Confira como preparar um banho relaxante

Nada melhor que tomar um banho relaxante antes de dormir para se recuperar da agitação do dia a dia. Se você tem banheira em casa e uma rotina corrida, experimente reservar um tempo para cuidar do corpo e da mente com um bom banho! A combinação de água morna, sais de banho e óleos aromáticos é ideal para se desligar dos problemas cotidianos e criar um ambiente agradável para desfrutar de uma boa noite de sono.

O banho relaxante é um método fácil e prático para reduzir o estresse, a ansiedade, se livrar de dores de cabeça e promover o bem-estar geral. A água quente ajuda a relaxar os nervos tensos e renova as energias. Se você sofre de insônia, o resultado pode ser ainda melhor. De acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, tomar um banho quente antes de dormir melhora significativamente a qualidade do sono.

Dicas para um banho relaxante e renovador

Crie uma atmosfera de spa em casa

Procure uma área de banho livre de desordem. Em seguida, acenda velas perfumadas e diminua as luzes, se for possível. Coloque uma toalha de mão enrolada ou almofada de banho na cabeceira da banheira para apoiar a cabeça e o pescoço quando entrar. Escolha uma playlist com músicas bem relaxantes, como música clássica.

Tome um banho tradicional antes do relaxante

Provavelmente você achará seu banho relaxante mais agradável se estiver totalmente limpo ao entrar na água, sem a obrigação de lavar os cabelos e se higienizar como de costume.

Prepare o pós-banho

Preparar-se para o banho perfeito significa ter tudo pronto para a hora de sair. Tenha um roupão de banho e toalhas à disposição e certifique-se de que não haja luzes fortes ou trabalho extra esperando por você na saída do banheiro.

Escolha a temperatura ideal

A temperatura correta varia de pessoa para pessoa. Não adianta deixar a água muito quente, por exemplo, se você se incomoda com o calor. Mas, se o objetivo é relaxar, evite a água muito fria e nem pense em entrar numa banheira gelada nesses momentos: as baixas temperaturas são “despertadores” naturais, e provavelmente será muito mais difícil para você pegar no sono depois de passar um tempo na água fria.

Encha a banheira antes de entrar

Encha a banheira o máximo que puder, sabendo aproximadamente quanto falta para garantir que, quando você entrar, a água não transborde. Quanto mais profundo o banho, melhor. Você deseja entrar em uma banheira totalmente aberta, não sentar enquanto ela está enchendo.

Evite passar muito tempo no banho

O período ideal para relaxar os músculos e a mente é de 15 a 30 minutos. Não há nada que o impeça de ficar por mais tempo, mas tenha em mente que isso pode ressecar sua pele.

Para uma pele perfeitamente limpa e uma limpeza eficaz, recomendamos não limpar o rosto no banho, especialmente se você adicionou óleos essenciais ou sais de Epsom. Apenas deite e relaxe. Também não há necessidade real de respingar água fria em seu rosto após um banho quente, mas você pode querer fazer isso para se sentir totalmente rejuvenescido. Também ajudará a fechar os poros.

Aproveite para fazer uma automassagem

Enquanto aprecia seu banho relaxante, você pode massagear as regiões do seu corpo mais afetadas pelo estresse do dia a dia: rosto, pescoço e pernas, por exemplo. Faça movimentos circulares, utilizando o óleo de sua preferência.

O que usar no banho relaxante

Imagem de Huy Nguyen no Unsplash

Espuma

Enquanto você enche a banheira, adicione seu sabonete líquido preferido, mas dê preferência a produtos que contenham ingredientes relaxantes, como a lavanda. Se preferir, você pode fazer sua própria espuma misturando sabonete de castela líquido, glicerina vegetal, um pouco de açúcar branco e algumas gotas do seu óleo essencial favorito.

Óleos essenciais

Pingar algumas gotinhas de óleo essencial na água pode deixar o seu banho relaxante para dormir ainda melhor. Escolha com sabedoria para garantir que não irrite a sua pele. Evite produtos como hortelã-pimenta, canela, árvore do chá ou tomilho e, em vez disso, opte por opções calmantes de camomila, lavanda ou rosa, bergamota, laranja, manjericão, camomila e cedro, que ajudam a relaxar.

Sais de banho

O sal de Epsom é o mais indicado como sal de banho, mas você pode utilizar sal grosso ou sal marinho também. Misture com o óleo de sua preferência e, se quiser, adicione alguma erva com propriedades relaxantes. Você também pode usar somente o sal durante o banho, polvilhando duas xícaras cheias na banheira.

Ervas para um banho relaxante

Algumas ervas secas podem auxiliar na sensação de relaxamento. Plantas que você usaria em chás calmantes, por exemplo, podem ser adicionados à água do banho. Se não tiver uma banheira, faça um sachê e pendure no chuveiro com as ervas de sua preferência. Entre as ervas recomendadas estão a camomila, lavanda (ou alfazema), sálvia, alecrim e tomilho.

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais