Foto de Dyah Miller na Unsplash
Usar chá de camomila no cabelo é uma prática comum para muitos, principalmente para clarear os fios. No entanto, essa não é a única função da erva para o cabelo — de fato, ela pode proporcionar alívio de queimaduras e contém propriedades benéficas para todo o couro cabeludo.
A camomila (Matricaria chamomilla) é uma erva pertencente à família Asteraceae, junto com milhares de outras ervas. Mas, para além da ciência, ela é indicada há séculos como um remédio natural para várias condições de saúde, como excesso de gases, náuseas e dor de estômago. Para fazer o seu chá, as flores da camomila são desidratadas e depois infundidas em água quente.
A planta também oferece benefícios à pele, que se estendem para o couro cabeludo — é fácil esquecê-lo quando falamos em ‘cuidados com a pele’, porém, ele possui uma função importante e, cuidar dele resulta em cabelos mais saudáveis.
Além disso, não é apenas o chá de camomila que possui esses efeitos. De fato, o extrato da planta também é benéfico e contém os mesmos benefícios do que a bebida.
As flores secas de camomila, quando usadas na infusão para fazer o chá, podem ser usados para diversas finalidades no cabelo, incluindo:
A camomila pode ajudar a aliviar queimaduras, irritações, eliminar radicais livres e até mesmo reduzir ou prevenir o surgimento de espinhas na linha do cabelo. Ela também reduz a vermelhidão visível, como a causada por acne ou queimaduras solares.
De modo preventivo, ela ajuda a controlar a perda de cabelo, enquanto seus efeitos anti-inflamatórios promovem o crescimento saudável dos fios. A concentração de antioxidantes, vitamina C e vitamina E desta flor pode ser útil para reduzir o frizz, a fragilidade e até mesmo danos pré-existentes.
Além disso, o chá de camomila é um clareador natural do cabelo.
É importante notar, entretanto, que em nenhum caso é recomendado substituir produtos capilares específicos que cuidam dos fios por remédios caseiros, como o uso tópico de chá de camomila. O uso da planta deve ser feito somente como um adicional na rotina capilar normal.
Para obter os benefícios do chá de camomila no cabelo, é necessário aplicá-lo em diferentes tipos de produto. Confira alguns métodos:
Limão, bicarbonato de sódio e vinagre de maçã têm propriedades clareadoras, mas tendem a agir de forma gradual, ao longo de meses, dependendo da mesma aplicação várias vezes. Ou então, precisam de sol.
Por outro lado, com chá de camomila com canela, o resultado é garantido em poucas horas. Confira uma receita caseira de clareador a base de camomila:
Abra os 10 sachês de chá e despeje o conteúdo em uma vasilha. Adicione o resto dos ingredientes, com cuidado para não colocar muita água. O ideal é deixar a mistura na consistência pastosa.
Aplique a pasta em toda extensão do cabelo, coloque uma touca de banho e deixe agir por pelo menos quatro horas, ou até o cabelo atingir o tom desejado. Depois, lave os cabelos normalmente.
O shampoo de chá de camomila é indicado para todos os tipos de cabelo. Confira:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais