetação nativa em 11 de 13 estados na última década

Dos 13 estados ocupados pelo Cerrado, 11 tiveram perda de vegetação nativa no período, e quase toda essa área (98,8%) fo…

A região também é abrigo de espécies nativas como a onça-pintada e o tamanduá-bandeira. Além de ser berço de diversos povos originários

O local é de tamanha importância que, já em 1961, por decreto do Presidente Juscelino Kubitschek, foi criado o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

‘Apartheid climático’ pode empurrar mais de 120 milhões de pessoas para a pobreza

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder 1. Deslocamento 2. Superaquecimento 3. Indústria 4. Segurança 5. Veja também: O…

Localizado no Nordeste do Estado de Goiás, entre os Municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança seu acesso é feito por meio da BR-020, saindo de Brasília/DF em direção à Formosa/GO.

Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso de Goiás – GO, Brasil Imagem de J. Balla Photography, está disponível no Unsplash

A Chapada dos Veadeiros também foi reconhecida como uma importante área de conservação, tendo sido declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

UNESCO e parceiros lançam plataforma sobre reservas da biosfera brasileira

A criação do site é também um marco na celebração dos 50 anos do Programa O Homem e a Biosfera, da UNESCO.

Qual é a importância da Chapada dos Veadeiros?

A Chapada dos Veadeiros é rica em flora e fauna, incluindo espécies endêmicas, além de ser o lar de povos nativos. 

A região é popular por seu ecoturismo, que apresenta atividades como caminhadas, visitas a quedas d’água, vivências indígenas e observação de aves. Sua paisagem deslumbrante e a cultura fascinante fazem dela um destino ideal para os amantes da natureza.

A importância de manter vivas as culturas dos povos originários

Essa é uma questão de toda a sociedade e precisa ser pensada também pelos não-indígenas

A área é rica em sítios arqueológicos e históricos que mostram a presença de grupos humanos desde os tempos antigos.

O Parque da Chapada dos Veadeiros abriga um grande número de espécies de plantas e animais, algumas das quais são exclusivas da região e ameaçadas de extinção.

Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso de Goiás – GO, Brasil Imagem de Caio Arbulu está disponível no Unsplash

 O clima mais seco da Chapada dos Veadeiros contribuiu para a preservação e conservação de uma grande variedade de cactos, e a paisagem é pontilhada de cachoeiras e rochas quartzíticas deslumbrantes. 

70 anos depois, o cerrado mineiro que inspirou Guimarães Rosa já não é um “oásis”

Na comunidade das Pedras, em Três Marias (MG), a escola municipal Olavo Bilac funciona como fronteira de resistência de…

Há também uma grande variedade de sítios arqueológicos, incluindo os das etnias Xacriabá e Xerente.

A Chapada dos Veadeiros é um lugar de extraordinária beleza e com uma rica biodiversidade, possuindo uma paisagem impressionante, com seus grandes platôs, rios de águas cristalinas e cachoeiras.

Quais são as espécies animais e vegetais da Chapada dos Veadeiros? 

A Chapada dos Veadeiros é o lar de uma enorme variedade de espécies vegetais, incluindo cactos, bromélias, orquídeas, palmeiras e muitas outras plantas endêmicas. 

A região também é conhecida por sua imensa variedade de aves e outros animais, incluindo tucanos, papagaios, tatus, raposas, jaguatiricas, macacos, quatis, répteis, anfíbios, tamanduás e onças-pintadas, sendo um dos destinos ecológicos mais populares do Brasil.

Comércio ilegal de papagaios abastece mercado de animais de estimação

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder 1. Principal destino dos filhotes traficados é a Região Metropolitana de São Pa…

Quais povos tradicionais habitam na Chapada dos Veadeiros?

A Chapada dos Veadeiros também abriga uma grande variedade de culturas e tradições.

Desde os assentamentos indígenas que foram os primeiros habitantes, passando pelos Kayapó e Tapuia que chegaram mais tarde, até a população afro-brasileira que cresceu ao longo dos séculos, esta região é uma parte importante da herança e cultura brasileira.

Povos Kayapó sofrem com impacto da alta demanda chinesa por manganês

Povos Kayapó que habitam terras indígenas no sudeste do Pará estão sofrendo o impacto da alta demanda da China por manga…

Sua beleza natural e significado histórico a tornam um ótimo lugar para visitar e aprender sobre a história e a cultura da região.

Chapada Diamantina conserva uma riqueza cultural de importância mundial, tornando-a um lugar obrigatório para qualquer pessoa interessada em aprender sobre a cultura e o patrimônio do Brasil.

O que eu preciso saber antes de ir para a Chapada dos Veadeiros?

Antes de tudo, lembre-se: a Chapada dos Veadeiros é uma região de importância mundial. Então respeite as regras e cultura locais, evite degradar as espécies naturais e jamais deixe seus resíduos para trás. 

Se você for à Chapada dos Veadeiros, prefira ir durante a estação seca. Nessa época do ano, as temperaturas são mais amenas e os céus menos nublados, o que possibilita uma melhor visualização das paisagens.

Além disso, as cachoeiras ficam com menor volume de água em comparação ao volume das estações chuvosas do verão, o que as torna mais seguras e menos propensas ao aparecimento de cabeças d’água. 

Qual é a melhor época para ir para a Chapada dos Veadeiros?  

A melhor época para ir à Chapada dos Veadeiros é durante o período de abril a julho, quando chove menos na região e as temperaturas são mais toleráveis. 

Entretanto, devido a sua altitude, as temperaturas podem cair significativamente à noite, portanto, não deixe de levar um casaco. Da mesma forma, não deixe de se proteger dos raios solares com um chapéu e roupas de algodão. 

A temperatura média mais baixa costuma ocorrer no mês de junho, chegando até 17,2 C.  As chuvas ocorrem com maior frequência nos meses de novembro a janeiro. 

Como funciona o turismo na Chapada dos Veadeiros?

Os visitantes podem desfrutar de uma variedade de atividades incluindo caminhadas, trilhas, banhos de cachoeira, observação de aves, escalada em rocha, kitesurf e ciclismo de montanha. Com uma grande variedade de atrações e atividades, há algo para todos na Chapada dos Veadeiros.

O que fazer em 4 dias na Chapada dos Veadeiros? 

Se você está de passagem rápida pela Chapada dos Veadeiros, considere a seguinte sugestão de plano de viagem:

No primeiro dia, descubra as principais atrações da região, como a Serra de São Jerônimo, o Poço Encantado e o Poço Azul. No segundo dia, faça uma vivência indígena (se disponível e a convite dos povos locais) para valorizar a cultura local. 

No terceiro dia, visite alguns dos sítios históricos da Chapada dos Veadeiros, como o sítio arqueológico da Pedra Furada. No último dia, faça uma caminhada no Parque Nacional, desfrutando da vegetação diversificada e exuberante da região. Não há dúvida que a Chapada dos Veadeiros é um paraíso e o destino perfeito para todos os tipos de viajantes.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais